logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Eventos
  • Artigos
  • Contato
Memorabilia: Integrantes da Boyce Avenue assinam guitarras doadas ao Hard Rock Cafe Fortaleza
Memorabilia Integrantes da Boyce Avenue assinam guitarras doadas ao Hard Rock Cafe Fortaleza
22/06/2022
Investimentos: Diagonal Engenharia promove evento para investidores com foco em rentabilidade
Investimentos Diagonal Engenharia promove evento para investidores com foco em rentabilidade
22/06/2022
Exibir tudo

Acesso Pago PF prende ex-Ministro da Educação do governo Bolsonaro acusado de desvio de dinheiro público Milton Ribeiro e outras 4 pessoas são acusados de tráfico de influência e corrupção para a liberação de recursos do FNDE

Compartilhar
Acesso Pago: PF prende ex-Ministro da Educação do governo Bolsonaro acusado de desvio de dinheiro público

Há mandados de prisão para cinco pessoas nos estados de Goiás, São Paulo e Pará, além do Distrito Federal | Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

A Polícia Federal realiza, nesta quarta-feira (22/06), a Operação Acesso Pago, com o objetivo de investigar suposto “tráfico de influência e corrupção para a a liberação de recursos públicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)”, vinculado ao Ministério da Educação (MEC).

De acordo com os investigadores, 13 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos. Há mandados de prisão para cinco pessoas nos estados de Goiás, São Paulo e Pará, além do Distrito Federal.

“Outras medidas cautelares diversas, como proibição de contatos entre os investigados e envolvidos, também foram efetuadas”, informou a PF ao esclarecer que a operação tem, como base, documentos, depoimentos e um relatório investigativo da Controladoria-Geral da União (CGU).

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Práticas criminosas

Com esses documentos reunidos em inquérito policial, “foram identificados possíveis indícios de prática criminosa para a liberação das verbas públicas”, informou a PF.

As ordens judiciais foram emitidas pela 15ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária do Distrito Federal, após declínio de competência à primeira instância. A investigação corre sob sigilo. A operação deflagrada hoje foi autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), já que um dos investigados tem foro privilegiado.

As suspeitas de desvios em recursos do FNDE, que teriam sido praticados quando o MEC tinha à frente o ministro Milton Ribeiro, foram também alvo de inspeção do Tribunal de Contas da União (TCU), em abril, após a divulgação de um áudio em que ele disse favorecer prefeituras de municípios ligados aos pastores Arilton Moura e Gilmar Silva, que teriam atuado como intermediários junto aos municípios na liberação de recursos, em troca de pagamento de propina.

O caso culminou com a exoneração de Milton Ribeiro, e também levou à abertura de inquérito no STF e na PF, além de uma fiscalização extraordinária do próprio TCU.

Posteriormente, o presidente do FNDE, Marcelo Lopes da Ponte, teve de dar explicações sobre o caso durante audiência pública na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. Na oportunidade, ele negou ter sofrido influência de pastores ou de quaisquer outras pessoas na gestão do órgão.

O Ministério da Educação divulgou, há pouco, uma nota na qual se manifesta sobre “investigações da gestão anterior”. Nela, afirma que colabora com “todas as instâncias de investigação”, e que, inclusive, recebeu hoje uma equipe de investigadores em sua sede.

“O MEC reforça que continua contribuindo com os órgãos de controle para que os fatos sejam esclarecidos com a maior brevidade possível”, diz a nota ao ressaltar que o governo federal “não compactua com qualquer ato irregular.”

Leia também | Ação integrada contra pirataria prende nove pessoas em três Estados

Presidente comenta

A operação deflagrada hoje foi comentada hoje pelo presidente Jair Bolsonaro durante entrevista à Rádio Itatiaia, retransmitida nas redes sociais do presidente.

“Se teve prisão [de Milton Ribeiro], é por causa da [atuação da] PF. É sinal de que ela está agindo. Ele que responda pelos atos dele”, disse o presidente.

Bolsonaro relatou ter sido informado de que, na conversa com os pastores, Milton Ribeiro “estaria em uma conversa informal, com pessoas da confiança dele”, em meio a negociações de recursos com prefeitos.

“Se tiver algo de errado, ele [Milton Ribeiro] vai responder. E se for culpado, vai pagar. O governo colabora com as investigações, e não compactua com isso”, disse Bolsonaro ao lembrar que afastou o ministro “na hora em que tinha de se afastar, até para dar, a ele, “oportunidade para se defender.”

Penas

A PF informou, em nota, que crime de tráfico de influência tem pena prevista de dois a cinco anos de reclusão. Acrescenta, ainda, que também estão sendo investigados “fatos tipificados como crime de corrupção passiva (2 a 12 anos de reclusão), prevaricação (3 meses a 1 ano de detenção) e advocacia administrativa (1 a 3 meses).”

Por Pedro Peduzzi – Repórter da Agência Brasil – Brasília

Leia também | Delegado diz que vereador Gabriel Monteiro cometeu crime

Investigação Delegado diz que vereador Gabriel Monteiro cometeu crime
Compartilhar

Artigos Relacionados

Combate ao Tráfico: FAB intercepta avião com 500 quilos de cocaína

Após tiro de detenção, o avião fez um pouso forçado no Estado de São Paulo, entre as cidades de Jales e Pontalinda | Foto: reprodução

04/07/2022

Combate ao Tráfico FAB intercepta avião com 500 quilos de cocaína Operação foi feita em Mato Grosso do Sul


Leia mais

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SESC

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública.

Redes Sociais

Programe-se

Slide Slide Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destinos Turísticos
  • Economia & Negócios
  • Esportes
  • Eventos
  • Notícias
  • Principal

Siga o Portal Terra da Luz

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2022/04/@portalterradaluz-portalterradaluz.com_.br_.mp4
Portal Terra da Luz

Tags

Banco Central Brasil Camilo Santana Capacitação Ceará Combate à Covid coronavírus Corpo De Bombeiros Covid-19 Cultura Economia Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governador governo do Ceará inflação José Sarto Meio Ambiente Minas Gerais Ministério da Saúde Ministério Público Negócios Operação Opinião pandemia PF Polícia Civil Polícia Federal Portal terra da luz Prefeito de Fortaleza Prefeitura de Fortaleza presidente Retomada Rio de Janeiro Rússia saúde Segurança São Paulo Turismo Ucrânia vacina vacinação
Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz.

Últimos comentários

  • 17/06/2022

    Rafaela Comentado em Denúncia Medicamento para emagrecimento oferecido na internet como natural esconde risco para a saúde

  • 11/06/2022

    Bel Comentado em Denúncia Medicamento para emagrecimento oferecido na internet como natural esconde risco para a saúde

  • 30/05/2022

    Manoel Rodrigues Vidal Comentado em Opinião DFB 2022: Ousadia muito além das passarelas

  • 30/05/2022

    Angela Maria Uchôa Rodrigues Comentado em Opinião DFB 2022: Ousadia muito além das passarelas

  • 28/05/2022

    Amanda Comentado em Denúncia Medicamento para emagrecimento oferecido na internet como natural esconde risco para a saúde

  • 24/05/2022

    José Mendes Comentado em Artes Marciais Atleta de 9 anos poderá ser o mais jovem a conquistar a faixa preta de taekwondo no Ceará

Últimas Notícias

  • Combate ao Tráfico: FAB intercepta avião com 500 quilos de cocaína0
    Combate ao Tráfico FAB intercepta avião com 500 quilos de cocaína Operação foi feita em Mato Grosso do Sul
    04/07/2022
  • Até o momento, 76 casos de varíola dos macacos (monkeypox) foram confirmados em todo o país.|Foto: CDC EUA/Reprodução.0
    Saúde Casos de varíola dos macacos chegam a 76 em todo o país Informação é do Ministério da Saúde
    04/07/2022
  • Previdência: Atendimento no INSS passa a ter novas regras0
    Previdência Atendimento no INSS passa a ter novas regras Normas passam a valer a partir desta segunda-feira (04/07)
    04/07/2022
  • Saúde: Estudo alerta para urgência de novos tratamentos contra verminoses0
    Saúde Estudo alerta para urgência de novos tratamentos contra verminoses Doenças atingem os mais pobres e não atraem investimentos em pesquisa
    04/07/2022
  • Férias: Como evitar acidentes com as crianças no período de lazer0
    Férias Como evitar acidentes com as crianças no período de lazer Pais e cuidadores devem redobrar a atenção no período
    03/07/2022
  • Investigação: Traficantes recorrem a portos do Nordeste para distribuição de cocaína0
    Investigação Traficantes recorrem a portos do Nordeste para distribuição de cocaína Ponto de partida virou alternativa à fiscalização do Porto de Santos
    03/07/2022
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas