logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Saúde: Diabetes tem crescimento alarmante e 537 milhões de adultos vivem com a doença no Brasil
Saúde Diabetes tem crescimento alarmante e 537 milhões de adultos vivem com a doença no Brasil
14/11/2021
Negócios: Empresas criativas do Brasil promovem intercâmbio com a Ibero-América
Negócios Empresas criativas do Brasil promovem intercâmbio com a Ibero-América
15/11/2021
Exibir tudo

Meio Ambiente Fortaleza adere ao Programa da Rede de Cidades C40 para tornar ações climáticas mais inclusivas O C40 reúne 97 grandes cidades do mundo e busca promover a economia respeitando o meio ambiente e o bem-estar da sociedade

Meio Ambiente: Fortaleza adere ao Programa da Rede de Cidades C40 para tornar ações climáticas mais inclusivas

Fortaleza é uma das primeiras cidades brasileiras a firmar o compromisso com o Programa da Rede de Cidades C40 para tornar ações climáticas mais inclusivas | Foto: Thiago Gaspar/PMF

A Cidade de Fortaleza aderiu ao Fórum de Ação Climática Inclusiva (ICA – Inclusive Climate Actions) e ao Compromisso de Equidade da Rede de Cidades C40. O Fórum propõe alinhar Ações Climáticas Inclusivas ao Novo Acordo Verde Global, com o objetivo de apoiar e conectar cidades com a mesma ambição: impulsionar a implementação de novos negócios verdes e inclusivos, além de estimular uma retomada econômica justa e sustentável.

A C40 reúne 97 grandes cidades do mundo que estão comprometidas com a luta contra as mudanças climáticas. Esta rede global de prefeitos busca promover a economia respeitando o meio ambiente e o bem-estar da sociedade. Fortaleza é uma das primeiras cidades brasileiras a firmar o compromisso.

“São cidades que se destacam por se comprometerem a desenvolver políticas públicas que vão no sentido de redução da emissão de gases que causam o efeito estufa, que prejudica de forma muito impactante o nosso meio ambiente. Temos um planejamento dentro do Fortaleza 2040 com metas e eixos de sustentabilidade ambiental, essa é uma agenda imperativa para todo o bom senso que ainda há na humanidade”, reforçou o prefeito de Fortaleza, José Sarto.

A representante do C40, Bianca Macêdo, salientou que a parceria prevê troca de conhecimentos entre as cidades, para que a atuação pela melhoria do meio ambiente leve em conta a equidade, com a inclusão de pessoas mais vulneráveis.

“O C40 acredita que a justiça ambiental, social e climática só vai ser possível se for pensada de forma conjunta, e Fortaleza está dando um passo muito importante para isso”, frisou.

A articulação e o engajamento de todas as secretarias, órgãos, fundações e autarquias da administração municipal caberá ao Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor). O vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista, e superintendente do órgão, falou sobre a importância desse pacto.

“Esse compromisso é fundamental para o desenvolvimento da cidade, a gente vai fortalecer essa rede com outras cidades do mundo, cooperando e trabalhando junto para que as inovações da economia verde e inovações relacionadas com o uso da tecnologia possam significar mais inclusão e equidade. Isso é muito importante para Fortaleza, dada sua desigualdade, e o Iplanfor tem como missão integrar as ações das diversas secretarias”, ressaltou Batista.

Uma das pastas fundamentais para esse processo é a Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), já responsável pelo Plano Local de Ação Climática (Plac), que promove um conjunto de ações para o combate às práticas nocivas à vida nas cidades.

“O que a Seuma mais deseja é que haja uma grande harmonia entre o meio ambiente natural e o meio ambiente construído da cidade. Hoje em dia, a pauta climática está muito focada nas cidades, com essas ações locais a gente pode contribuir para uma melhoria global”, ressaltou a titular da Seuma, Luciana Lobo, que também participou da assinatura do documento de adesão ao Programa.

Fórum do ICA

O Fórum de Ação Climática Inclusiva C40 (ICA) objetiva promover uma forte liderança climática nos governos locais, de modo que ambos os programas apoiam as cidades com recursos e ferramentas que podem orientar os governos locais na identificação, compreensão, análise e medição dos impactos ocasionado pelo aumento dos Gases de Efeito Estufa, além de apoiar na adoção de medidas mais inclusivas e equitativas na execução de suas estratégias climáticas e ajudar numa retomada econômica justa e sustentável. As entregas dos resultados das ações equitativas serão apresentadas e vinculadas ao cumprimento do Compromisso.

A parceria conecta prefeitos e profissionais para a realização de uma ação climática coletiva, ou seja, envolvendo outros níveis de governança, setor privado e sociedade civil. Trata-se de colaborar de maneira eficiente, compartilhar conhecimentos e impulsionar ações significativas e mensuráveis para mitigar os efeitos das mudanças climáticas.

Além de combater as mudanças climáticas e promover a diminuição das emissões de carbono, a Rede C40 visa melhorar a saúde e o bem-estar dos cidadãos e oferecer oportunidades econômicas.

Leia também | Complexo Ambiental em Barbalha fomenta turismo e educação ambiental no Cariri

Compromisso de equidade – C40

O Compromisso de Equidade da Rede de Cidades C40, que Fortaleza se compromete a assumir, é uma oportunidade para os prefeitos, pois poderão assumir que uma ação climática ousada não está desvinculada de outras prioridades-chave da cidade e que, se feita de forma inclusiva, pode ter uma série de impactos positivos para os cidadãos.

As Cidades C40, que assinaram o compromisso, são incentivadas a relatar seus avanços sobre equidade e inclusão, o que poderá ser feito por meio de relatórios de ação de declaração e relatórios de padrão de liderança anuais.

O C40 desenvolveu ferramentas, indicadores etc. para apoiar as cidades a avaliar o seu nível de inclusão nas estratégias climáticas e seus benefícios. A partir da adesão, estes recursos estão disponíveis para apoiar as cidades interessadas e comprometidas em desenvolver políticas climáticas equitativas e inclusivas.

No dia 9 de agosto deste ano, a ONU emitiu um relatório com um alerta vermelho sobre o clima, no mundo. Segundo o documento, até o fim do século 21 a temperatura global deve subir entre 1,5 e 2 graus Célsius. O estudo destaca a influência humana no aquecimento do planeta num ritmo sem precedentes pelo menos nos últimos 2.000 anos. Assista ao vídeo abaixo:

Relatório da ONU acende alerta vermelho sobre os perigos do aquecimento global | Imagens: ONU News

Mudanças climáticas

Em julho de 2021, Fortaleza aderiu à campanha Race To Zero, agenda global promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU). A campanha internacional tem a ambição de zerar as emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2050, assim, a Prefeitura se comprometeu em desenvolver ações para contribuir com essa redução.

Algumas ações de enfrentamento às mudanças climáticas já estão em desenvolvimento, como é o caso da própria adesão aos programas do C40. Também está promovendo a capacitação os servidores públicos municipais na temática de Mudanças Climática, por meio da Escola de Governo do Imparh, assim como ações no setor de transporte e mobilidade; parcerias público-privada (PPP) no setor de energia; ações na Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos, além de inovações como microparques, re-ciclo etc, realizadas pela Citiniva; além de ações no desenvolvimento urbano sustentável, desenvolvidas pela Seuma.

Leia também | Diabetes tem crescimento alarmante e 537 milhões de adultos vivem com a doença no Brasil

Compartilhar

Artigos Relacionados

Pesquisa: Facções criminosas avançam no interior e elevam índices de violência, aponta Atlas da Violência 2025

Expansão das facções provoca aumento da criminalidade fora das capitais | Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

08/11/2025

Pesquisa: Facções criminosas avançam no interior e elevam índices de violência, aponta Atlas da Violência 2025 Relatório do Ipea e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostra interiorização do crime e alerta para infiltração de facções em atividades lícitas e na gestão pública


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Siga o Portal Terra da Luz

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2022/04/@portalterradaluz-portalterradaluz.com_.br_.mp4

Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Destinos Turísticos
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Banco Central Brasil Camilo Santana Ceará Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Economia Educação Esporte Estados Unidos evento Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Inscrições Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Ministério da Saúde Música Negócios Operação pandemia Pesquisa Polícia Federal política Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Projeto Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança STF sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 07/11/2025

    news-1762552158458-136 – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Direitos Humanos: Alece promove 8ª Semana “Cada Vida Importa” com foco na prevenção à violência e memória da Chacina do Curió

  • 04/11/2025

    Galera da Torcida acompanha Brasileirão e NBB ao vivo Comentado em Futebol: Brasileirão 2025 ultrapassa 8 milhões de torcedores e deve superar R$ 400 milhões em renda

  • 04/11/2025

    news-1762281594738-21270 – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Censo: IBGE revela os sobrenomes mais populares do Brasil; “Silva” lidera com 34 milhões de registros

  • 04/11/2025

    Ciência revela avanços e desafios em saúde e tecnologia Comentado em Inovação: Feira do Conhecimento 2025 celebra ciência e inovação no Ceará com programação gratuita de 6 a 8 de novembro

  • 04/11/2025

    news-1762268185109-21071 – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Economia: Produção industrial do Brasil recua 0,4% em setembro, aponta IBGE

  • 04/11/2025

    Israel Gonçalves da Silva Comentado em Solidariedade: Empresa Vitória completa 27 anos de campanhas e mobiliza nova ação de doação de sangue em Caucaia

Últimas Notícias

  • Pesquisa: Facções criminosas avançam no interior e elevam índices de violência, aponta Atlas da Violência 20250
    Pesquisa: Facções criminosas avançam no interior e elevam índices de violência, aponta Atlas da Violência 2025 Relatório do Ipea e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostra interiorização do crime e alerta para infiltração de facções em atividades lícitas e na gestão pública
    08/11/2025
  • Fórmula 1: Gabriel Bortoleto abandona sprint do GP de São Paulo após forte batida na última volta0
    Fórmula 1: Gabriel Bortoleto abandona sprint do GP de São Paulo após forte batida na última volta Piloto brasileiro da Sauber disputava posição com Alexander Albon quando perdeu o controle e atingiu o muro duas vezes na reta principal de Interlagos
    08/11/2025
  • Atualização: Tornado devasta 90% de Rio Bonito do Iguaçu (PR) e deixa seis mortos e centenas de feridos0
    Atualização: Tornado devasta 90% de Rio Bonito do Iguaçu (PR) e deixa seis mortos e centenas de feridos Fenômeno climático de categoria F3 atingiu ventos de até 250 km/h e destruiu quase toda a área urbana da cidade; governo avalia decretar estado de emergência
    08/11/2025
  • Cultura: Casa Perilo Teixeira inaugura programação da Sexta Cultural em Itapipoca com Jessé Souza e show de Edu Krieger e Natália Voss0
    Cultura: Casa Perilo Teixeira inaugura programação da Sexta Cultural em Itapipoca com Jessé Souza e show de Edu Krieger e Natália Voss Novo espaço cultural do município abre suas portas com noite de autógrafos e apresentação musical que une arte, crítica social e valorização da cultura local
    08/11/2025
  • Cultura: Exposição digital “Você Já Escutou a Terra?” apresenta histórias de vida nos seis biomas brasileiros0
    Cultura: Exposição digital “Você Já Escutou a Terra?” apresenta histórias de vida nos seis biomas brasileiros Mostra gratuita do Museu da Pessoa tem versão presencial em Belém até fevereiro de 2026
    08/11/2025
  • Enem 2025: saiba o que levar no primeiro dia de provas e evite contratempos0
    Educação: Enem 2025: saiba o que levar no primeiro dia de provas e evite contratempos Documento oficial e caneta preta transparente são indispensáveis neste domingo
    08/11/2025
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas