Azul, Gol e Latam detêm 98,2% do mercado doméstico de aviação no Brasil | Foto: Hermann Hesse
A companhias Azul e Gol foram autorizadas a voar com equipes menores de comissários de bordo. Ao invés de quatro, os voos poderão seguir com três tripulantes que auxiliam e servem os passageiros durante as viagens aéreas. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) também analisa o mesmo pedido feito pela Latam.
Os pedidos de redução das equipes têm o mesmo motivo: as companhias aéreas estão com dificuldades para compor equipes por causa do avanço da covid-19, especialmente, depois da disseminação da variante Ômicron no Brasil, além dos casos de gripe causados pelo vírus da gripe H3N2 (Influenza A).
Segundo a Anac, as três empresas dominam 98,2% do mercado doméstico de aviação no Brasil e, na prática, a medida obrigará que as empresas a reacomodarem passageiros em outros voos, porque haverá limite de até 150 assentos em aviões com capacidade para até 186 pessoas. Isso porque as companhias aéreas são obrigadas, por lei, a manter um comissário para cada 50 passageiros. Assim, para voar com três tripulantes, os voos passam a ter número reduzido de passageiros.
A autorização da Anac à Azul está valendo desde o dia 12 de janeiro; o aval à Gol, nesta segunda-feira (17/01). A Latam espera o resultado da análise do pedido.
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Em meio ao avanço da variante ômicron e do vírus H3N2 da influeza, as companhias aéreas estão dispensando muitos de seus tripulantes com síndromes gripais para que esses possam fazer o isolamento.
Isso fez com que diversos voos fossem cancelados no início de 2022 no Brasil e no mundo. A Latam teve 111 voos cancelados.
No mundo, o avanço da variante Ômicron provocou milhares de atrasos ou cancelamentos de voos, a maioria deles em aeroportos dos EUA e da China, entre o Natal e o Ano Novo.
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1 Comment
Lamentável. Tantos ex comissários com carteira de voo, esperando por uma oportunidade. Mas isso é Brasil preferem voar com tripulação reduzida do que dar oportunidade para alguém.