logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Fortaleza: Samba de Diogo Nogueira e programação variada marcam segundo dia do Carnaval
Fortaleza Samba de Diogo Nogueira e programação variada marcam segundo dia do Carnaval
11/02/2024
Loteria: Mega-Sena acumula e próximo prêmio deve pagar R$ 53 milhões
Loteria Mega-Sena acumula e próximo prêmio deve pagar R$ 53 milhões
11/02/2024
Exibir tudo

Fortaleza Forró eletrônico de Márcia Fellipe e Baile do Baleiro animam Aterrinho no primeiro dia do Carnaval As apresentações do sábado (10/02) também incluíram Superbanda e DJ Ada Porã

Fortaleza: Forró eletrônico de Márcia Fellipe e Baile do Baleiro animam Aterrinho no primeiro dia do Carnaval

A apresentação de Zeca também contou com a participação especial de Fausto Nilo, grande homenageado do Carnaval de Fortaleza | Foto: Marcos Moura/PMF

É fevereiro, tem Carnaval! Márcia Fellipe anunciou no início de seu show, neste sábado (10/01), primeiro dia da festa, no Aterrinho da Praia de Iracema. Além da nova voz do forró eletrônico, a programação do polo incluiu Zeca Baleiro, Superbanda e DJ Ada Porã, e contou com a presença de Fausto Nilo, o homenageado do Carnaval de Fortaleza 2024. Os festejos seguem até terça-feira (13/02), em oito espaços da Capital.

No clima de Carnaval, o maranhense Zeca Baleiro trouxe a Fortaleza o Baile do Baleiro, show que apresentou repertório eclético, com músicas de autoria própria e de artistas como Jorge Ben Jor, Novos Baianos, Wilson Simonal e Tim Maia. A apresentação de Zeca também contou com a participação especial de Fausto Nilo, grande homenageado do Carnaval de Fortaleza.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

O técnico de enfermagem Renato de Oliveira brinca o Carnaval pela primeira vez em Fortaleza | Foto: Marcos Moura/PMF

Para além do forró eletrônico que a tornou famosa, Márcia Fellipe trouxe um repertório diverso, com sucessos de bandas como É o Tchan e Chiclete com Banana. Segundo ela, as músicas foram escolhidas especialmente para a ocasião. “Tem funk, pagode, tem um pouco de tudo,” afirmou, acrescentando que se apresentar no Aterrinho é um marco para a carreira. “Eu me sinto muito lisonjeada em trabalhar sendo acolhida em Fortaleza. É um desafio grande fazer show aqui, então o coração fica transbordando”, celebrou a artista.

Esperando Márcia Fellipe subir ao palco, a gerente administrativa Camila Pinheiro dançava balançando a saia prateada e outros adereços cheios de brilho. “No Carnaval as pessoas se sentem mais a vontade para se expressar, usar fantasia, andar de biquíni no meio da rua, usar acessórios de cabelo”, refletiu ela, que se sente contemplada por esse energia e pretende usar “todo dia uma fantasia diferente”. Pela fantasia também caprichada, não parecia que o técnico de enfermagem Renato de Oliveira estava pulando Carnaval pela primeira vez. Oriundo do Mato Grosso, ele, que veio morar em Fortaleza há dez meses, se animou com a festa. “Tinha uma orelhinha dando sopa, eu pintei o rosto e já era”, contou o “folião coelho” enquanto avalia a programação. “Tá top, eu gostei demais, tá de parabéns. Vou curtir todo dia.”

Este ano, além de Márcia Fellipe e Zeca Baleiro, a programação carnavalesca traz os artistas nacionais Diogo Nogueira, Maria Rita, Solange Almeida, Criolo, Baby do Brasil. Diversas atrações locais também passarão pelos oitos polos preparados para a festa: Benfica, Domingos Olímpio, Parque Rachel de Queiroz, Mercado da Aerolândia, Mercado dos Pinhões, Mocinha, Passeio Público e Aterrinho da Praia de Iracema.

Homenagem

Este ano, o Ciclo Carnavalesco homenageia o compositor, arquiteto e poeta brasileiro Fausto Nilo. Ao lado de nomes como Ivan Lins, Tom Jobim e Vinícius de Moraes, é um dos autores brasileiros com maior número de composições – cerca de 500 músicas. Em sua parceria com o baiano Moraes Moreira, criou alguns dos maiores hinos do Carnaval, como “Chão da Praça”, “Bloco do Prazer” e “Eu Também Quero Beijar”.

Ao longo dos seus 50 anos de carreira, suas músicas foram registradas por artistas como Maria Bethânia, Fagner, Gal Costa, Elba Ramalho, Ednardo, Pepeu Gomes, Ney Matogrosso, Chico Buarque, Lulu Santos, Geraldo Azevedo, Caetano Veloso, Zé Ramalho e Cidade Negra, entre outros. Uma trajetória que o coloca como um dos grandes nomes da música brasileira. Como arquiteto, concebeu o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura de Fortaleza, com o também arquiteto cearense Delberg Ponce de Leon.

A homenagem foi recebida por Fausto Nilo com gratidão. “Ver a manifestação da população, das pessoas que ouvem esse trabalho de 52 anos, (me deixa) contente,” afirmou o artista, e relembrou que a trajetória hoje reconhecida envolveu muito esforço. “A luta foi muito grande e nossas músicas ganharam o Brasil gradativamente.”

Leia também | Bola Preta sai com menos foliões, mas com a mesma tradição

Rio de Janeiro Bola Preta sai com menos foliões, mas com a mesma tradição
Compartilhar

Artigos Relacionados

Arqueologia: Egito revela templo de 2.200 anos no Sinai

Ruínas de templo de 2.200 anos descobertas no norte do Sinai revelam estrutura única ligada ao culto religioso | Foto: Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito

19/04/2026

Arqueologia: Egito revela templo de 2.200 anos no Sinai Estrutura dedicada ao deus Pelúsio pode reescrever história local


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Alece – Ceará de Valores

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/02/VT-Ceara-de-Valores.mp4

Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 17/04/2026

    nano banana 2 Comentado em Digital Como criar apresentações profissionais com IA em minutos

  • 13/04/2026

    STF pode mudar regras da delação premiada no país – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Justiça: STF pode mudar regras da delação premiada no país

  • 08/04/2026

    Ceará transforma esgoto em energia limpa – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Sustentabilidade: Ceará transforma esgoto em energia limpa

  • 04/04/2026

    Shows celebram legado de Tarcísio Sardinha Disco inédito reúne grandes nomes da música brasileira em apresentações gratuitas em Fortaleza ‣ Portal Terra da Luz – Cultura em Movimento Comentado em Gastronomia: Art Vino & Cucina amplia experiência em Fortaleza

  • 30/03/2026

    Junior Comentado em Crimes Digitais Pix facilita o trabalho dos agiotas no Brasil

  • 23/03/2026

    Marta Sarmento Comentado em Inclusão: Fortaleza celebra inclusão com caminhada Down

Últimas Notícias

  • Arqueologia: Egito revela templo de 2.200 anos no Sinai0
    Arqueologia: Egito revela templo de 2.200 anos no Sinai Estrutura dedicada ao deus Pelúsio pode reescrever história local
    19/04/2026
  • Trânsito: Placas podem voltar a ter cidade e estado no Brasil0
    Trânsito: Placas podem voltar a ter cidade e estado no Brasil Projeto aprovado na Câmara prevê mudança no padrão Mercosul e gera debate
    17/04/2026
  • Saúde: Solidão afeta cérebro e já atinge 40% dos brasileiros0
    Saúde: Solidão afeta cérebro e já atinge 40% dos brasileiros Especialistas alertam para impactos na saúde mental e reforçam importância da socialização
    17/04/2026
  • Investigação: Ex-BRB diz que “virava noites” por Vorcaro0
    Investigação: Ex-BRB diz que “virava noites” por Vorcaro Mensagens citadas por ministro do STF apontam proximidade entre ex-presidente do BRB e dono do Banco Master
    16/04/2026
  • EUA: Ramagem pode responder processo em liberdade nos EUA0
    EUA: ICE diz que Ramagem pode responder processo em liberdade Ex-deputado foi liberado nos EUA e poderá aguardar decisão sobre pedido de asilo fora da prisão
    16/04/2026
  • Polícia: PF deflagra nova fase da Operação Compliance Zero0
    Polícia: PF deflagra nova fase da Operação Compliance Zero Mandados são cumpridos em SP e DF em investigação sobre corrupção e lavagem de dinheiro
    16/04/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas