logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
História de pai e filho inspira marca cearense de massas
Negócios: História de pai e filho inspira marca cearense de massas
06/08/2026
Construção: SH leva soluções à Construnordeste
Construção: SH leva soluções à Construnordeste
06/08/2026
Exibir tudo

Turismo: Rota das Emoções mira exterior Embratur apresenta dados estratégicos para fortalecer a promoção internacional do roteiro que integra Ceará, Piauí e Maranhão

Turismo: Rota das Emoções mira exterior

Conexão Rota das Emoções reuniu representantes do trade turístico em Camocim para discutir estratégias de promoção internacional do roteiro | Foto: Renato Vaz/Embratur

06 de agosto de 2026 – A Embratur participou, nesta quarta-feira (5), do Conexão Rota das Emoções, encontro realizado em Camocim, no Ceará, com foco na construção de soluções para o futuro do roteiro turístico que reúne destinos do Ceará, Piauí e Maranhão.

Durante a programação, que contou com debates e apresentações culturais, a Agência compartilhou dados e informações de inteligência de mercado para auxiliar o trade turístico da região na promoção internacional da Rota das Emoções.

O evento reuniu representantes do poder público, setor privado e entidades ligadas ao turismo, com o objetivo de integrar ações e ampliar a competitividade do destino no mercado estrangeiro.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Encontro fortalece o trade turístico

O Conexão Rota das Emoções contou com a presença da coordenadora de Comércio, Serviços e Economias de Futuro do Sebrae Nacional, Ana Clévia Guerreiro, além dos secretários de Turismo dos três estados, prefeituras de municípios cearenses e representantes dos setores envolvidos na organização, oferta e comercialização do roteiro.

A proposta foi discutir estratégias para consolidar a Rota como uma experiência turística integrada, capaz de atrair mais visitantes internacionais.

Na cerimônia de abertura, o presidente da Embratur, Bruno Reis, destacou as vantagens competitivas do roteiro e a importância de definir bem o produto turístico para fortalecer as ações de promoção.

“As informações de inteligência, os dados coletados e apresentados aqui indicam questões objetivas para o planejamento das iniciativas de promoção. É decisivo nesse processo saber quais mercados já apresentam demanda, por quais portões os visitantes chegam, quais conexões são utilizadas, quais produtos podem ser oferecidos em cada período e como apresentar a Rota como uma experiência contínua”, afirmou Bruno Reis.

Governança e integração

Para Ana Clévia Guerreiro, o fortalecimento da promoção turística da Rota das Emoções acontece em um momento favorável.

“É uma rota de posicionamento, ela está no imaginário do turista brasileiro e do turista internacional”, disse Ana Clévia.

A representante do Sebrae Nacional também defendeu uma nova etapa para o roteiro.

“Esse é o momento ideal para a rota dar uma nova mudança de chave, com governança e integração”, completou.

Turismo como desenvolvimento

O secretário de Estado de Turismo do Ceará, Gustavo Montenegro, ressaltou a importância de associar promoção turística, sustentabilidade, inovação e qualidade de vida.

“Para a gente é muito importante valorizar nossa capacitação, as nossas inovações, a nossa sustentabilidade, conservar as nossas belezas naturais, e transformar essas ações, cada vez mais, em melhoria da qualidade de vida do nosso povo, dos nossos empreendimentos, daqueles que trabalham com turismo, e que cada vez mais seja uma indústria limpa, consciente e agregadora”, afirmou Gustavo Montenegro.

Anfitriã do evento, a prefeita de Camocim, Betinha Magalhães, destacou o papel econômico da Rota das Emoções para os municípios envolvidos.

“Nós temos uma rota cada vez mais fortalecida. A gente sabe que ela vai além das belezas que a gente tem para oferecer. Cada município foi abençoado por Deus, com território, litoral, lagos, dunas, mangues, coisas maravilhosas para apresentar para aqueles que vêm para nossa terra. Mas, para além disso, a rota representa uma rede econômica que ajuda, olha, que enxerga e que dá muitas oportunidades a milhares de pessoas”, lembrou Betinha Magalhães.

Ceará registra crescimento internacional

Entre janeiro e junho de 2026, 54.609 turistas internacionais entraram no Brasil pelo Ceará.

O número representa crescimento de 23% em comparação com o mesmo período do ano passado.

No Piauí e no Maranhão, a ausência de voos internacionais regulares diretos impacta a consolidação dos dados.

Ainda assim, conforme registros de destino final de passageiros que ingressam no Brasil por outros estados, até 7 de julho já haviam sido feitas 1.128 reservas internacionais com destino ao Piauí e 7.273 com destino final ao Maranhão.

Inteligência de mercado orienta ações

Os dados foram apresentados pelo gerente de Negócios e Estratégias para o Mercado Internacional da Embratur, Alexandre Nakagawa, durante o Conexão Rota das Emoções.

A pedido do trade turístico da região, a Embratur compartilhou informações estratégicas focadas no roteiro.

O plano envolve participação direta dos estados, municípios, entidades do setor privado e sociedade civil.

A partir desse trabalho, as iniciativas devem se desdobrar em direcionamentos táticos e ações para ampliar a entrada de turistas estrangeiros no destino.

Visita técnica amplia experiência

Além da participação no Conexão Rota das Emoções, a Embratur realiza, nesta quinta-feira (6), uma visita técnica à Rota de Descobertas.

A programação, exclusiva para convidados, tem como objetivo ampliar o conhecimento e a experiência dos participantes em relação ao roteiro.

A ação é organizada pela Instância de Governança Regional (IGR) da Rota das Emoções, rede que reúne poder público, empresas e lideranças locais dos estados do Ceará, Piauí e Maranhão.

A visita inclui experiências nas comunidades de Tatajuba e Guriú, em Camocim.

Rota integra três estados

A Rota das Emoções é um dos principais roteiros turísticos integrados do Brasil.

O percurso reúne atrativos naturais, cultura, gastronomia, comunidades tradicionais, aventura, litoral, dunas, lagoas, mangues e experiências ligadas ao turismo sustentável.

Com o apoio da Embratur, do Sebrae e dos governos estaduais e municipais, o destino busca ampliar sua presença no mercado internacional e fortalecer a geração de oportunidades para os territórios envolvidos.

Leia também | Temporada dos ventos impulsiona turismo no Ceará

Turismo: Temporada dos ventos impulsiona turismo no Ceará

Tags: Rota das Emoções, Embratur, Camocim, Ceará, Piauí, Maranhão, turismo internacional, promoção internacional, turismo no Ceará, turismo no Nordeste, Sebrae Nacional, Bruno Reis, Ana Clévia Guerreiro, Gustavo Montenegro, Betinha Magalhães, Alexandre Nakagawa, Conexão Rota das Emoções, Rota de Descobertas, Tatajuba, Guriú, turismo sustentável, trade turístico, inteligência de mercado, destinos turísticos, litoral cearense, turismo de experiência, Portal Terra Da Luz

Compartilhar

Artigos Relacionados

Conmebol define datas das semifinais

Fluminense, Palmeiras e Flamengo estão entre os quatro clubes que disputam as semifinais da Copa Libertadores da América de 2026. | Foto: Divulgação/Flickr Flamengo

21/09/2026

Esporte: Libertadores 2026: Conmebol define datas das semifinais Fluminense, Palmeiras, Estudiantes e Flamengo disputam vaga na final


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Parceiro externo:
Apostas Copa do Mundo

Mais energia para o Brasil

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/05/WhatsApp-Video-2026-05-15-at-16.56.42-1.mp4
✕

Redes Sociais

Categorias

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Saúde Pública Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade SÃO PAULO São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 20/09/2026

    Energia: Aneel projeta alta de 9,4% na conta de luz – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Energia: Aneel projeta alta de 9,4% na conta de luz

  • 15/09/2026

    Gleison Ferreira de souza Comentado em Apostas: MJSP regulamenta recuperação de mais de R$ 1 bilhão de bets ilegais

  • 11/09/2026

    Hermann Hesse Feitosa Alexandrino Comentado em Leilão: Casas Bahia leiloa 501 lotes de eletrodomésticos

  • 11/09/2026

    Adalberto Comentado em Leilão: Casas Bahia leiloa 501 lotes de eletrodomésticos

  • 11/09/2026

    Justiça: Fachin tira sigilo de investigações do Master – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Justiça: Fachin tira sigilo de investigações do Master

  • 11/09/2026

    Com foco em dramaturgia e inclusão, 32º Festival Nordestino de Teatro reúne programação gratuita no Ceará - Teatral Comentado em Cultura: Festival de Teatro de Guaramiranga começa sábado

Últimas Notícias

  • Crefito-6 defende autonomia além das rampas para pessoas com deficiência0
    Inclusão: Crefito-6 defende autonomia além das rampas para pessoas com deficiência Conselho destaca acessibilidade em casa, na sociedade e no trabalho
    21/09/2026
  • Ministério da Justiça demite Eduardo Bolsonaro da PF0
    Polícia: Ministério da Justiça demite Eduardo Bolsonaro da PF Ex-deputado foi desligado por abandono de cargo na Polícia Federal
    21/09/2026
  • Escritório confirma voos de Moraes em jato ligado a Vorcaro0
    Judiciário: Escritório confirma voos de Moraes em jato ligado a Vorcaro Escritório da esposa do ministro confirmou contratação de táxi aéreo
    21/09/2026
  • Mata Atlântica perde 9,7 milhões de hectares em 41 anos0
    Agricultura: Mata Atlântica perde 9,7 milhões de hectares em 41 anos Agricultura avança 11 milhões de hectares no bioma
    21/09/2026
  • Criminosos furtam escritório de Milton Leite e levam HD0
    Polícia: Criminosos furtam escritório de Milton Leite e levam HD O imóvel, na Zona Sul de São Paulo, tinha mais de R$ 19 mil em dinheiro, que não foram levados pelos invasores
    21/09/2026
  • Ciência: OVNI a 800 km/h é divulgado pelos EUA0
    Ciência: OVNI a 800 km/h é divulgado pelos EUA Imagens foram registradas em relatório do Comando Central norte-americano e desclassificadas pelo Departamento de Guerra
    20/09/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas