logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Turismo: Você é um turista que deixa saudade por onde anda?
Turismo Você é um turista que deixa saudade por onde anda?
12/05/2023
Cultura: Fortaleza retoma Projeto Pôr do Sol
Cultura Fortaleza retoma Projeto Pôr do Sol
12/05/2023
Exibir tudo

Negócios Mais de 2 milhões de mulheres empreendedoras lideram Venda Direta no Dia das Mães Setor tem possibilitado que mulheres tenham independência financeira e passem a liderar negócios no Brasil

Negócios: Mais de 2 milhões de mulheres empreendedoras lideram Venda Direta no Dia das Mães

O setor é apontado como uma grande oportunidade de empreendedorismo, em razão do baixo risco e custo inicial, além de uma possibilidade de trabalhar com marcas de confiança do consumidor brasileiro | Foto: reprodução

A maternidade e empreendedorismo estão, cada vez mais, andando lado a lado, sendo a revenda de produtos e serviços uma opção que possui cerca de 3,5 milhões de empreendedores no Brasil – apontam dados da Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD) – 57,8% desse total são mulheres, somando 2,23 milhões. O setor é apontado como uma grande oportunidade de empreendedorismo, em razão do baixo risco e custo inicial, além de uma possibilidade de trabalhar com marcas de confiança do consumidor brasileiro.

Um estudo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com base nos dados da PNDA Contínua do 3º trimestre de 2022, mostra que 34,4% dos negócios brasileiros possuem mulheres em seu comando e 51% dessas empreendedoras são chefes de família, responsáveis pela maior parte ou totalidade das despesas do lar.

A presidente-executiva da ABEVD, Adriana Colloca, mãe de dois filhos, pontua que passou a entender mais a força feminina quando adentrou ao segmento da venda direta. “É impressionante quantas mulheres com visão para os negócios que encontramos, seja internamente nas empresas ou empreendendo com as marcas de forma independente”, ressalta a presidente.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Apesar das mulheres trabalharem 10,4 horas semanais a mais que os homens, em razão dos afazeres domésticos e cuidados com outras pessoas, segundo aponta o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Mariane Angelino, de 45 anos, empreendedora da empresa Royal Prestige, classifica o empreendedorismo como uma maneira de flexibilizar seu tempo e dedicar-se mais as suas filhas, Isabella e Gabriela. “O horário flexível de trabalho me possibilita acompanhar o desenvolvimento das minhas filhas e participar de momentos importantes que certamente eu não teria em um trabalho tradicional”, acrescenta.

Mariane não esquece o que realizou nesses oito anos de empreendedorismo. “Posso dizer que saímos da desesperança para uma nova vida com muitos sonhos conquistados, de uma vida de dívidas, pude quitar todas e realizar também a satisfação de colocar as minhas filhas nas melhores faculdades do país”, relata.

A Royal Prestige, marca de utensílios de cozinha e patrocinadora do Masterchef Brasil, sabe que as mulheres são força fundamental da marca, e trazem a elas a oportunidade de crescimento por meio de categorias, considerando tempo de atuação. “Nossa dinâmica dá igual condição de crescimento e ascensão às mulheres, e favorece que juntas elas sejam protagonistas na construção de um empreendimento sólido que traz segurança e liberdade”, explica Cinthia Oliveira, gerente sênior de Marketing da Royal Prestige.

Com 35 anos de história, o Hinode Group reconhece que as mulheres são força vital para marca, e incentiva suas empreendedoras com uma grande plataforma de formação de liderança feminina, em oito anos o Programa Pérolas já capacitou 460 mil mulheres, promoveu mais de 4 mil cursos e formou mais de 650 treinadoras oficiais. “Os números consideram o Brasil e os outros sete países da América Latina onde atuamos. O Pérolas visa fortalecer a liderança feminina não apenas no negócio, mas também no desenvolvimento pessoal,”, explica Crisciane Rodrigues, presidente do comitê de líderes e ESG do Hinode Group. “Além disso, o Hinode Group é signatário dos WEPs (Princípios de Empoderamento das Mulheres), da ONU Mulheres”, acrescenta.

A cearense Patrícia de Sousa Barros, mãe de uma filha, conta que começou empreender em setembro de 2020 justamente por precisar estar mais tempo em casa e que já subiu de nível de empreendedorismo dentro da Hinode. “Minha filha nasceu prematura e depois de um mês de internação dela em UTI neonatal, com todo aquele sufoco que um prematuro vive, quando a trouxe para casa precisava sair do meu trabalho formal e ficar mais tempo com ela. Foi quando conheci a Hinode, e empreender me possibilitou ter muito mais do que esperava”, conta Patrícia.

Adriana Colloca ressalta que o caminho de conciliar vida pessoal e empreendedorismo é um desafio maior para as mulheres. “O setor de vendas diretas está em constante busca para o desenvolvimento de projetos e políticas para mulheres que sempre foram as protagonistas e tratadas como tal. O protagonismo da digitalização na venda direta a deixa mais acessível e viável para este importante público em questão”, conclui.

A ABEVD

A Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD) é uma entidade sem fins lucrativos, criada em 1980 para promover e desenvolver a venda direta no Brasil, bem como representar e apoiar empresas que comercializam produtos e serviços diretamente aos consumidores finais. A entidade é membro da World Federation of Direct Selling Associations (WFDSA), organização que congrega as associações internacionais de vendas diretas existentes no mundo. Por isso, segue os códigos de ética implantados por suas filiadas, que representam mais de 70 países.

Leia também | Crédito de R$ 7,3 bilhões garante novo piso da enfermagem

Gestão Crédito de R$ 7,3 bilhões garante novo piso da enfermagem
Compartilhar

Artigos Relacionados

Grupo Controller destaca gestão no agro durante PEC Brasil

Grupo Controller apresenta soluções de gestão, auditoria e contabilidade voltadas ao fortalecimento do agronegócio durante a PEC Brasil 2026, em Fortaleza. | Foto: divulgação

26/06/2026

Economia: Grupo Controller destaca gestão no agro durante PEC Brasil Empresa participa da PEC Brasil 2026, em Fortaleza, apresentando soluções em contabilidade, auditoria e consultoria voltadas às necessidades do agronegócio


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Mais energia para o Brasil

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/05/WhatsApp-Video-2026-05-15-at-16.56.42-1.mp4
✕

Redes Sociais

Categorias

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 22/06/2026

    image to video ai Comentado em Digital Como criar apresentações profissionais com IA em minutos

  • 20/06/2026

    leidenalva da Silva Pereira Comentado em Memorabilia Integrantes da Boyce Avenue assinam guitarras doadas ao Hard Rock Cafe Fortaleza

  • 20/06/2026

    Wimbledon: regras de etiqueta, famosos na torcida e os favoritos › Trending Top Comentado em Tênis: João Fonseca fica no top 25 do ranking da ATP

  • 18/06/2026

    Segurança: Operação investiga esquema bilionário de bets ilegais – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Segurança: Operação investiga esquema bilionário de bets ilegais

  • 18/06/2026

    Política: Motta nega irregularidade em operação de R$ 22 mi do Master – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Política: Motta nega irregularidade em operação de R$ 22 mi do Master

  • 17/06/2026

    Energia: ONS prepara reservatórios para El Niño – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Energia: ONS prepara reservatórios para El Niño

Últimas Notícias

  • FCTP forma primeira turma de Teologia em Fortaleza0
    Educação: FCTP forma primeira turma de Teologia em Fortaleza Faculdade celebra a graduação de 10 bacharéis e consolida trajetória que culminou com nota máxima na avaliação do Ministério da Educação
    26/06/2026
  • Especialista destaca estímulos ao cérebro para cuidadores0
    Saúde: Especialista destaca estímulos ao cérebro para cuidadores Psicopedagoga alerta que adultos também precisam preservar a saúde cognitiva para enfrentar os desafios de cuidar dos pais durante o envelhecimento
    26/06/2026
  • Movimento Lúmina debate desafios da infância em Fortaleza0
    Saúde: Movimento Lúmina debate desafios da infância em Fortaleza Encontros reúnem especialistas em saúde mental e educação para discutir estratégias de compreensão e manejo dos comportamentos desafiadores na infância
    26/06/2026
  • Desaparecidos em terremoto na Venezuela passam de 40 mil0
    Mundo: Desaparecidos em terremoto na Venezuela passam de 40 mil Plataforma criada pela sociedade civil reúne informações sobre vítimas, enquanto número oficial de mortos chega a 235 e feridos supera 1,5 mil
    26/06/2026
  • Projeto cultural impacta 50 mil pessoas no Ceará0
    Cultura: Projeto cultural impacta 50 mil pessoas no Ceará Iniciativa do Instituto Dragão do Mar promoveu formação, espetáculos, exposição, acessibilidade e fortaleceu o acesso às artes em diferentes espaços culturais do estado
    26/06/2026
  • Mortos em terremotos na Venezuela chegam a 1880
    Tragédia: Mortos em terremotos na Venezuela chegam a 188 Autoridades informam que mais de 1.500 pessoas ficaram feridas; equipes seguem buscas por desaparecidos e vítimas sob escombros
    25/06/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas