logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Programa Juventude Digital está com inscrições abertas para as primeiras 100 vagas de 2022
Capacitação O programa Juventude Digital está com inscrições abertas para as primeiras 100 vagas de 2022. Os cursos são: Concepção de Jogos (30 vagas); Programação WEB com HTML/CSS (20 vagas); Marketing Digital (20 vagas); e Aprendendo a Lógica de Programar, (30 vagas). Os cursos são gratuitos e voltados para jovens de 15 a 29 anos.
08/02/2022
Tragédia: Pelo menos 14 pessoas morrem em deslizamento de terra na Colômbia
Tragédia Pelo menos 14 pessoas morrem em deslizamento de terra na Colômbia
09/02/2022
Exibir tudo

Crime no Ar PGR manda investigar suposto crime de apologia ao nazismo em podcast O crime teria sido cometido pelo podcaster Monark e pelo deputado federal Kim Kataguiri (DEM-SP)

Crime no Ar: PGR manda investigar suposto crime de apologia ao nazismo em podcast

Monark provocou fortes reações ao afirmar que deveria haver um "partido nazista reconhecido pela lei" e defendeu que "se um cara quisesse ser antijudeu, eu acho que ele tinha o direito de ser" | Foto: reprodução

O procurador-geral da República, Augusto Aras, determinou a abertura de processo para investigar o suposto crime de apologia ao nazismo que teria sido praticado pelo deputado federal Kim Kataguiri (DEM-SP) e pelo podcaster e influencer Bruno Monteiro Aiub, conhecido como Monark durante apresentação do “Flow Podcast”, que tinha também a participação da deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP).

Ao vivo, Monark afirmou que deveria haver um “partido nazista reconhecido pela lei” e defendeu que “se um cara quisesse ser antijudeu, eu acho que ele tinha o direito de ser”.

O deputado Kim Kataguiri também será investigado. Durante o programa, ao ser questionado por Tabata, Kim afirmou considerar que a Alemanha errou ao ter criminalizado o partido nazista.

A decisão do procurador-geral foi anunciada nessa terça-feira (8/2) e foi motivada por representações recebidas pelo Ministério Público Federal a respeito do episódio do programa em que Monark defende a “legalidade de um partido nazista no Brasil”.

Segundo a PGR, o caso será analisado pela assessoria criminal de Augusto Aras porque Kim Kataguiri, por ser deputado federal, tem foro privilegiado no Supremo Tribunal Federal (STF).

>>>SIGA O PORTAL TERRA DA LUZ NO YOUTUBE<<<

Reações

As falas do podcaster Monark e do deputado federal Kim Kataguiri provocaram fortes reações nas redes sociais. O coletivo Judeus e Judias pela Democracia de São Paulo entrou com um pedido para que a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), o Ministério Público Estadual de São Paulo (MPSP) e a Procuradoria-Geral da República investiguem se o apresentador Monark também cometeu os crimes de incitação à violência, injúria racial e intolerância religiosa, além da apologia ao nazismo.

A Confederação Israelita do Brasil (Conib) divulgou nota em que “condena de forma veemente a defesa da existência de um partido nazista no Brasil e o ‘direito de ser antijudeu’. O nazismo prega a supremacia racial e o extermínio de grupos que considera ‘inferiores’. Sob a liderança de Hitler, o nazismo comandou uma máquina de extermínio no coração da Europa que matou 6 milhões de judeus inocentes e também homossexuais, ciganos e outras minorias. O discurso de ódio e a defesa do discurso de ódio trazem consequências terríveis para a humanidade, e o nazismo é sua maior evidência histórica”.

A Federação Israelita do Estado de São Paulo também expressou seu repúdio às falas do podcaster dizendo que reitera “nosso compromisso em combater ideias que coloquem em risco qualquer minoria. Manifestações como essa evidenciam o grau de descomprometimento do youtuber com a democracia e os direitos humanos”.

Após as reações, Monark gravou um vídeo pedindo desculpas e afirmou que estava bêbado quando defendeu existência de partido nazista. Disse ainda que a fala dele foi tirada de contexto.

As falas também tiveram consequências econômicas para o Flow Podcast, considerado um dos maiores do Brasil. O Sleeping Giants Brasil, perfil no Twitter que busca a tirada de financiamento de meios e programas que propagam discurso de ódio, informou que o Flow Podcast já perdeu seis patrocinadores.

Monark é desligado do Flow Podcast após fala sobre nazismo — Foto: Divulgação
Após repercussão, Monark gravou vídeo pedindo desculpas e disse que estava bêbado | Foto: reprodução

Os Estúdios Flow divulgaram uma nota afirmando que o apresentador Monark foi desligado da empresa e que o episódio será retirado do ar. A nota, porém não deu detalhes sobre o desligamento, uma vez que Monark é sócio-administrador da empresa.

Leia também | Presidente da Assembleia Legislativa do Ceará se solidariza com deputado que denunciou atentado

A defesa do deputado

O deputado federal Kim Kataguiri divulgou nota em que critica o procurador-geral Augusto Aras e afirmou que ele faz “vista grossa para crimes que realmente aconteceram”.

Segundo o deputado, o Aras se omite em casos que envolvem o presidente Jair Bolsonaro e age “rapidamente e com inquestionável cunho político para perseguir minha conduta de oposição ao governo”

“É aterrador que o PGR, que sempre faz vista grossa para crimes que realmente aconteceram tenha agido tão rápido. Quando há claros indícios de crime cometido pelo presidente da República, Augusto Aras nada faz. Porém, diante de uma conduta claramente de mero debate em um podcast, Aras age rapidamente – e com inquestionável cunho político para perseguir minha conduta de oposição ao Governo Bolsonaro. É um contrassenso”, declarou.

Kataguiri afirmou que vai colaborar com as investigações. “Meu discurso foi absolutamente anti-nazista. Não há nada de criminoso em defender que o nazismo seja repudiado com veemência no campo ideológico para que as atrocidades que conhecemos nunca sejam cometidas novamente. Ao contrário das pessoas privilegiadas pela inércia de Aras, nada tenho a esconder”, escreveu.

No material divulgado, a PGR diz que Augusto Aras não pode “se posicionar sobre o caso específico”, mas “reitera posição contra o discurso de ódio já externada em mais de uma oportunidade”.

“Todo discurso de ódio deve ser rejeitado com a deflagração permanente de campanhas de respeito a diversidade como fazemos no Ministério Público brasileiro para que a tolerância gere paz e afaste a violência do cotidiano”, declarou Aras na cerimônia de abertura do ano judiciário, há uma semana – a fala foi reforçada pela PGR nesta terça.

Com informações do G1

Leia também | Governador determina rigor nas investigações de assassinato do dono Pirambu News

Violência Governador determina rigor nas investigações de assassinato do dono Pirambu News
Compartilhar

Artigos Relacionados

Pesquisa: Facções criminosas avançam no interior e elevam índices de violência, aponta Atlas da Violência 2025

Expansão das facções provoca aumento da criminalidade fora das capitais | Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

08/11/2025

Pesquisa: Facções criminosas avançam no interior e elevam índices de violência, aponta Atlas da Violência 2025 Relatório do Ipea e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostra interiorização do crime e alerta para infiltração de facções em atividades lícitas e na gestão pública


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Siga o Portal Terra da Luz

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2022/04/@portalterradaluz-portalterradaluz.com_.br_.mp4

Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Destinos Turísticos
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Banco Central Brasil Camilo Santana Ceará Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Economia Educação Esporte Estados Unidos evento Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Inscrições Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Ministério da Saúde Música Negócios Operação pandemia Pesquisa Polícia Federal política Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Projeto Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança STF sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 07/11/2025

    news-1762552158458-136 – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Direitos Humanos: Alece promove 8ª Semana “Cada Vida Importa” com foco na prevenção à violência e memória da Chacina do Curió

  • 04/11/2025

    Galera da Torcida acompanha Brasileirão e NBB ao vivo Comentado em Futebol: Brasileirão 2025 ultrapassa 8 milhões de torcedores e deve superar R$ 400 milhões em renda

  • 04/11/2025

    news-1762281594738-21270 – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Censo: IBGE revela os sobrenomes mais populares do Brasil; “Silva” lidera com 34 milhões de registros

  • 04/11/2025

    Ciência revela avanços e desafios em saúde e tecnologia Comentado em Inovação: Feira do Conhecimento 2025 celebra ciência e inovação no Ceará com programação gratuita de 6 a 8 de novembro

  • 04/11/2025

    news-1762268185109-21071 – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Economia: Produção industrial do Brasil recua 0,4% em setembro, aponta IBGE

  • 04/11/2025

    Israel Gonçalves da Silva Comentado em Solidariedade: Empresa Vitória completa 27 anos de campanhas e mobiliza nova ação de doação de sangue em Caucaia

Últimas Notícias

  • Pesquisa: Facções criminosas avançam no interior e elevam índices de violência, aponta Atlas da Violência 20250
    Pesquisa: Facções criminosas avançam no interior e elevam índices de violência, aponta Atlas da Violência 2025 Relatório do Ipea e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostra interiorização do crime e alerta para infiltração de facções em atividades lícitas e na gestão pública
    08/11/2025
  • Fórmula 1: Gabriel Bortoleto abandona sprint do GP de São Paulo após forte batida na última volta0
    Fórmula 1: Gabriel Bortoleto abandona sprint do GP de São Paulo após forte batida na última volta Piloto brasileiro da Sauber disputava posição com Alexander Albon quando perdeu o controle e atingiu o muro duas vezes na reta principal de Interlagos
    08/11/2025
  • Atualização: Tornado devasta 90% de Rio Bonito do Iguaçu (PR) e deixa seis mortos e centenas de feridos0
    Atualização: Tornado devasta 90% de Rio Bonito do Iguaçu (PR) e deixa seis mortos e centenas de feridos Fenômeno climático de categoria F3 atingiu ventos de até 250 km/h e destruiu quase toda a área urbana da cidade; governo avalia decretar estado de emergência
    08/11/2025
  • Cultura: Casa Perilo Teixeira inaugura programação da Sexta Cultural em Itapipoca com Jessé Souza e show de Edu Krieger e Natália Voss0
    Cultura: Casa Perilo Teixeira inaugura programação da Sexta Cultural em Itapipoca com Jessé Souza e show de Edu Krieger e Natália Voss Novo espaço cultural do município abre suas portas com noite de autógrafos e apresentação musical que une arte, crítica social e valorização da cultura local
    08/11/2025
  • Cultura: Exposição digital “Você Já Escutou a Terra?” apresenta histórias de vida nos seis biomas brasileiros0
    Cultura: Exposição digital “Você Já Escutou a Terra?” apresenta histórias de vida nos seis biomas brasileiros Mostra gratuita do Museu da Pessoa tem versão presencial em Belém até fevereiro de 2026
    08/11/2025
  • Enem 2025: saiba o que levar no primeiro dia de provas e evite contratempos0
    Educação: Enem 2025: saiba o que levar no primeiro dia de provas e evite contratempos Documento oficial e caneta preta transparente são indispensáveis neste domingo
    08/11/2025
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas