logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Economia: Holanda anuncia compra de cinco aviões cargueiros da Embraer
Negócios Holanda anuncia compra de cinco aviões cargueiros da Embraer
16/06/2022
Brasileirão: Palmeiras atropela Atlético-GO para abrir folga na liderança
Brasileirão Palmeiras atropela Atlético-GO para abrir folga na liderança
16/06/2022
Exibir tudo

Acnur Deslocamento forçado atinge 89,3 milhões de pessoas em 2021 Relatório indica aumento de 8% em relação a 2020

Acnur: Deslocamento forçado atinge 89,3 milhões de pessoas em 2021

Segundo a Acnur, a guerra da Rússia contra a Ucrânia “causou a mais veloz e uma das maiores crises de deslocamento forçado de pessoas desde a Segunda Guerra Mundial” | Foto: Stoyan Nenov/Reuters

O deslocamento global de pessoas forçadas a deixar suas casas atingiu novo recorde na última década, o que mostra tendência de crescimento a cada ano. De acordo com o relatório Tendências Globais – Deslocamento Forçado em 2021, divulgado pela Agência da Organização das Nações Unidas (ONU) para Refugiados (Acnur), o número de pessoas que tiveram que abandonar as suas casas está no nível mais alto desde que começou a ser registrado. “Uma tendência que só pode ser revertida por um novo e combinado esforço em favor da paz”, indicou a ACNUR.

O relatório, lançado nesta quinta-feira (16/05), em uma parceria da Acnur com o Sesc Rio, apontou que o número de pessoas deslocadas por guerras, violência, perseguições e abusos de direitos humanos atingiu 89,3 milhões de pessoas no final de 2021, o que representa crescimento de 8% em relação ao ano anterior e mais que o dobro verificado há 10 anos.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<< 

Segundo a Acnur, a guerra da Rússia contra a Ucrânia “causou a mais veloz e uma das maiores crises de deslocamento forçado de pessoas desde a Segunda Guerra Mundial”. O número foi reforçado ainda por outras emergências humanitárias, da África ao Afeganistão, que levaram à marca dramática de 100 milhões de pessoas em maio de 2022.

“Ou a comunidade internacional se une para enfrentar esta tragédia humana, resolver conflitos e encontrar soluções duráveis, ou esta tendência terrível continuará”, alertou o Alto Comissário da ONU para Refugiados, Filippo Grandi.

De acordo com dados do Banco Mundial, houve a intensificação de conflitos em 23 países, com população estimada de 850 milhões de pessoas, que enfrentaram confrontos de intensidade média ou alta no último ano.

A privação das pessoas também foi impactada pela escassez de comida, pela inflação e pela crise climática e exige “uma maior resposta humanitária no momento em que as projeções de financiamento para muitas dessas situações se apresentam sombrias”.

Leia também | Avião da PF chega a Brasília com restos mortais de desaparecidos

Refugiadas

O número de pessoas refugiadas cresceu para 27,1 milhões em 2021 e as chegadas aumentaram significativamente em Uganda, Chade e Sudão, entre outros países. O relatório apontou que a maioria destas pessoas, mais uma vez, foi acolhida por países vizinhos com poucos recursos. “O número de solicitantes do reconhecimento da condição de refugiado chegou a 4,6 milhões (um crescimento de 11%)”, acrescentou.

O ano de 2021 registrou ainda o 15º crescimento anual consecutivo no número de pessoas deslocadas dentro de seus próprios países, que alcançou 53,2 milhões de pessoas. Segundo a Acnur, a alta foi provocada por violência crescente ou conflitos em diferentes lugares, como Mianmar.

“O conflito em Tigray e em outras regiões da Etiópia levou a um deslocamento de milhões de pessoas dentro do país. Insurgentes no Sahel causaram novas ondas de deslocamento forçado, particularmente em Burquina Faso e no Chade”, destacou.

O relatório avaliou ainda que a velocidade e o volume do deslocamento têm sido maiores do que a disponibilidade de soluções para as pessoas deslocadas, tais como retorno a suas casas, reassentamento e integração local. Apesar disso, o estudo Tendências Globais – Deslocamento Forçado em 2021 mostrou alguns sinais de esperança.

De acordo com o Alto Comissário Filippo Grandi, ao mesmo tempo em que são notadas novas e terríveis situações de refugiados simultâneas às já existentes, que permanecem ativas e sem solução, também existem exemplos de países e comunidades trabalhando juntos para encontrar soluções às pessoas deslocadas.

“Isto tem acontecido em lugares específicos – como a cooperação regional para a repatriação de costa-marfinenses – e essas importantes decisões precisam se replicadas e aumentadas em todos os lugares”, afirmou.

Outro sinal de esperança está relacionado ao número de pessoas apátridas. Embora tenha crescido discretamente em 2021, cerca de 81,2 mil delas conquistaram nacionalidade ou a confirmaram, “configurando a maior redução de casos de apátridas, desde que o Acnur iniciou a campanha #IBelong [#EuPertenço] em 2014”.

O relatório Tendências Globais é divulgado simultaneamente com o Relatório Global (ou Global Report), que informa sobre os programas de atividades do Acnur para responder às necessidades de todas as pessoas forçadas a se deslocar, e também da população mundial reconhecida como apátrida.

Por Cristina Indio do Brasil – Repórter da Agência Brasil – Rio de Janeiro

Leia também | UFRN detecta duas novas variantes Ômicron da covid-19

Saúde UFRN detecta duas novas variantes Ômicron da covid-19
Compartilhar

Artigos Relacionados

Política: Derrota de Messias impõe dilema a Lula

Governo avalia nova indicação ao STF após rejeição de Jorge Messias no Senado | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

30/04/2026

Política: Derrota de Messias impõe dilema a Lula Planalto avalia nova indicação ao STF


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Alece – Ceará de Valores

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/02/VT-Ceara-de-Valores.mp4

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 26/04/2026

    Maria Lucileide Comentado em Educação: Seminário fortalece educação legislativa na Ibiapaba

  • 26/04/2026

    Maria Lucileide Comentado em Educação: Seminário fortalece educação legislativa na Ibiapaba

  • 25/04/2026

    Alertas globais e pressões internas mexem com a economia mundial, 25 de abril de 2026, Economia – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Negócios: M7 Summit reúne lideranças e debate economia

  • 24/04/2026

    Rafaele Esmeraldo Comentado em Cultura: Musical cearense aborda amor e sofrência atual

  • 23/04/2026

    Conta de luz sobe e atinge 29 milhões no país – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Energia: Conta de luz sobe e atinge 29 milhões no país

  • 17/04/2026

    nano banana 2 Comentado em Digital Como criar apresentações profissionais com IA em minutos

Últimas Notícias

  • Política: Derrota de Messias impõe dilema a Lula0
    Política: Derrota de Messias impõe dilema a Lula Planalto avalia nova indicação ao STF
    30/04/2026
  • Educação: Aluno do CE tem melhor desempenho em olimpíada0
    Educação: Aluno do CE tem melhor desempenho em olimpíada Estudante conquista prata em competição internacional
    29/04/2026
  • Política: Câmara aprova PEC do SUAS em 2º turno0
    Política: Câmara aprova PEC do SUAS em 2º turno Proposta garante financiamento à assistência social
    29/04/2026
  • Acidente: Ônibus colide com caminhão na CE-040 em Cascavel0
    Acidente: Ônibus colide com caminhão na CE-040 em Cascavel Batida deixou feridos e interditou rodovia
    29/04/2026
  • Meio Ambiente: Dia da Caatinga destaca conservação no Ceará0
    Meio Ambiente: Dia da Caatinga destaca conservação no Ceará Parque Arvorar abriga aves e reforça preservação
    28/04/2026
  • Operação: PF investiga corrupção no Porto do Rio0
    Operação: PF investiga corrupção no Porto do Rio Auditores e analistas são afastados por suspeita de esquema
    28/04/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas