logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Economia: Mercado financeiro eleva projeção da inflação para 9,77%; é o 32º aumento seguido
Economia Mercado financeiro eleva projeção da inflação para 9,77%; é o 32º aumento seguido
16/11/2021
Economia: Procon Fortaleza inicia mutirão Zera Dívida com 26 empresas que prometem descontos em juros e multas
Economia Procon inicia mutirão Zera Dívida com 26 empresas que prometem descontos em juros e multas
16/11/2021
Exibir tudo

Combate à Covid Ministério da Saúde libera terceira dose da vacina contra a covid-19 para maiores de 18 anos Reforço será aplicado 5 meses após segunda dose

Combate à Covid: Ministério da Saúde libera terceira dose da vacina contra a covid-19 para maiores de 18 anos

A campanha Mega Vacinação será realizada entre os próximos dias 20 e 26 para estimular a população a tomar todas as doses recomendadas da vacina, completando o ciclo de imunização básico | Foto: divulgação/PMF

O Ministério da Saúde anunciou, nesta terça-feira (16/11), a redução do intervalo de tempo para aplicação da dose de reforço da vacina contra a covid-19 dos atuais seis meses para cinco meses. A decisão, que será implementada pelas secretarias de Saúde dos estados e municípios, contempla todas as pessoas acima de 18 anos, independentemente do grupo etário ou profissão. Inclusive aquelas que receberam a Janssen, que passa a contar com uma segunda dose – aplicada dois meses após a primeira – e a dose de reforço.

“Já tínhamos autorizado a aplicação desta dose de reforço, ou adicional, para todos aqueles que tinham tomado a segunda dose há mais de seis meses e que tivessem [mais de] 60 anos. Agora, graças às informações advindas dos estudos científicos realizados para avaliar a aplicação da terceira dose – e dos quais já temos dados preliminares -, decidimos ampliar esta dose de reforço para todos aqueles acima de 18 anos de idade que tenham tomado a segunda dose há mais de cinco meses”, disse o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

Ele garantiu que o estoque de imunizantes será suficiente para atender à demanda. Atualmente, há 12,47 milhões de pessoas aptas a receber a dose adicional.

Segundo o Ministério da Saúde, mais de 350 milhões de doses das vacinas contra a covid-19 já foram distribuídas para todo o país, e mais de 297 milhões já foram aplicadas ao longo de onze meses. Mais de 157 milhões de pessoas tomaram ao menos uma dose do imunizante – número que, segundo a pasta, representa 88% do público-alvo previsto no plano nacional de vacinação contra a doença. No entanto, cerca de 21 milhões de pessoas ainda não retornaram para tomar a segunda dose na data prevista.

Segundo a secretária extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, Rosana Melo, pessoas na faixa entre 25 e 34 anos formam a maioria dos que ainda não compareceram para tomar a segunda dose. Analisando qual vacina as pessoas que não completaram o ciclo vacinal receberam, a secretária aventa a hipótese de que, além de outros fatores (como a dificuldade de encontrarem tempo para retornar ao posto de vacinação), as reações características de cada imunizante podem estar desestimulando algumas pessoas.

“Algumas [vacinas], de fato, trazem [causam] alguns efeitos adversos que passam em um ou dois dias. A população tem que estar consciente disso. Tem que estar alerta e saber que estes efeitos são esperados e acontecem”, comentou Rosana, destacando que, junto com as recomendações de uso de máscara, distanciamento social e higienização das mãos frequente e adequada, a vacinação vem proporcionando a redução do número de casos graves da doença e, consequentemente, das internações e mortes.

“Hoje, nós temos, no Brasil, 21,11 milhões de pessoas que estão aptas a tomar a segunda dose da vacina e, assim, completarem seu esquema vacinal”, informou a secretária ao reforçar que, para aumentar suas proteções contra a doença, a pessoa tem que tomar todas as doses recomendadas pelos laboratórios fabricantes e autorizadas pelas autoridades sanitárias.

“Além disso, os estudos têm mostrado que, a partir do quinto ou sexto mês, independentemente do imunizante utilizado, há sim uma necessidade de reforçarmos nosso sistema imunológico tomando uma dose de reforço”, acrescentou a secretária, alertando para a importância de os estados seguirem as novas recomendações do ministério. “Se algum estado fizer separado, diferente, prejudicará muito o nosso planejamento.”

Leia também | Mercado financeiro eleva projeção da inflação para 9,77%; é a 32º aumento seguido

Janssen

Outra mudança anunciada pela pasta diz respeito à vacina da Janssen que era aplicada em dose única e passará a ter duas doses.

“No início, a recomendação era de que esta vacina fosse de dose única. Hoje, sabemos que é necessária esta proteção adicional. Então, quem já tomou a Janssen, agora vai tomar a segunda dose do mesmo imunizante. E, lá adiante, cinco meses após [a segunda dose], um reforço com imunizante diferente”, disse Queiroga. A segunda dose da Janssen deverá ser ministrada a partir de dois meses da primeira aplicação. 

Mega Vacinação

O ministro da Saúde participou da cerimônia de lançamento da campanha Mega Vacinação, marcada para o período de 20 e 26 de novembro. Para estimular a população a tomar todas as doses recomendadas da vacina e completar o ciclo de imunização, o ministério conta com a ampliação do horário de funcionamento dos postos de vacinação durante a iniciativa. 

“Já temos uma das campanhas de vacinação contra a covid-19 mais importantes do mundo, tendo ultrapassado os Estados Unidos em relação ao [percentual da] população imunizada, mas temos que avançar ainda mais para que não aconteça o que está ocorrendo em alguns países da Europa, onde observamos um aumento do número de casos”, alertou o ministro.

Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, durante lançamento da campanha Mega Vacinação | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

“Nosso objetivo é, através da campanha Mega Vacinação, ampliar ainda mais o acesso [da população às vacinas] e convencer as pessoas a procurarem as Unidades Básicas de Saúde [UBS] para, a partir daí, adquirirmos ainda mais a confiança do povo brasileiro e um controle sanitário eficiente para evitarmos possíveis novas ondas da covid-19”, disse Queiroga logo após a exibição de um vídeo promocional em que o Ministério da Saúde alerta que “proteção pela metade não é proteção”.

Outros países

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que governos estaduais e prefeituras, juntamente com o governo federal, devem discutir as medidas a serem adotadas para evitar que o número de casos da covid-19 volte a aumentar, a exemplo do que vem acontecendo em outros países, em especial, os europeus.

“O que desejamos é voltar à normalidade o mais rápido possível, mas precisamos olhar o que está acontecendo nos outros países”, declarou Queiroga ao ser perguntado se o conjunto de medidas relativas à vacinação anunciado esta manhã leva em conta a aproximação de datas festivas que costumam reunir multidões, como o réveillon e o carnaval.

“Estamos acompanhando o cenário epidemiológico. Então, a qualquer sinal de que possa haver um aumento de casos, as medidas de flexibilização podem, naturalmente, ser revistas. Seja no sentido de restringir, seja no sentido de torná-las mais liberais”, disse o ministro ao falar especificamente sobre o carnaval de 2022. “É uma questão que precisa ser discutida.”

Nas últimas semanas, vários países europeus anunciaram a retomada de algumas restrições sanitárias para tentar conter o recrudescimento dos casos de infecção pelo novo coronavírus, entre eles, a Alemanha, Áustria, Dinamarca, França e o Reino Unido. 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou que a batalha de países europeus contra a doença é uma “chamada de alerta” para o resto do mundo, uma vez que o vírus continua circulando.

Por Alex Rodrigues – Repórter da Agência Brasil – Brasília

Leia também | Uma nova era e a velocidade para o desenvolvimento

Compartilhar

Artigos Relacionados

Cultura: 17ª Exposição Amigos em Ação reúne arte e solidariedade em mostra cultural em Fortaleza

"Descanso Poente”, do artista plástico cearense Claudio Cesar | Foto: divulgação

13/11/2025

Cultura: 17ª Exposição Amigos em Ação reúne arte e solidariedade em mostra cultural em Fortaleza Evento celebra cidadania, voluntariado e a força transformadora da arte com obras de 75 artistas cearenses e nacionais


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Siga o Portal Terra da Luz

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2025/11/WhatsApp-Video-2025-11-12-at-10.08.45.mp4

Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Destinos Turísticos
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Banco Central Brasil Camilo Santana Ceará Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Economia Educação Esporte Estados Unidos evento Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Inscrições Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Ministério da Saúde Música Negócios Operação pandemia Pesquisa Polícia Federal política Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Projeto Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança STF sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 13/11/2025

    news-1763070709629-402 – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Infância: Alece certifica 151 municípios com o Selo Conselho Tutelar por boas práticas na proteção à infância e adolescência

  • 12/11/2025

    news-1762975821789-23298 – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Economia: Setor de serviços cresce 0,6% em setembro e registra oitavo mês consecutivo de alta, aponta IBGE

  • 12/11/2025

    Música: agenda de shows e novidades em novembro 2025 Comentado em Show: Futuro e Memória: grandes nomes da música cearense se reúnem em show no BNB Clube

  • 12/11/2025

    Copa do Mundo FIFA: Cristiano Ronaldo e vagas definidas Comentado em Futebol: Cristiano Ronaldo confirma que a Copa de 2026 será sua última e projeta aposentadoria até 2027

  • 12/11/2025

    Clara Comentado em Investigação: Polícia encontra R$ 400 mil “secando” em varal durante operação contra lavagem de dinheiro em Santa Catarina

  • 08/11/2025

    news-1762637744701-18518 – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Energia: Usina solar Noronha Verde promete eliminar uso de diesel e tornar ilha 100% sustentável até 2027

Últimas Notícias

  • Cultura: 17ª Exposição Amigos em Ação reúne arte e solidariedade em mostra cultural em Fortaleza0
    Cultura: 17ª Exposição Amigos em Ação reúne arte e solidariedade em mostra cultural em Fortaleza Evento celebra cidadania, voluntariado e a força transformadora da arte com obras de 75 artistas cearenses e nacionais
    13/11/2025
  • Direito: Condomínios reforçam regras e normas para festas de fim de ano e evitam conflitos entre moradores0
    Direito: Condomínios reforçam regras e normas para festas de fim de ano e evitam conflitos entre moradores Especialista em Direito Condominial orienta síndicos e condôminos sobre segurança, uso das áreas comuns e convivência respeitosa durante o período festivo
    13/11/2025
  • Política: Deputados estaduais recebem servidores da saúde que pedem ascensão profissional e reposição salarial0
    Política: Deputados estaduais recebem servidores da saúde que pedem ascensão profissional e reposição salarial Técnicos e auxiliares da rede pública reivindicam correção de enquadramento e valorização da carreira; parlamentares prometem intermediar diálogo com o Governo do Estado
    13/11/2025
  • Solidariedade: Shalom realiza Semana do Dia Mundial dos Pobres com atendimentos, serviços de beleza e ação itinerante nas ruas de Fortaleza e Aquiraz0
    Solidariedade: Shalom realiza Semana do Dia Mundial dos Pobres com atendimentos, serviços de beleza e ação itinerante nas ruas de Fortaleza e Aquiraz Iniciativa da Comunidade Católica Shalom promove cuidado, acolhimento e dignidade humana com atividades de saúde, assistência social e evangelização entre os dias 10 e 17 de novembro
    13/11/2025
  • Proteção: Alece certifica 151 municípios com o Selo Conselho Tutelar por boas práticas na proteção à infância e adolescência1
    Infância: Alece certifica 151 municípios com o Selo Conselho Tutelar por boas práticas na proteção à infância e adolescência Premiação inédita reconhece conselhos tutelares que se destacaram na promoção de direitos de crianças e adolescentes em todo o Ceará
    13/11/2025
  • Sufoco: Incêndio atinge Hospital César Cals em Fortaleza e força retirada de bebês em incubadoras0
    Sufoco: Incêndio atinge Hospital César Cals em Fortaleza e força retirada de bebês em incubadoras Fogo começou na subestação de energia do hospital; Secretaria da Saúde confirma que não houve feridos e áreas assistenciais não foram atingidas
    13/11/2025
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas