logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Centec abre inscrições para cursos da chinesa Huawei
Tecnologia Centec abre inscrições para cursos da chinesa Huawei
05/12/2023
Menos de 50% dos alunos sabem o básico em matemática e ciências
Educação Menos de 50% dos alunos sabem o básico em matemática e ciências
05/12/2023
Exibir tudo

Educação Uso excessivo de dispositivo digital afeta desempenho de alunos Quem passa de 5 a 7 horas nesses aparelhos teve pontuação menor

Educação: Uso excessivo de dispositivo digital afeta desempenho de alunos

Aplicado a cada três anos, o Pisa avalia os conhecimentos dos estudantes de 15 anos de idade em três disciplinas | Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O relatório do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) de 2022, divulgado nesta terça-feira (5) pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), mostra que alunos usuários de smartphones e outros dispositivos digitais de cinco a sete horas por dia tiveram pontuação menor nos testes.  

“Na média nos países da OCDE, os estudantes que passam até uma hora por dia na escola em dispositivos digitais para lazer obtiveram 49 pontos a mais em matemática do que os alunos cujos olhos ficavam grudados nas telas entre cinco e sete horas por dia, depois de levar em conta o perfil socioeconômico dos alunos e das escolas”, informa o relatório.  

Aplicado a cada três anos, o Pisa avalia os conhecimentos dos estudantes de 15 anos de idade nas três disciplinas. No total, 690 mil estudantes de 81 países fizeram os testes em 2022. A edição teve como foco o desempenho em matemática.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Distração 

Cerca de 65% dos estudantes afirmaram que ficaram distraídos nas aulas de matemática por estar usando celular e outros dispositivos, como tablets e laptops.  

No Brasil, esse percentual chegou a 80%, assim como na Argentina, no Canadá, Chile, na Finlândia, Letônia, Mongólia, Nova Zelândia e no Uruguai. 

Outros 59% relataram que a distração foi causada por colegas estarem usando os dispositivos. “Alunos que relataram se distrair com outros alunos usando dispositivos digitais, na maioria, ou em todas as aulas de matemática obtiveram 15 pontos a menos nos testes de matemática do Pisa do que aqueles que mal experimentaram essa experiência. Isso representa o equivalente a três quartos do valor de um ano de educação, depois de contabilizados os alunos e o perfil socioeconômico das escolas”, aponta o relatório. 

Em países como o Japão e a Coreia, o nível de distração relatado pelos alunos foi de 18% e 32%, respectivamente. As nações estão entre as melhores colocadas no Pisa, com pontuações acima da média da OCDE.

Desafio

O relatório reconhece que o uso de celular em escola tem sido um tema controverso e desafiador para os gestores de educação nos país. 

A recomendação não é abandonar esses dispositivos no processo de aprendizagem. Mas que as escolas promovam a interação entre a tecnologia e o aprendizado, porém minimizem o tempo de uso para evitar desvio de atenção, bullying nas redes sociais e exposição da privacidade dos estudantes.  

Nos países da OCDE, 29% dos alunos responderam que utilizam smartphone várias vezes ao dia e 21% usam quase diariamente ou diariamente na escola. 

Conforme o relatório, em 13 países, mais de dois terços dos alunos vão a escolas onde a entrada e o uso de celular não são permitidos. Nessas nações, identificou-se que o percentual de distração em sala de aula é menor, entretanto os jovens não apresentaram uso mais responsável dos aparelhos.  

“Parece que as escolas podem proibir os telefones, mas nem sempre é aplicado de forma eficaz. Curiosamente, os alunos em escolas com proibição de telefone em alguns países eram menos propensos a desligar as suas notificações de redes sociais e aplicativos ao dormir. Uma explicação é que a proibição de celulares nas escolas pode fazer com que os alunos sejam menos capazes de adotar um comportamento responsável em relação ao uso do telefone”, diz o relatório.

Por Carolina Pimentel – Repórter da Agência Brasil – Brasília

Leia também | O que é o sal-gema e por que sua extração gerou problemas em Maceió?

Mineração O que é o sal-gema e por que sua extração gerou problemas em Maceió?
Compartilhar

Artigos Relacionados

WhatsApp amplia controle parental para adolescentes

Novos recursos do WhatsApp permitem que pais e responsáveis tenham maior controle sobre a experiência de adolescentes no aplicativo, com alertas e configurações de privacidade. | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

01/10/2026

Tecnologia: WhatsApp amplia controle parental para adolescentes Novos recursos permitem aos responsáveis definir configurações de privacidade e receber alertas sobre grupos e conversas


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Parceiro externo:
Apostas Copa do Mundo

Mais energia para o Brasil

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/05/WhatsApp-Video-2026-05-15-at-16.56.42-1.mp4
✕

Redes Sociais

Categorias

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Saúde Pública Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade SÃO PAULO São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 01/10/2026

    Defesa: Marinha aprova teste de novo submarino brasileiro Submarino Almirante Karam concluiu primeira imersão estática no Rio de Janeiro e deve ser entregue ao setor operativo em 2027 – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Defesa: Marinha aprova teste de novo submarino brasileiro

  • 28/09/2026

    TACC 2026: final de capoeira reúne 48 atletas em Fortaleza - Música Brasileira Capoeira Comentado em Capoeira: TACC 2026 leva final da capoeira à Beira-Mar de Fortaleza

  • 26/09/2026

    Trabalho: Greve dos Correios chega ao fim após 15 dias – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Trabalho: Greve dos Correios chega ao fim após 15 dias

  • 26/09/2026

    Mundo: UE planeja restringir redes sociais para menores de 13 anos Proposta prevê contas simplificadas para adolescentes e novas regras de segurança para plataformas digitais - Europe Media Today™ Comentado em Mundo: UE planeja restringir redes sociais para menores de 13 anos

  • 26/09/2026

    Wagner Comentado em Trabalho: Greve dos Correios chega ao fim após 15 dias

  • 25/09/2026

    Turismo: Dia Mundial do Turismo destaca destinos inesquecíveis – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Turismo: Dia Mundial do Turismo destaca destinos inesquecíveis

Últimas Notícias

  • WhatsApp amplia controle parental para adolescentes0
    Tecnologia: WhatsApp amplia controle parental para adolescentes Novos recursos permitem aos responsáveis definir configurações de privacidade e receber alertas sobre grupos e conversas
    01/10/2026
  • Defensores públicos do Ceará atuam na Missão de Observação Eleitoral 20260
    Justiça: Defensores públicos do Ceará atuam na Missão de Observação Eleitoral 2026 Atuação ocorre antes, durante e após as eleições, com acompanhamento de testes de urnas, votação, apuração e garantia de acesso ao voto
    01/10/2026
  • Eleições: TRE-CE inicia transporte de urnas em Fortaleza0
    Eleições: TRE-CE inicia transporte de urnas em Fortaleza Equipamentos serão levados a 678 locais de votação da Capital até sábado, véspera do primeiro turno das Eleições 2026
    01/10/2026
  • TSE mantém remoção de posts sobre Flávio Bolsonaro0
    Justiça: TSE mantém remoção de posts que relacionam Flávio Bolsonaro a caso Nossa Senhora Aparecida Ministros divergiram sobre o alcance da decisão que retirou publicações associando o candidato a uma suposta iniciativa contra o título de Nossa Senhora Aparecida
    01/10/2026
  • Saúde: Dia do Idoso alerta para riscos da automedicação0
    Saúde: Dia do Idoso alerta para riscos da automedicação Uso de vários medicamentos, erros de horários e combinações inadequadas exigem atenção redobrada na terceira idade
    01/10/2026
  • Política: Romeu aposta em tecnologia para juventude0
    Política: Romeu aposta em tecnologia para juventude Proposta busca ampliar formação, empreendedorismo, acesso à cultura e oportunidades para jovens cearenses
    01/10/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas