logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Um cartão de crédito por semana: é o que o ser humano ingere de microplástico, sem saber
Opinião Um cartão de crédito por semana: é o que o ser humano ingere de microplástico, sem saber
05/06/2022
Clima: Inmet prevê chuvas para Pernambuco até quinta-feira
Clima Inmet prevê chuvas para Pernambuco até quinta
06/06/2022
Exibir tudo

Guerra Depois de novos ataques da Rússia, Reino Unido ignora ameaças de Putin e fornece mísseis a Kiev Decisão foi anunciada pelo Ministério britânico da Defesa

Guerra: Depois de novos ataques da Rússia, Reino Unido ignora ameaças de Putin e fornece mísseis a Kiev

O sistema de lançamento múltiplo de mísseis do Reino Unido, agora cedido à Ucrânia, consegue disparar 12 mísseis terra-terra em apenas um minuto, tendo a capacidade de atingir alvos numa distância máxima de 80 quilômetros | Foto: Vladyslav Musiienko/Reuters

Pela primeira vez desde o início da ofensiva russa nesse país, o Reino Unido vai fornecer à Ucrânia mísseis de longo alcance. A decisão foi anunciada pelo Ministério britânico da Defesa e chega pouco depois de Moscou ter ameaçado Kiev com mais ataques, caso o Ocidente continuasse a fornecer armas aos ucranianos.

“Conforme as táticas da Rússia mudam, também o nosso apoio à Ucrânia deve mudar”, disse o secretário da Defesa, Ben Wallace, ao comunicar a decisão do governo de Boris Johnson.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Para o Executivo britânico, trata-se de fornecer “armas vitais de que os soldados precisam para defender o seu país de uma invasão não provocada”.

“Esses sistemas de lançamento múltiplo de foguetes, altamente capazes, permitirão que os nossos amigos ucranianos se protejam melhor contra o uso brutal de artilharia de longo alcance que as forças de Putin usaram indiscriminadamente para devastar cidades”, explicou Wallace.O Reino Unido e os Estados Unidos estão entre as nações que mais armas têm fornecido à Ucrânia desde 24 de fevereiro.

O governo britânico não confirmou ainda quantos sistemas M270 de lançamento de mísseis irá fornecer, mas a BBC afirma que serão três inicialmente. Os militares ucranianos serão treinados nas próximas semanas sobre a utilização dos novos sistemas.

Leia também | Um cartão de crédito por semana: é o que o ser humano ingere de microplástico, sem saber

Ação coordenada

O novo passo do Reino Unido nesta guerra foi dado em coordenação com os Estados Unidos, que anunciaram na semana passada o fornecimento de um sistema de mísseis a Kiev. A decisão norte-americana foi recebida por Moscou com frustração e com ameaças de retaliação.

O presidente russo, Vladimir Putin, prometeu nesse domingo ataques a novos alvos ucranianos caso os países ocidentais enviem armas de longo alcance à Ucrânia. A ameaça foi aparentemente ignorada pelo Reino Unido. “Vamos usar as nossas armas”, ameaça Putin.

O sistema de lançamento múltiplo de mísseis do Reino Unido, agora cedido à Ucrânia, consegue disparar 12 mísseis terra-terra em apenas um minuto, tendo a capacidade de atingir alvos numa distância máxima de 80 quilômetros.

Este sistema, o M270, assemelha-se ao que Washington ofereceu a Kiev – o M142 Mobility Artillery Rocket System (Himars). Tanto o Reino Unido quanto os Estados Unidos forneceram o armamento de longo alcance sob a condição de que a Ucrânia não o utilizará para atingir território russo.

A garantia ucraniana não tranquilizou, porém, o presidente russo. “Na minha opinião, todo este alarido sobre o fornecimento de novas armas tem apenas um objetivo: arrastar o conflito armado tanto quanto possível”.

“Se [os sistemas de mísseis] forem fornecidos, vamos tirar as conclusões necessárias e usar as nossas armas, que são mais do que suficientes, para atingir os alvos que ainda não atingimos até o momento”, alertou o líder.

No mesmo dia, várias explosões abalaram a capital ucraniana. Foram os primeiros ataques a Kiev em várias semanas, enquanto os combates mais intensos se faziam sentir na região leste do Donbass.

Leia também | Depois de mais de 20 anos, ararinha-azul volta aos céus da caatinga

Londres fornece especialistas

Hoje, o secretário britânico da Justiça anunciou que uma equipe especializada de advogados e policiais vai prestar assistência ao procurador que, neste momento, investiga alegados crimes de guerra cometidos pela Rússia na Ucrânia.

A equipa inclui um agente da Polícia Metropolitana, destacado no Tribunal Penal Internacional com sede em Haia, nos Países Baixos.

Pertencem também à equipe sete advogados com experiência em direito penal internacional.

O Tribunal Penal Internacional iniciou uma investigação que pode visar altos funcionários russos considerados responsáveis por crimes de guerra, crimes contra a humanidade ou genocídio.

Com informações da RTP – Londres/Agência Brasil

Leia também | Acervo do Museu Nacional renasce com novas abordagens de pesquisa

Reconstrução Acervo do Museu Nacional renasce com novas abordagens de pesquisa
Compartilhar

Artigos Relacionados

Crise: EUA revogam visto de Alexandre de Moraes, familiares e aliados no STF após operação contra Bolsonaro

Revogação de vistos atinge Moraes, familiares e aliados no Supremo | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

19/07/2025

Crise: EUA revogam visto de Alexandre de Moraes, familiares e aliados no STF após operação contra Bolsonaro Secretário de Estado norte-americano Marco Rubio alega perseguição e censura por parte do ministro do STF; medida ocorre após ação da PF contra o ex-presidente Jair Bolsonaro


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Siga o Portal Terra da Luz

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2022/04/@portalterradaluz-portalterradaluz.com_.br_.mp4

Programe-se

Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Dating Online
  • Destaques
  • Destinos Turísticos
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Programe-se
  • Terra da luz
Portal Terra da Luz
✕

Tags

artigo Banco Central Brasil Camilo Santana Ceará Copa do Mundo Covid-19 Cultura Economia Educação Esporte Estados Unidos evento Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Inscrições José Sarto Justiça lançamento Lula Meio Ambiente Ministério da Saúde Música Negócios Operação pandemia Pesquisa Polícia Federal política Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Projeto Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança São Paulo Tecnologia Turismo vacina

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Desde 1º de agosto de 2022, é também o diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 10/07/2025

    MPF revela pendências em investigação sobre derramamento de óleo que devastou o litoral em 2019 Quase seis anos após o desastre, investigação depende de informações internacionais para identificar responsáveis ‣ Portal Terra da Luz - Portal ES Comentado em Geologia: Geólogos descobrem “batimentos cardíacos” subterrâneos que podem criar novo oceano na África

  • 07/07/2025

    Tarifa de 10% Dos EUA ao Brasil é Tiro No Pé | Comentado em Agronegócio Brasil sofre impacto com nova tarifa de Trump sobre produtos agropecuários exportados aos EUA

  • 02/07/2025

    Eclipse solar total mais longo da história será visto parcialmente no Brasil Fenômeno astronômico deve durar 7 minutos e 29 segundos e será visível de forma total em países da América do Sul ‣ Portal Terra da Luz - Portuguese.HCNTimes.com Comentado em Astronomia: Eclipse solar total mais longo da história será visto parcialmente no Brasil

  • 27/06/2025

    news-1751039519874-6148 – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Economia: Desemprego atinge menor nível para o período desde 2012, com taxa de 6,2%, aponta IBGE

  • 25/06/2025

    MP3 Juice Comentado em Crimes Digitais Pix facilita o trabalho dos agiotas no Brasil

  • 24/06/2025

    Inec abre inscrições para jovens comunicadores em Caucaia, Canoa Quebrada e Icapuí Projeto “Comunicação para a Cidadania” oferece oficinas gratuitas de audiovisual e comunicação para jovens de 15 a 29 anos ‣ Portal Terra da Luz | JMS ELETRONI Comentado em Formação: Inec abre inscrições para jovens comunicadores em Caucaia, Canoa Quebrada e Icapuí

Últimas Notícias

  • Crise: EUA revogam visto de Alexandre de Moraes, familiares e aliados no STF após operação contra Bolsonaro0
    Crise: EUA revogam visto de Alexandre de Moraes, familiares e aliados no STF após operação contra Bolsonaro Secretário de Estado norte-americano Marco Rubio alega perseguição e censura por parte do ministro do STF; medida ocorre após ação da PF contra o ex-presidente Jair Bolsonaro
    19/07/2025
  • Justiça: STF mantém tornozeleira eletrônica e restrições a Bolsonaro por maioria na 1ª Turma0
    Justiça: STF mantém tornozeleira eletrônica e restrições a Bolsonaro por maioria na 1ª Turma Decisão confirma medidas cautelares impostas por Alexandre de Moraes, com base em risco de fuga, obstrução de Justiça e tentativa de golpe. Ex-presidente não poderá sair do DF, acessar redes sociais ou ter contato com investigados
    18/07/2025
  • Investigação: PGR apontou risco concreto de fuga e justificou tornozeleira eletrônica para Bolsonaro0
    Investigação: PGR apontou risco concreto de fuga e justificou tornozeleira eletrônica para Bolsonaro Medidas cautelares foram consideradas urgentes pela Procuradoria-Geral da República e acatadas pelo ministro Alexandre de Moraes. Ex-presidente está proibido de sair de casa à noite e aos fins de semana
    18/07/2025
  • Cultura: Exposição “Alece 190 anos: a Casa do Povo” celebra história do Parlamento cearense e segue aberta durante as férias0
    Cultura: Exposição “Alece 190 anos: a Casa do Povo” celebra história do Parlamento cearense e segue aberta durante as férias Mostra está em cartaz até 17 de agosto, com entrada gratuita, e oferece uma programação educativa para toda a família
    18/07/2025
  • Justiça: Crimes atribuídos a Bolsonaro por Moraes podem somar até 20 anos de prisão0
    Justiça: Crimes atribuídos a Bolsonaro por Moraes podem somar até 20 anos de prisão Ministro Alexandre de Moraes aponta coação, obstrução de Justiça e ataque à soberania nacional em decisão que impõe medidas restritivas ao ex-presidente
    18/07/2025
  • Investigação: MP do Ceará realiza operação contra superfaturamento em contratos de limpeza pública em Ibiapina0
    Investigação: MP do Ceará realiza operação contra superfaturamento em contratos de limpeza pública em Ibiapina Ação investiga possíveis crimes em contratos de mais de R$ 6 milhões; três pessoas foram presas temporariamente
    18/07/2025
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas