logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Saúde mental e coração uma relação que ganha destaque e merece atenção no Janeiro Branco
Cuidados Saúde mental e coração: uma relação que ganha destaque e merece atenção no Janeiro Branco
15/01/2025
Siderurgia: ArcelorMittal unidade Pecém consolida capacidade operacional
Siderurgia ArcelorMittal unidade Pecém consolida capacidade operacional
15/01/2025
Exibir tudo

Ciência Projeto Pele de Tilápia celebra 10 anos e lança oferta pública para aquisição do biomaterial por empresas O Edital nº 01/2025 é direcionado a empresas interessadas em obter o produto para preparo de curativos voltados ao tratamento de lesões em humanos e animais

Projeto Pele de Tilápia celebra 10 anos e lança oferta pública para aquisição do biomaterial por empresas

O produto é uma solução inovadora que melhora substancialmente a qualidade de vida dos pacientes, reduzindo o limiar de dor, o número de trocas de curativos e o risco de infecções. Foto: Viktor Braga/UFC

A pele da tilápia é, desde 2015, protagonista de um número crescente de investigações científicas para o tratamento de queimaduras na medicina regenerativa brasileira, baseada em técnica inovadora criada na Universidade Federal do Ceará (UFC), em parceria com representantes da sociedade. Ao longo de 10 anos, avanços de outras abordagens ampliam suas possibilidades de emprego no tratamento de queimaduras, úlceras, em cirurgias de reconstrução vaginal, na redesignação sexual e na veterinária, entre outras.

Para expandir o alcance dos tratamentos à base desse biomaterial, a Coordenadoria de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia (CPITT) da Universidade Federal do Ceará lançou oferta pública para uso da pele da tilápia liofilizada como curativo no tratamento de lesões em humanos e animais. O Edital nº 01/2025 é direcionado a empresas interessadas em obter o produto para preparo de curativos voltados ao tratamento de lesões em humanos e animais.

O produto é uma solução inovadora que melhora substancialmente a qualidade de vida dos pacientes, reduzindo o limiar de dor, o número de trocas de curativos, o risco de infecções, a permanência hospitalar, o gasto de insumos médicos, além de diminuir a carga de trabalho da equipe médica durante o tratamento de queimaduras e feridas. O biomaterial também originou novos métodos cirúrgicos que reduzem a morbidade pós-operatória, os custos cirúrgicos e a necessidade de autoenxertos (procedimento cirúrgico que consiste na transferência de um tecido ou órgão do próprio paciente para outra parte do corpo), acelerando ainda a recuperação após intervenções mais invasivas.

A oferta busca selecionar a proposta mais vantajosa para concessão de licença exclusiva para uso, desenvolvimento, produção e comercialização da patente intitulada “Processo de obtenção de curativo biológico oclusivo, uso do mesmo e kit” (BR 102019023961) registrada pela UFC no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).  

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

As empresas interessadas devem enviar as propostas até o dia 14 de fevereiro de 2025 pelo e-mail ufcinovaparcerias@ufc.br. Todos os documentos necessários estão descritos no edital da oferta pública (https://ufcinova.ufc.br/pt/oferta-publica-2/).    

Projeto pele de tilápia

Os estudos sobre o uso da pele da tilápia na medicina regenerativa foram iniciados em 2015 por pesquisadores da UFC e pelo médico Edmar Maciel Lima Júnior, do Instituto Dr. José Frota. As primeiras descobertas foram alcançadas no Núcleo de Pesquisas e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM), sob coordenação do professor Manoel Odorico de Moraes Filho.

Inicialmente, as pesquisas trabalhavam sob a perspectiva de aplicação apenas no tratamento de queimaduras de segundo grau e em feridas agudas ou crônicas. Até então, a medicina brasileira não dispunha de nenhuma cobertura cutânea temporária de origem animal para o tratamento dessas lesões – à diferença, por exemplo, dos Estados Unidos, onde a pele de porco é utilizada para essa finalidade e em larga escala. A importação do produto norte-americano nunca se mostrou comercialmente viável no Brasil, e a pele da tilápia, então, surgiu como uma alternativa revolucionária para preencher essa lacuna.

Isso porque os estudos empreendidos por Edmar Maciel – juntamente com a equipe de Histologia da professora Ana Paula Negreiros, da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE) da UFC – identificaram a existência de grande conteúdo de colágeno tipo I na pele da tilápia, uma proteína que, ao interagir com feridas ou queimaduras, promove a aceleração dos processos de cicatrização e de reparação da matriz dérmica. A derme do peixe adere ao leito da lesão, evitando a perda de líquidos, promovendo uma barreira à invasão bacteriana e proporcionando o alívio da dor.

Atualmente, 337 pesquisadores estão envolvidos nos estudos de desenvolvimento de novos produtos com a pele da tilápia, espalhados por nove países, como Colômbia, Argentina, Guatemala, Estados Unidos, Alemanha e Holanda. Toda essa rede de investigação, que soma 100 projetos de pesquisa, está sob a coordenação de Edmar Maciel. Além do coordenador, também são inventores a Profª Maria Elisabete Amaral de Moraes, o Prof. Carlos Roberto Koscky Paier e o Prof. Felipe Augusto Rocha Rodrigues, atualmente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Além da pele liofilizada, foram desenvolvidos a pele no glicerol, a matriz acelular e o colágeno purificado de pele de tilápia, para os quais existem ou foram solicitadas patentes no Brasil e no exterior.  

Os estudos com esses produtos – já realizados, inclusive, em parceria com instituições como a NASA, a FIOCRUZ e o BUTANTAN – geraram, até o momento, 41 publicações em revistas científicas nacionais e internacionais e mais de 950 matérias publicadas na imprensa de 62 países, em 17 idiomas. Além disso, angariaram ao todo 25 premiações, todas em primeiro lugar, incluindo o Prêmio Eurofarma de Inovação.

Ao todo, a UFC depositou quatro patentes com produtos desenvolvidos a partir da pele da tilápia. Os produtos já foram utilizados em missões médicas para cuidado de vítimas de incêndio na Califórnia, Líbano, Pantanal e Uberaba e de enchentes no Rio Grande do Sul. O invento também é reconhecido midiaticamente, com citações nas séries Grey’s Anatomy, The Good Doctor, Vampiros, The Resident e One Piece. Em 2019, a pesquisa foi apresentada no Palácio do Planalto do Brasil.  

A tilápia

A tilápia-do-nilo, da qual é retirada a pele para os referidos estudos, é o peixe mais consumido no Brasil. Originalmente de água doce (por mais que recentemente tenha se adaptado ao mar brasileiro), o peixe é de fácil reprodução e existe em grandes quantidades no Brasil, especialmente no Nordeste.

Apesar do grande consumo, a pele da tilápia costuma ser descartada, e apenas 1% dela é utilizado no artesanato. Esse fato garante a viabilidade econômica do uso desse material. Além disso, animais aquáticos disseminam menos doenças que os terrestres, o que torna a pele da tilápia clinicamente mais segura.

Por Agência UFC

Leia também| Saúde mental e coração: uma relação que ganha destaque e merece atenção no Janeiro Branco

Cuidados Saúde mental e coração: uma relação que ganha destaque e merece atenção no Janeiro Branco
Compartilhar

Artigos Relacionados

Meio Ambiente: Programa Re-ciclo é retomado em Fortaleza com bonificações e atendimento a 27 bairros

O projeto destina triciclos elétricos a catadores de materiais recicláveis, incentivando uma cidade mais limpa e com menor impacto ambiental | Foto: divulgação

07/11/2025

Meio Ambiente: Programa Re-ciclo é retomado em Fortaleza com bonificações e atendimento a 27 bairros Iniciativa sustentável da Prefeitura utiliza triciclos elétricos e garante renda extra a catadores, ampliando a coleta seletiva na capital cearense


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Siga o Portal Terra da Luz

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2022/04/@portalterradaluz-portalterradaluz.com_.br_.mp4

Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Destinos Turísticos
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
Portal Terra da Luz
✕

Tags

artigo Banco Central Brasil Camilo Santana Ceará Covid-19 Cultura Economia Educação Esporte Estados Unidos evento Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Inscrições Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Ministério da Saúde Música Negócios Operação pandemia Pesquisa Polícia Federal política Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Projeto Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança STF sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 04/11/2025

    Galera da Torcida acompanha Brasileirão e NBB ao vivo Comentado em Futebol: Brasileirão 2025 ultrapassa 8 milhões de torcedores e deve superar R$ 400 milhões em renda

  • 04/11/2025

    news-1762281594738-21270 – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Censo: IBGE revela os sobrenomes mais populares do Brasil; “Silva” lidera com 34 milhões de registros

  • 04/11/2025

    Ciência revela avanços e desafios em saúde e tecnologia Comentado em Inovação: Feira do Conhecimento 2025 celebra ciência e inovação no Ceará com programação gratuita de 6 a 8 de novembro

  • 04/11/2025

    news-1762268185109-21071 – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Economia: Produção industrial do Brasil recua 0,4% em setembro, aponta IBGE

  • 04/11/2025

    Israel Gonçalves da Silva Comentado em Solidariedade: Empresa Vitória completa 27 anos de campanhas e mobiliza nova ação de doação de sangue em Caucaia

  • 03/11/2025

    Atletismo: Brasil brilha e domina o Sul-Americano Sub-20 Comentado em Atletismo: Pedrina Silva Vieira quebra recorde e vence etapa de Fortaleza do Circuito CAIXA 2025

Últimas Notícias

  • Meio Ambiente: Programa Re-ciclo é retomado em Fortaleza com bonificações e atendimento a 27 bairros0
    Meio Ambiente: Programa Re-ciclo é retomado em Fortaleza com bonificações e atendimento a 27 bairros Iniciativa sustentável da Prefeitura utiliza triciclos elétricos e garante renda extra a catadores, ampliando a coleta seletiva na capital cearense
    07/11/2025
  • Política: Com prisão iminente, Bolsonaro intensifica articulações políticas e pede autorização ao STF para reuniões0
    Política: Com prisão iminente, Bolsonaro intensifica articulações políticas e pede autorização ao STF para reuniões Ex-presidente busca discutir cenários eleitorais de 2026 com aliados como Ronaldo Caiado e Guilherme Derrite, enquanto aguarda julgamento de recursos na Suprema Corte
    07/11/2025
  • Segurança: Polícia Federal posiciona snipers para reforçar segurança da COP30 em Belém0
    Segurança: Polícia Federal posiciona snipers para reforçar segurança da COP30 em Belém Atiradores de elite do COT atuam como contrasnipers e integram operação de proteção de autoridades e delegações internacionais durante o evento climático
    07/11/2025
  • Fórmula 1: GP de São Paulo 2025: veja onde assistir à corrida da F1 e os horários das provas0
    Fórmula 1: GP de São Paulo 2025: veja onde assistir à corrida da F1 e os horários das provas Etapa em Interlagos pode definir os pilotos com mais chances de título na temporada; Lando Norris lidera a classificação seguido de Oscar Piastri e Max Verstappen
    07/11/2025
  • Justiça: Moraes rejeita pedido de avaliação médica de Bolsonaro por falta de pertinência com ação penal0
    Justiça: Moraes rejeita pedido de avaliação médica de Bolsonaro por falta de pertinência com ação penal Secretaria de Administração Penitenciária de Brasília havia solicitado exame para avaliar se o ex-presidente teria condições de cumprir pena na Papuda
    07/11/2025
  • Investigação: Um ano após morte de delator do PCC, foragidos são protegidos pelo Comando Vermelho no Rio de Janeiro0
    Investigação: Um ano após morte de delator do PCC, foragidos são protegidos pelo Comando Vermelho no Rio de Janeiro Investigações apontam que criminosos envolvidos na execução de Antonio Vinicius Gritzbach, ocorrida em 2024, receberam abrigo de traficantes da facção carioca
    07/11/2025
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas