logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Ciência: Terapia celular avança contra o Parkinson
Ciência: Terapia celular avança contra o Parkinson
20/04/2026
Negócios: Inovação X Tour chega a Itapipoca dia 30
Negócios: Inovação X Tour chega a Itapipoca dia 30
20/04/2026
Exibir tudo

Geopolítica: Xi Jinping cobra reabertura do Estreito de Ormuz China pressiona por navegação livre em meio a tensões entre EUA e Irã

Geopolítica: Xi Jinping cobra reabertura do Estreito de Ormuz

Xi Jinping reforça pressão por reabertura do Estreito de Ormuz em meio à crise no Oriente Médio | Foto: CCTV/divulgação

20 de abril de 2026 – O presidente da China, Xi Jinping, defendeu nesta segunda-feira (20) a reabertura total do Estreito de Ormuz, uma das rotas marítimas mais estratégicas do mundo, em meio ao impasse entre Estados Unidos e Irã sobre a circulação de navios na região.

Durante conversa telefônica com o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, o líder chinês foi enfático ao destacar a importância da via para a economia global. “O Estreito de Ormuz deve permanecer aberto à navegação normal, o que serve aos interesses comuns dos países da região e da comunidade internacional em geral”, afirmou, segundo a emissora estatal CCTV.

Xi também reiterou o apelo por um cessar-fogo e defendeu esforços diplomáticos para conter a escalada do conflito no Oriente Médio.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Estados Unidos apreendem navio iraniano e tensão cresce no Golfo

Tensão crescente no Golfo

A declaração ocorre em um momento de elevada tensão após a apreensão, pelos Estados Unidos, de um navio cargueiro com bandeira iraniana no Golfo de Omã, no domingo (19). O episódio lançou incertezas sobre uma nova rodada de negociações entre Washington e Teerã.

Pequim tem intensificado sua atuação diplomática e, na semana passada, apresentou uma proposta de quatro pontos para a paz na região. A China, maior compradora de petróleo iraniano, também começa a sentir os impactos do aumento nos preços globais de energia, apesar de possuir grandes reservas estratégicas.

Impasse sobre navegação

Desde o início do conflito envolvendo Estados Unidos, Israel e Irã, no fim de fevereiro, Teerã passou a restringir a passagem de embarcações pelo Estreito de Ormuz. O governo iraniano condicionou a navegação ao controle direto do país e à cobrança de taxas.

A via marítima é responsável por cerca de um quinto do fluxo global de petróleo e gás, sendo considerada vital para o abastecimento energético mundial.

Após tentativas frustradas de negociação, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou medidas para bloquear a entrada e saída de navios de portos iranianos, incluindo a região do estreito.

Em resposta, o Irã ameaçou atacar embarcações militares que transitassem pela área e retaliar contra portos de países vizinhos no Golfo.

Recuos e incertezas

Apesar de um anúncio inicial de reabertura do estreito após um cessar-fogo envolvendo Israel no Líbano, o Irã voltou atrás dias depois. Teerã acusou os Estados Unidos de violarem os termos da trégua, aumentando novamente a instabilidade na região.

O cenário mantém mercados e governos em alerta, diante do risco de impactos diretos no comércio global e no fornecimento de energia.

Leia também | EUA apreendem navio iraniano e tensão cresce no Golfo

Conflito: EUA apreendem navio iraniano e tensão cresce no Golfo

Tags: Estreito de Ormuz, Xi Jinping, China, Estados Unidos, Irã, geopolítica, Oriente Médio, petróleo, gás, crise internacional, navegação marítima, Golfo de Omã, Mohammed bin Salman, diplomacia internacional, segurança energética, conflito global, Portal Terra Da Luz

Compartilhar

Artigos Relacionados

Educação: Faculdade CDL oferece até 70% na Black Friday

A Faculdade CDL participa da Black Friday 2026 com descontos de até 70% em cursos de graduação e 50% em pós-graduação. A campanha acontece de 1º a 30 de novembro e oferece oportunidades de qualificação profissional em cursos presenciais na instituição, localizada no Centro de Fortaleza | Foto: Acervo/Faculdade CDL

31/10/2026

Educação: Faculdade CDL oferece até 70% na Black Friday Campanha será realizada de 1º a 30 de novembro, com descontos em cursos presenciais de graduação e pós-graduação; instituição oferece oportunidades para quem busca qualificação profissional e crescimento na carreira


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 31/10/2026

    Moisés De Oliveira bueno Comentado em Tecnologia: Vivo lança internet via satélite em parceria com a Starlink

  • 29/10/2026

    Protetor Solar: Essencial na Prevenção do Envelhecimento Comentado em Saúde: Genética ou estilo de vida: o que acelera o envelhecimento da pele?

  • 27/10/2026

    Política: Trump autoriza entrada de Flávio nos EUA – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Política: Trump autoriza entrada de Flávio nos EUA

  • 27/10/2026

    Energia: Petrobras reduz em 23,8% carbono do combustível SAF – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Energia: Petrobras reduz em 23,8% carbono do combustível SAF

  • 22/10/2026

    Fabiano Comentado em Loterias: Mega-Sena pode pagar R$ 200 milhões hoje

  • 22/10/2026

    Inovação: Uece testa biocarvão de casca de coco no Pecém – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Inovação: Uece testa biocarvão de casca de coco no Pecém

Últimas Notícias

  • Saúde: Comprimido controla câncer por sete anos0
    Saúde: Comprimido controla câncer por sete anos Estudo com pacientes que apresentam uma alteração genética específica associada ao câncer de pulmão avançado mostra que 55% permaneceram vivos e sem progressão da doença após sete anos de tratamento com lorlatinibe
    01/11/2026
  • Política: Democratas podem investigar ajuda a Flávio0
    Política: Democratas podem investigar ajuda a Flávio Possível vitória da oposição a Donald Trump nas eleições legislativas dos Estados Unidos poderá ampliar a pressão sobre o governo americano e abrir investigações sobre a entrada do senador brasileiro no país, mas especialistas consideram improvável uma deportação
    31/10/2026
  • Justiça: Ação pede suspensão do salário de Flávio0
    Justiça: Ação pede suspensão do salário de Flávio Advogados solicitam à Justiça Federal a interrupção do subsídio parlamentar, da verba de gabinete, do auxílio-moradia e da cota parlamentar do senador, que deixou o Brasil após decisão do STF
    31/10/2026
  • Segurança: Senado votará PEC na terça-feira (3)0
    Segurança: Senado votará PEC na terça-feira (3) Presidente do Senado, Davi Alcolumbre, inclui proposta na pauta do plenário de 3 de novembro; divergências sobre a redução da maioridade penal ainda desafiam acordo entre governo e oposição
    31/10/2026
  • Cidadania: Fortaleza sedia cúpula contra exploração sexual0
    Cidadania: Fortaleza sedia cúpula contra exploração sexual Encontro internacional reúne representantes do Brasil, Índia, Nepal e Países Baixos para fortalecer estratégias de prevenção à exploração sexual de crianças, ampliar a cooperação entre países e valorizar a liderança de pessoas com experiência vivida
    31/10/2026
  • Política: Vans e ex-agente na fuga de Flávio aos EUA0
    Política: Vans e ex-agente na fuga de Flávio aos EUA Investigação aponta que saída do senador do Brasil envolveu duas vans, ex-integrante do serviço de inteligência de Israel e jato particular; autoridades brasileiras apuram possível apoio internacional à operação
    30/10/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas