Os policiais do Batalhão de Polícia do Meio Ambiente foi acionados após uma denúncia anônima | Foto: divulgação/BPMA
O Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) apreendeu, na manhã desse domingo (20/03), 172 pássaros da fauna silvestre brasileira e um macaco sagui na feira da Parangaba, em Fortaleza.
A ação ocorreu após os policiais militares receberem uma denúncia de que um homem estava comercializando ilegalmente os animais silvestres. Rapidamente, equipes do BPMA foram até o local e detiveram o suspeito com os pássaros e o macaco. Um outro homem tentou fugir, mas acabou sendo detido pelos policiais. Ele carregava seis aves periquitos do sertão dentro de uma mochila.
>>>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<<<
Entre os animais apreendidos estão aves das espécies corrupião, galo de campina, coruja, golinha, bigodeiro, papa capim, canário da terra, azulão, periquito do sertão, periquito verde, jandaia verdadeira, papagaio verdadeiro e periquito tuim, além do macaco sagui.
Os suspeitos foram conduzidos até a delegacia do 30º Distrito Policial (30º DP). Na unidade, foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). As aves apreendidas foram encaminhadas ao laboratório da Universidade Estadual do Ceará (Uece). O macaco sagui foi levado à clínica Bicho do Mato, em Fortaleza.
A PMCE ressalta que matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécies da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a autorização obtida, é crime ambiental. A população pode realizar denúncias por meio do telefone 190 da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).
Leia também | Agregação reprodutiva de meros é encontrada em São Francisco do Sul