“Mulheres da Construção Civil: Inovação na Incorporação Imobiliária” foi tema de bate-papo realizado no Hotel Gran Marquise, em Fortaleza. Promovido pela READI e pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Ceará (IBEF-CE), o encontro reuniu especialistas e profissionais do setor para discutir as transformações que estão revolucionando a incorporação imobiliária no Brasil. O evento teve patrocínio da Caixa Econômica Federal e contou com o apoio do escritório Samir Jereissati Advogados, SJ Imóveis e Eleva.
Participaram Lara Praça, CEO da READI; Andréa Oliveira, diretora executiva da Marquise Incorporações; Renata Santos, diretora comercial da BSPAR Incorporações; e Suely Patrão, diretora da Rede de Atacado CAIXA. A mediação ficou por conta de Renata Paula Santiago, vice-presidente do IBEF Ceará e CEO da Eleva. “Além da inovação no setor da construção civil, é importante ressaltar outro ponto importante do evento: hoje cerca de 60% dos imóveis que tem algum tipo de problema, ou não tem documentação ou outro tipo de embaraço. É preciso jogar luz sobre isso para trazer mais segurança, bem como proporcionar melhorias na economia. A segurança é a base de tudo”, disse Renata Santiago.
A proposta do evento, como apontado por Renata, foi destacar como a inovação está moldando a incorporação imobiliária. Ao longo dos anos, o setor vem integrando tecnologias que agilizam e tornam mais eficiente o ciclo de incorporação, desde a compra do terreno até a entrega das unidades. Este ano, as discussões ganharam ainda mais relevância ao coincidir com o 60º aniversário da Lei de Incorporação, promulgada em 1964, que trouxe avanços significativos para o mercado imobiliário brasileiro.
Entre os temas discutidos, estiveram ainda as ferramentas digitais, como as desenvolvidas pela READI, citadas como exemplos de soluções que integram as áreas jurídica, financeira, de gestão de obras e comercial, garantindo maior eficiência e redução de custos. “O evento foi uma oportunidade valiosa para discutirmos as inovações que estão transformando cada etapa do ciclo de incorporação imobiliária, desde a concepção e planejamento até a entrega dos empreendimentos. Reunir tantas mulheres inspiradoras reforça o nosso compromisso de inovar no mercado imobiliário com ideias disruptivas e soluções eficientes”, destacou Lara Praça.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Suely Patrão disse que é preciso falar sobre inovação. “Na Caixa, o foco são os mercados de capitais. Estamos reforçando isso. Entendemos que é o instrumento que vai solucionar o nosso desafio para pessoa física. Precisamos abordar esse assunto”.
Andréa Oliveira falou sobre inovação e a parceria com a Porsche Consult como inovação dentro da Marquise Incorporações no processo de construção civil. “Foi o início de um novo ciclo dentro da incorporadora com a implantação do PDP. Revisitamos nosso processo, desde a aquisição do terreno à entrega de chaves. Enxergamos várias melhorias, bem como oportunidade de aperfeiçoamento após conhecermos a fábrica na Alemanha, onde fazem congresso anual. Eles têm um conceito onde aproveitam 60% de tudo o que desenvolveram de um projeto para outro. É eficiência por engenharia. Nos mostraram como podemos conseguir isso por meio de processos muito bem desenhados. A Porsche Consult voltará para implementar essa inovação”, disse.
“Discutimos também a capacidade do setor de se adaptar às demandas de um mercado cada vez mais exigente, que valoriza agilidade e precisão no lançamento de empreendimentos. Com tecnologias que otimizam o planejamento, encurtam prazos e reduzem custos, a incorporação imobiliária se firma como um segmento cada vez mais atrativo para investidores e consumidores”, concluiu Renata Santos.
Leia também| Corrida noturna da Caixa retorna à Arena Castelão em dia inédito