logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Política: De Assis Diniz critica Congresso por rejeição a decreto sobre IOF e alerta para impacto em programas sociais
Política: De Assis Diniz critica Congresso por rejeição a decreto sobre IOF e alerta para impacto em programas sociais
26/06/2025
Política: Lei “Juliana Marins” propõe que governo custeie traslado de brasileiros mortos no exterior
Política: Lei “Juliana Marins” propõe que governo custeie traslado de brasileiros mortos no exterior
26/06/2025
Exibir tudo

Justiça: STF decide que redes sociais devem responder por postagens ilegais de usuários Com decisão por 8 a 3, Supremo considera inconstitucional o Artigo 19 do Marco Civil da Internet; plataformas poderão ser responsabilizadas civilmente por conteúdos ofensivos, mesmo sem ordem judicial

Justiça: STF decide que redes sociais devem responder por postagens ilegais de usuários

STF decide que plataformas digitais passam a ter responsabilidade direta por conteúdos ilegais | Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

26 de junho de 2025 — O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta quinta-feira (26), por 8 votos a 3, que as plataformas que operam redes sociais devem ser responsabilizadas civilmente pelas postagens ilegais feitas por seus usuários. A decisão marca uma mudança significativa no entendimento jurídico sobre a responsabilização das big techs e considera inconstitucional o Artigo 19 do Marco Civil da Internet (Lei 12.965/2014).

Esse dispositivo previa que as plataformas só poderiam ser responsabilizadas caso descumprissem ordem judicial para retirada de conteúdo ilegal. A nova interpretação do STF permite a responsabilização direta, desde que as plataformas sejam notificadas extrajudicialmente e não removam o conteúdo indevido.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Conteúdos que devem ser removidos após notificação

Segundo o entendimento da Corte, as plataformas devem retirar os seguintes tipos de conteúdo ilegal, mesmo sem ordem judicial:

  • Atos antidemocráticos;
  • Terrorismo;
  • Induzimento ao suicídio ou à automutilação;
  • Incitação à discriminação por raça, religião, identidade de gênero, condutas homofóbicas e transfóbicas;
  • Crimes contra a mulher e conteúdos de ódio direcionados a mulheres;
  • Pornografia infantil;
  • Tráfico de pessoas.

Enquanto o Congresso não aprovar uma nova legislação, os provedores de redes sociais estarão sujeitos à responsabilização civil com base nesse novo entendimento jurídico. A tese aprovada afirma que o Artigo 19 não protege adequadamente os direitos fundamentais e a democracia.

Votos e posições dos ministros

O ministro Nunes Marques foi o último a votar, sendo contra a responsabilização direta das redes sociais. Segundo ele, esse tipo de medida só poderia ser imposta por meio de legislação aprovada pelo Congresso. Para Nunes, a liberdade de expressão é cláusula pétrea da Constituição e deve ser protegida.

Entre os ministros que votaram a favor da responsabilização estão Flávio Dino, Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes, Cristiano Zanin, Luiz Fux, Dias Toffoli, Luís Roberto Barroso e Cármen Lúcia.

Moraes afirmou que as big techs atuam no Brasil com modelo de negócio “agressivo”, sem respeitar as leis nacionais. Gilmar Mendes considerou o Artigo 19 “ultrapassado”. Zanin disse que a norma impunha aos usuários o ônus de buscar a Justiça para remoção de conteúdos ofensivos.

Fux e Toffoli defenderam a exclusão de postagens ilegais por meio de notificações extrajudiciais. Barroso apontou que apenas em casos de crimes contra a honra seria necessária uma decisão judicial para remoção do conteúdo.

Casos analisados pelo Supremo

A decisão foi tomada no julgamento de dois recursos que questionavam a regra do Marco Civil. O primeiro, relatado por Dias Toffoli, envolve um perfil falso no Facebook. O segundo, relatado por Luiz Fux, discute a responsabilidade do Google por conteúdos ofensivos hospedados em seu serviço.

Com essa decisão, o STF reforça a necessidade de regulamentação mais rígida sobre o funcionamento das plataformas digitais no Brasil.

Leia também | Vacina meningocócica ACWY passa a ser aplicada em bebês de 12 meses a partir de julho

Saúde: Vacina meningocócica ACWY passa a ser aplicada em bebês de 12 meses a partir de julho

Tags: STF, redes sociais, Marco Civil da Internet, liberdade de expressão, conteúdo ilegal, big techs, responsabilidade civil, Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes, internet no Brasil, decisão do STF

Compartilhar

Artigos Relacionados

Segurança: PCCE cumpre 15 prisões em operação no Cariri

Operação da Polícia Civil cumpre mandados e apreende materiais ilícitos no Cariri | Foto: divulgação

30/04/2026

Segurança: PCCE cumpre 15 prisões em operação no Cariri Ação policial no Crato também resultou em flagrantes e apreensões


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Alece – Ceará de Valores

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/02/VT-Ceara-de-Valores.mp4

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 26/04/2026

    Maria Lucileide Comentado em Educação: Seminário fortalece educação legislativa na Ibiapaba

  • 26/04/2026

    Maria Lucileide Comentado em Educação: Seminário fortalece educação legislativa na Ibiapaba

  • 25/04/2026

    Alertas globais e pressões internas mexem com a economia mundial, 25 de abril de 2026, Economia – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Negócios: M7 Summit reúne lideranças e debate economia

  • 24/04/2026

    Rafaele Esmeraldo Comentado em Cultura: Musical cearense aborda amor e sofrência atual

  • 23/04/2026

    Conta de luz sobe e atinge 29 milhões no país – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Energia: Conta de luz sobe e atinge 29 milhões no país

  • 17/04/2026

    nano banana 2 Comentado em Digital Como criar apresentações profissionais com IA em minutos

Últimas Notícias

  • Segurança: PCCE cumpre 15 prisões em operação no Cariri0
    Segurança: PCCE cumpre 15 prisões em operação no Cariri Ação policial no Crato também resultou em flagrantes e apreensões
    30/04/2026
  • Política: Derrota de Messias impõe dilema a Lula0
    Política: Derrota de Messias impõe dilema a Lula Planalto avalia nova indicação ao STF
    30/04/2026
  • Educação: Aluno do CE tem melhor desempenho em olimpíada0
    Educação: Aluno do CE tem melhor desempenho em olimpíada Estudante conquista prata em competição internacional
    29/04/2026
  • Política: Câmara aprova PEC do SUAS em 2º turno0
    Política: Câmara aprova PEC do SUAS em 2º turno Proposta garante financiamento à assistência social
    29/04/2026
  • Acidente: Ônibus colide com caminhão na CE-040 em Cascavel0
    Acidente: Ônibus colide com caminhão na CE-040 em Cascavel Batida deixou feridos e interditou rodovia
    29/04/2026
  • Meio Ambiente: Dia da Caatinga destaca conservação no Ceará0
    Meio Ambiente: Dia da Caatinga destaca conservação no Ceará Parque Arvorar abriga aves e reforça preservação
    28/04/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas