logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Emprego Temporário: IBGE abre seleção pública de quase 207 mil trabalhadores para o Censo 2022
Emprego Temporário IBGE abre seleção pública de quase 207 mil trabalhadores para o Censo 2022
15/12/2021
Economia: Ceará fecha terceiro trimestre com avanço de 4,78% no PIB
Economia Ceará fecha terceiro trimestre com avanço de 4,78% no PIB
15/12/2021
Exibir tudo

Pesquisa Nasa entra na coroa solar pela primeira vez Experiência contribui para novas descobertas da ciência

Pesquisa: Nasa entra na coroa solar pela primeira vez

A sonda Parker voou pela primeira vez pela coroa solar em 28 de abril de 2021, durante a oitava aproximação feita ao sol. Demorou meses para confirmar as informações | Foto: NASA

A sonda espacial Parker Solar Probe, da Nasa, a agência espacial norte-americana, voou na atmosfera superior do Sol e captou amostras de partículas e campos magnéticos. Ao tocar a matéria de que o Sol é feito, Parker contribui para novas descobertas da ciência solar.

“A sonda solar Parker tocando o Sol é um momento monumental para a ciência solar e um feito verdadeiramente notável”, afirmou Thomas Zurbuchen, administrador associado do Diretório de Missões Científicas na sede da Nasa, em Washington.

“Esse marco, não só nos fornece percepções mais aprofundadas sobre a evolução do Sol e seus impactos no sistema solar, como também tudo o que aprendemos sobre a nossa própria estrela – ensina-nos mais sobre outras estrelas no resto do universo”, acrescentou.

Foi durante a oitava aproximação da sonda, em 28 de abril, que Parker voou pela primeira vez pela coroa solar. Essa camada apresenta campos magnéticos muito fortes que dominam o movimento das partículas elétricas. De acordo com os cientistas, demorou alguns meses para se obter os dados registrados pela sonda e mais alguns meses para confirmá-los.

>>>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ<<<<<

Mais perto do que nunca

Quanto mais perto a sonda solar viajar pela atmosfera da estrela, mais a ciência espacial fará descobertas sobre as explosões solares.

Uma das investigações passa por analisar o vento solar. Esse fluxo de partículas do Sol pode influenciar a Terra e em 2019, a sonda Parker já tinha registrado que estruturas magnéticas em zigue-zague no vento solar eram abundantes perto do Sol.

Continua, porém, desconhecido como e onde esses fluxos magnéticos se formam.

Como o Sol carece de uma superfície sólida, ao contrário da Terra, só mergulhando na área magneticamente intensa é que se pode encontrar respostas

A estrela tem uma atmosfera superaquecida, feita de material solar que se liga entre si pela gravidade e forças magnéticas.

Ao reduzir à metade a distância ao Sol, pela primeira vez na história do estudo solar, a circulação da sonda Parker permitiu estar perto o suficiente para identificar onde se originam os ventos: a superfície solar.

“Voando tão perto do Sol, a sonda solar Parker agora detecta detalhes na camada magnética da atmosfera solar – a coroa – que nunca podíamos antes” disse Nour Raouafi, cientista do projeto Parker no Laboratório de Física Aplicada Johns Hopkins em Laurel, Maryland.

“Por estarmos na coroa, conseguimos obter evidências em dados de campo magnético, dados do vento solar e visualmente em imagens. Na verdade, podemos ver a nave espacial a voar por meio de estruturas da coroa que podem ser observadas durante um eclipse solar total” explicou Raouafi.

A sonda estava a cerca de 13 quilômetros acima da superfície do Sol quando cruzou pela primeira vez o ponto conhecido por superfície crítica de Alfvén, que corresponde à transição entre a atmosfera solar e o vento solar. Nessa área, a nave atravessou para dentro e para fora da coroa pelo menos três vezes.

Leia também | Porto de Fortaleza tem novo PDZ aprovado

Serpertinas

Durante a passagem pela coroa, a nave circulou por estruturas chamadas serpentinas da coroa. Essas estruturas podem ser vistas como correntes brilhantes.

Essa perspectiva só foi possível porque a nave voou acima e abaixo das serpentinas, dentro da coroa. Até agora, as serpentinas só tinham sido vistas de longe. Normalmente, essas linhas ondulantes de luz são visíveis da Terra durante eclipses solares totais.

O tamanho da coroa também depende da atividade solar. À medida que o ciclo de atividade do Sol de 11 anos – o ciclo solar – aumenta, a borda externa da coroa expande-se, dando à Parker Solar Probe maior possibilidade de permanecer dentro da corona por longos períodos de tempo, sustentaram os cientistas.

“É uma região realmente importante para entrar, porque achamos que todos os tipos de física podem ser lá ativados”, disse Justin Kasper , investigador e professor da Universidade de Michigan. “É muito empolgante que já tenhamos alcançado. E agora, que estamos entrando nessa região, com sorte começaremos a ver alguns desses fenômeno físicos”.

Obter pistas sobre os zigue-zagues luminosos e outros mistérios solares permitirão aos cientistas “o vislumbre de uma região que é crítica para superaquecer a coroa e empurrar o vento solar a velocidades supersônicas”. Essas medições da coroa serão importantes “para a compreensão e previsão de eventos climáticos espaciais extremos que podem interromper as telecomunicações e danificar satélites ao redor da Terra” argumenta a comunidade científica.

Esta primeira passagem pela coroa solar, que durou apenas algumas horas, é uma das muitas missões planeadas para a sonda Parker, que já investiga a estrela desde 2018.

Em janeiro de 2022, os cientistas esperam ver a sonda viajar cada vez mais perto do Sol.

Por Carla Quirino – Repórter da RTP – Washington

Leia também | Por problemas cardíacos, Agüero se aposenta do futebol

Despedida Por problemas cardíacos, Agüero se aposenta do futebol
Compartilhar

Artigos Relacionados

Polícia recupera oito obras de Matisse em SP

Oito obras do pintor francês Henri Matisse foram recuperadas pela Polícia Civil de São Paulo após terem sido roubadas de uma exposição na Biblioteca Mário de Andrade. | Foto: Divulgação/Prefeitura de São Paulo

14/08/2026

Cultura: Polícia recupera oito obras de Matisse em SP Quadros furtados da Biblioteca Mário de Andrade em 2025 foram encontrados em apartamento de São Bernardo do Campo; um homem foi preso


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Parceiro externo:
Apostas Copa do Mundo

Mais energia para o Brasil

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/05/WhatsApp-Video-2026-05-15-at-16.56.42-1.mp4
✕

Redes Sociais

Categorias

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Saúde Pública Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 13/08/2026

    Infarto e AVC crescem entre adultos jovens no Brasil - Portuguese.HCNTimes.com Comentado em Saúde: Infarto e AVC crescem entre adultos jovens no Brasil

  • 13/08/2026

    Fortaleza terá Fenacce 2026 e Copa Brasil de Vela de Praia em agenda de eventos – Agora em Fortaleza Comentado em Fenacce: Ceará lança edição 2026 em Fortaleza

  • 12/08/2026

    Política: Alece aprova projetos do MPCE e do Executivo – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Política: Alece aprova projetos do MPCE e do Executivo

  • 11/08/2026

    Segurança: Operação mira grupo suspeito de interferir em eleições – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Segurança: Operação mira grupo suspeito de interferir em eleições

  • 07/08/2026

    Pais inspiram hábitos saudáveis desde a infância - Portuguese.HCNTimes.com Comentado em Saúde: Pais inspiram hábitos saudáveis para os filhos

  • 07/08/2026

    Justiça: PF indicia 16 por tragédia com avião da Voepass – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Justiça: PF indicia 16 por tragédia com avião da Voepass

Últimas Notícias

  • Polícia recupera oito obras de Matisse em SP0
    Cultura: Polícia recupera oito obras de Matisse em SP Quadros furtados da Biblioteca Mário de Andrade em 2025 foram encontrados em apartamento de São Bernardo do Campo; um homem foi preso
    14/08/2026
  • RioMar promove campanha contra violência às mulheres0
    Segurança: RioMar promove campanha contra violência às mulheres Ação “Fala, Mulher” ocorre até 31 de agosto em Fortaleza e aborda diferentes formas de violência de gênero
    14/08/2026
  • TSE suspende novas filiações após fraude em sistema0
    Política: TSE suspende novas filiações após fraude em sistema Tribunal interrompe temporariamente registros no Filia após inclusão indevida de Flávio Bolsonaro no partido Missão
    14/08/2026
  • ACL celebra 132 anos com homenagem a Fortaleza0
    Cultura: ACL celebra 132 anos com homenagem a Fortaleza Projeto reúne exposição, palestras, prêmio literário e livro comemorativo para marcar os 300 anos da Capital cearense
    14/08/2026
  • Ministério visita carretas de atendimento no Ceará0
    Saúde: Ministério da Saúde visita carretas de atendimento no Ceará Representantes do Ministério da Saúde e da Secretaria da Saúde do Ceará acompanham serviços de exames de imagem e oftalmologia em Jaguaruana e Limoeiro do Norte
    14/08/2026
  • Shopping Aldeota celebra Dia dos Pais com experiências0
    Eventos: Shopping Aldeota celebra Dia dos Pais com experiências Evento reuniu clientes e convidados em uma noite com vinhos, gastronomia, música e arte, promovendo momentos de conexão e confraternização
    13/08/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas