logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Astronomia: Planetário Rubens de Azevedo amplia funcionamento e capacidade de ocupação
Astronomia Planetário Rubens de Azevedo amplia funcionamento e capacidade de ocupação
28/10/2021
Happy Hour: Colosso Fortaleza lança o ‘Mule Day’
Happy Hour Colosso Fortaleza lança o ‘Mule Day’
28/10/2021
Exibir tudo

Asfalto e Sinalização Russas e Choró recebem investimentos em segurança viária através do Programa Sinalize Serão 40.000 m² de asfalto nos dois municípios, mais sinalizações horizontais e verticais. O prazo de execução das obras é de um ano

Asfalto e Sinalização: Russas e Choró recebem investimentos em segurança viária através do Programa Sinalize

O governador do Ceará em exercício, deputado Evandro Leitão, assinou as ordens de serviço que autorizaram o início das obras | Foto: Tatiana Fortes

As intervenções do Programa Sinalize, do Governo do Ceará, chegaram aos municípios de Russas e Choró. As ordens de serviço para o início das obras foram assinadas pelo governador em exercício, Evandro Leitão. Foram autorizados os serviços de pavimentação e sinalização de vias de trânsito urbano das duas cidades. Serão 40.000 m² de asfalto no total, mais sinalizações horizontais e verticais. O prazo de execução das obras é de um ano.

Em Russas, Evandro Leitão ressaltou o papel do município para a região e o merecimento da população em receber essas benfeitorias. “É um município polo, que vem se desenvolvendo ao longo dos anos e merece toda a atenção. Os investimentos em pavimentação vão mudar a realidade, promovendo mais segurança e conforto. São obras que impactam na vida das pessoas. São quase R$ 200 milhões investidos nos 183 municípios do Ceará, tirando Fortaleza”, destacou.

O serviço de aplicação do asfalto no município já começou. Evandro Leitão lembrou, ainda, que Russas irá receber um Centro de Educação Infantil nos próximos meses, um entreposto da Ceasa, além da inauguração do Hospital Regional do Vale do Jaguaribe, que fica localizado em Limoeiro do Norte, mas atenderá moradores de Russas e de toda a região.

O prefeito Sávio Gurgel ressaltou o ganho que representa para a população essas obras do Sinalize. “É muita satisfação receber o Programa Sinalize, de grande importância para a pavimentação de nossas ruas. Isso significa educação no trânsito, sinalização e qualidade de vida. Só sabe a importância de uma pavimentação dessa quem mora em uma rua cheia de buracos, com poeira e alagamentos”, disse o gestor municipal.

O agente comunitário de saúde José Barreto transita bastante pelo município de Russas. Agora, com a chegada desse pacote de benfeitorias para o trânsito, ele acredita que o número de acidentes envolvendo carros e motocicleta vai diminuir bastante. “É muito bom o que o Governo do Estado está fazendo junto com a Prefeitura. É uma melhoria para que haja menos acidentes, já que temos muitos em vias que não estão com um bom acesso”, acredita José.

Leia também | Governo do Ceará assina acordo de 2 bi de dólares em investimento na produção de Hidrogênio Verde

Choró

Em Choró, a comitiva foi recebida pela banda de música Iraci Duarte Dantas, contemplada com o projeto do Governo do Ceará Toda Banda de Música é uma Escola e já mostrou o trabalho com os novos instrumentos entregues pelo Governo do Ceará por meio do Programa “Toda Banda de Música é uma Escola”.

Banda de música Iraci Duarte Dantas | Foto: Tatiana Fortes

O município será contemplado com o pacote de obras que inclui 10.000 m² de asfalto, além de sinalização. A professora Loreta Alves, afirma que é uma satisfação ver a cidade melhorando. “Nós precisamos de mais segurança para o nosso deslocamento e uma rua sinalizada e asfaltada facilita a mobilidade e aproxima mais as pessoas. Que bom que estamos vendo isso acontecer aqui em Choró”.

O prefeito de Choró, Marcondes Jucá, agradeceu pela parceria que viabilizam, além do Sinalize, obras nas áreas de educação e saúde. “Foi a parceira com o Governo do Ceará, com o governador Camilo Santana, que viabilizou a reforma do Hospital Municipal que hoje permite que a população seja atendida com dignidade”.

O governador em exercício, Evandro Leitão, ressaltou que os investimentos que estão acontecendo em todo o Ceará só são possíveis graças ao equilíbrio das finanças públicas. “Estou muito feliz em estar em Choró neste dia de hoje. Tudo que foi feito aqui em Choró significa parceria entre o Estado e o município. Obras diversas que chegam para melhorar a vida das pessoas e este é o compromisso do governador Camilo Santana e da vice-governadora Izolda Cela. Isso só foi possível porque o Estado do Ceará está equilibrado e podendo levar investimentos de forma republicana para os 184 municípios”, afirmou.

Solenidade de assinatura da Ordem de Serviço do Programa Sinalize, em Choró | Fotos: Tatiana Fortes

Sinalize

O programa Sinalize busca melhorar a qualidade viária dos municípios para dar mais segurança a motoristas e pedestres no dia a dia. Para isso, o Governo do Ceará está investindo R$ 198 milhões. Ao todo, serão utilizados 3.900.000 m² de asfalto. Todos os municípios cearenses vão ser contemplados. A quantidade de malha asfáltica aplicada vai variar de acordo com a população de cada um, podendo ser aplicado um dos três pacotes de intervenção: 10 mil m², 20 mil m² ou 30 mil m².

Francisca Martins de Lima é agente de saúde e trabalha no Programa de Apoio do Desenvolvimento Infantil (Padin), integrante do Mais Infância Ceará. Ela destaca que a parceira com o Governo do Ceará representa a chegada de melhorias para o município. “Desde 2017 a gente precisa se deslocar para cuidar das crianças que estão em comunidades mais afastadas da sede. É um deslocamento que demora, mas com este projeto nós temos a esperança de chegar mais rápido para atender a quem mais precisa”, afirmou.

Leia também | CSP atinge nível de excelência ao reciclar 99,3% dos resíduos sólidos da produção do aço no Ceará

Compartilhar

Artigos Relacionados

Anvisa mantém suspensão parcial de produtos Ypê

Produtos da marca Ypê seguem sob monitoramento da Anvisa após fiscalização identificar irregularidades sanitárias em parte da produção. | Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

15/06/2026

Consumidor: Anvisa mantém suspensão parcial de produtos Ypê Agência libera parte dos lotes fabricados em 2026, mas mantém restrições para desinfetantes, detergentes e lava-roupas específicos


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Mais energia para o Brasil

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/05/WhatsApp-Video-2026-05-15-at-16.56.42-1.mp4
✕

Redes Sociais

Categorias

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 12/06/2026

    Negócios: Geopolítica desafia empresários no Ceará – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Negócios: Geopolítica desafia empresários no Ceará

  • 07/06/2026

    Política: PL e PT lideram pedidos de CPI do Master – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Política: PL e PT lideram pedidos de CPI do Master

  • 07/06/2026

    Investigação: PF mira rastrear bens de Vorcaro no exterior Polícia Federal avalia acionar difusão prateada da Interpol para mapear patrimônio e transações internacionais do dono do Banco Master – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Investigação: PF mira rastrear bens de Vorcaro no exterior

  • 04/06/2026

    Justiça: Kassio relatará ações sobre Master e filme – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Justiça: Kassio relatará ações sobre Master e filme

  • 04/06/2026

    Energia: Danilo volta a criticar leilão de energia Deputado questiona LRCap 2026, enquanto técnicos do setor defendem certame para evitar risco de apagões no país – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Energia: Danilo volta a criticar leilão de energia

  • 03/06/2026

    Mulheres: Alece amplia rede de proteção no Interior – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Mulheres: Alece amplia rede de proteção no Interior

Últimas Notícias

  • Anvisa mantém suspensão parcial de produtos Ypê0
    Consumidor: Anvisa mantém suspensão parcial de produtos Ypê Agência libera parte dos lotes fabricados em 2026, mas mantém restrições para desinfetantes, detergentes e lava-roupas específicos
    15/06/2026
  • Prescrição por farmacêuticos ainda gera dúvidas0
    Saúde: Prescrição por farmacêuticos ainda gera dúvidas Resolução ampliou atribuições dos profissionais em 2025, mas população ainda busca esclarecimentos sobre limites e regras da prática
    15/06/2026
  • Juazeiro do Norte decreta luto após morte de atletas0
    Ceará: Juazeiro do Norte decreta luto após morte de atletas Sete integrantes de equipes de basquete morreram em acidente com ônibus na CE-187, em Tauá; dezenas ficaram feridos
    15/06/2026
  • Sete atletas morrem em acidente de ônibus0
    Tragédia: Sete atletas morrem em acidente de ônibus Veículo com delegação esportiva capotou na CE-187, em Tauá, deixando sete mortos e pelo menos 30 feridos
    15/06/2026
  • Mundo: EUA e Irã anunciam acordo de paz0
    Mundo: EUA e Irã anunciam acordo de paz Trump e primeiro-ministro do Paquistão afirmam que tratado será assinado na Suíça; cessar-fogo deve começar ainda nesta noite
    14/06/2026
  • Política: Alcolumbre trava agenda do governo no Senado0
    Política: Alcolumbre trava agenda do governo no Senado Sem diálogo direto com Lula, presidente do Senado segura pautas prioritárias do Executivo e acelera projetos com impacto bilionário nas contas públicas
    14/06/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas