logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Futebol: Espanha derrota Inglaterra para conquistar sua primeira Copa feminina
Futebol Espanha derrota Inglaterra para conquistar sua primeira Copa feminina
20/08/2023
Cultura: Bienal do Livro do Rio terá estande inédito dedicado à fotografia
Cultura Bienal do Livro do Rio terá estande inédito dedicado à fotografia
20/08/2023
Exibir tudo

Turismo Rio perdeu mais de 40% de embarques aéreos entre 2014 e 2022 Total passou de 13,3 milhões, em 2014, para 7,8 milhões, no ano passado

Turismo: Rio perdeu mais de 40% de embarques aéreos entre 2014 e 2022

Mesmo em 2019, portanto antes da pandemia, o número de embarques nos dois aeroportos já havia caído 15% em relação a cinco anos antes | Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

A cidade do Rio de Janeiro teve uma redução expressiva na movimentação de passageiros aéreos entre os anos de 2014 e 2022. A queda pode ser parcialmente explicada pela pandemia de covid-19, que causou um forte impacto no setor da aviação mundialmente, mas não foi o único motivo.

Segundo dados da Agência Nacional da Aviação Civil (Anac), o total de viajantes que embarcam nos aeroportos do Rio (Galeão e Santos Dumont), tanto com destino a outras cidades quanto para o exterior, atingiu seu maior volume em 2014: 13,3 milhões.

Em 2022, os embarques somaram 7,8 milhões, ou seja, 41% (5,5 milhões) a menos que em 2014. Mesmo em 2019, portanto antes da pandemia, o número de embarques nos dois aeroportos já havia caído 15% em relação a cinco anos antes, para 11,3 milhões, depois de consecutivas quedas – a única exceção foi uma leve alta de 2016 para 2017.

Neste ano, se mantida a tendência registrada nos sete primeiros meses, os dois aeroportos devem fechar com pouco mais de 9 milhões de embarques.

A perda foi sentida principalmente no Aeroporto Internacional do Galeão, cujos embarques caíram 19% de 2014 a 2019 e 66% de 2014 a 2022. O Santos Dumont também teve queda no período de 2014 a 2019 (-8%), apesar de ter apresentado alta na comparação de 2022 com 2014 (2%).

Movimento de passageiros no Aeroporto Santos Dumont | Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Os dados mostram, no entanto, que os passageiros perdidos pelo Galeão não foram absorvidos pelo Santos Dumont, já que, apesar de o aeroporto doméstico ter aumentado em 90 mil seu número de embarques de 2014 a 2022, o Galeão perdeu muito mais: 5,6 milhões de passageiros.

Enquanto isso, em São Paulo, os dois aeroportos (Guarulhos e Congonhas) tiveram aumento de 15% nos embarques entre 2014 e 2019 e uma queda de apenas 8% na comparação de 2022 com 2014.

Professor Elton Fernandes diz que governos e empresários devem agir para atrair mais turistas para o Rio | Foto: divulgação

Para Elton Fernandes, professor do Programa de Engenharia de Transportes do Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia (Coppe) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, é preciso que os governos e empresários assumam responsabilidades para que o Rio volte a ter importância em nível nacional e internacional, atraindo, com isso, mais viajantes para a cidade.

Rafael Castro, especialista em aeroportos e professor do curso de graduação em Turismo do Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro (Cefet-RJ), afirma que apenas a transferência de voos do Santos Dumont para o Galeão não será suficiente para resolver o esvaziamento do aeroporto internacional. E que essa medida é apenas uma solução emergencial.

Segundo ele, é preciso, por exemplo, haver melhorias no acesso ao terminal por transporte público e investir em segurança pública. Além disso, é preciso atrair mais turistas para a cidade.

“É superimportante que o Rio consiga dinamizar sua economia e estimular o turismo”, afirma Castro. “Tem que haver um comprometimento de várias entidades, prefeitura da cidade, governo do estado, Ministério do Turismo, Anac, Ministério dos Portos e Aeroportos, Embratur. Tem que haver um fortalecimento grande do turismo na cidade e no estado. O Rio de Janeiro é uma cidade que tem um apelo turístico muito maior do que outras cidades. É a cidade que vem na mente de qualquer turista estrangeiro.”

A secretária municipal de Turismo do Rio, Daniela Maia, disse que a cidade vem buscando aumentar seu número de visitantes por meio da realização de grandes eventos, da divulgação em feiras internacionais e em investimentos em novos roteiros turístico-culturais.

“O Rio vem atraindo e investindo em grandes eventos em varias áreas do turismo, como tecnologia, WebSummit, gastronomia, 50 Best, esporte, Rio Open, shows, Alok, Paul McCartney, festivais culturais, e feiras, como Abav, a maior feira de turismo da América do Sul . Estamos ampliando o projeto de Nômades Digitais internacionalmente, passamos a fazer parte do WTCF, World Tourism Cities Federation, como uma forma de atrairmos também o mercado chinês. Além de investimentos na aérea de audiovisual, novos roteiros turísticos, cultura, investimento para o reequilíbrio do aeroporto Galeão para recebermos um maior número de voos nacionais e internacionais. Presença em feiras nacionais e internacionais. Estamos trabalhando com entusiasmo”, afirmou a secretária.

Rio de Janeiro (RJ) - Transferência de voos do Santos Dumont para Galeão - Secretario Gustavo Tutuca
Foto: Ascom Secretaria Estadual de Turismo/RJ
Para o secretário estadual de Turismo, Gustavo Tutuca, restrição de voos no Santos Dumont “vai potencializar o Galeão” | Foto: Ascom/Secretaria Estadual de Turismo
Rio de Janeiro (RJ) - Transferência de voos do Santos Dumont para Galeão - secretaria Daniela Maia
Foto: Denise leão/Divulgação
Secretária municipal de Turismo, Daniela Maia diz que grandes eventos vão aumentar número de turistas no Rio | Foto: Denise Leão/divulgação

O secretário estadual de Turismo, Gustavo Tutuca, atribui a queda de passageiros aéreos na cidade a fatores como a crise financeira enfrentada pelo estado após os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, à pandemia e também a um desequilíbrio entre o Galeão e o Santos Dumont.

“A Secretaria de Estado de Turismo tem negociado com diversas companhias aéreas o retorno dos voos internacionais para o Rio e já tivemos adesão de gigantes do mercado como British Airways, TAP, United Airlines, Delta, American Airlines e Ita Airways. Em relação ao mercado doméstico, estamos fazendo um trabalho de promoção do estado nas principais cidades emissoras de turista, com o projeto O Rio Continua Lindo. E perto!.”

Segundo Tutuca, a decisão do governo federal de restringir os voos no Santos Dumont “vai potencializar o Galeão, equilibrando as operações”.

“Além disso, o governo do estado tem concedido incentivo fiscal às companhias aéreas no aeroporto Galeão. Temos muita esperança que o Rio de Janeiro vai recuperar esse protagonismo. Já estamos no caminho certo para isso”, disse o secretário.

Por Vitor Abdala – Repórter da Agência Brasil – Rio de Janeiro

Leia também | Com o mercado aquecido, Ceará ganha Associação de Inovação

Inovação Com o mercado aquecido, Ceará ganha Associação de Inovação
Compartilhar

Artigos Relacionados

Verstappen vence em Singapura e Antonelli mira título

Max Verstappen venceu o Grande Prêmio de Singapura e conquistou sua segunda vitória consecutiva na temporada 2026 da Fórmula 1. | Foto:

11/10/2026

Fórmula 1: Verstappen vence em Singapura e Antonelli mira título Piloto da Red Bull conquista segunda vitória consecutiva; italiano da Mercedes pode garantir o campeonato antecipadamente na próxima etapa, nos Estados Unidos


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Parceiro externo:
Apostas Copa do Mundo

Mais energia para o Brasil

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/05/WhatsApp-Video-2026-05-15-at-16.56.42-1.mp4
✕

Redes Sociais

Categorias

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Saúde Pública Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade SÃO PAULO São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 11/10/2026

    Automotivo: GWM assume patrocínio master do Rally Piocerá 2027 – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Automotivo: GWM assume patrocínio master do Rally Piocerá 2027

  • 09/10/2026

    Eduardo Paes desiste da disputa pelo governo do Rio Comentado em Política: Paes desiste após STF negar recurso sobre eleição no Rio

  • 08/10/2026

    Pele de Vidro: A Nova Tendência da Estética em 2026 Comentado em Beleza: “Pele de vidro” ganha força e valoriza qualidade da pele

  • 08/10/2026

    Rastreamento de câncer de mama: o que o não especialista precisa saber | FGMED - FGMED Comentado em Saúde: Outubro Rosa alerta para 3.250 casos de câncer de mama no Ceará

  • 07/10/2026

    Brasil reforça vigilância e vacinação contra o sarampo… Comentado em Saúde: Brasil reforça vigilância contra avanço do sarampo

  • 07/10/2026

    Reny Elisabeth Bulhoes Broggio Comentado em Economia: Governo bloqueia 13,2 mil sites de bets ilegais

Últimas Notícias

  • TRE-RJ retotaliza votos e deve confirmar vitória de Ruas0
    Eleições: TRE-RJ retotaliza votos e deve confirmar vitória de Ruas Procedimento ocorre neste sábado (10), após o TSE anular 274.411 votos de Anthony Garotinho; Eduardo Paes desistiu de recorrer da decisão
    10/10/2026
  • TSE suspende site que pagava apoio a Flávio Bolsonaro0
    Eleições: TSE suspende site que pagava apoio a Flávio Bolsonaro Página oferecia criptomoedas a usuários que publicassem mensagens favoráveis ao candidato; campanha de Lula denunciou o caso à Justiça Eleitoral
    10/10/2026
  • PRF reforça fiscalização nas rodovias do Ceará0
    Trânsito: PRF reforça fiscalização nas rodovias do Ceará Operação Nossa Senhora Aparecida terá aumento de 20% no efetivo entre 9 e 12 de outubro, com fiscalização de velocidade, ultrapassagens e consumo de álcool
    09/10/2026
  • Navi Pillay vence o Nobel da Paz 20260
    Prêmio: Navi Pillay vence o Nobel da Paz 2026 Jurista sul-africana de 85 anos foi reconhecida por sua trajetória na defesa dos direitos humanos, no combate à discriminação e na promoção do direito internacional
    09/10/2026
  • Paes desiste após STF negar recurso sobre eleição no Rio1
    Política: Paes desiste após STF negar recurso sobre eleição no Rio Decisão de Cristiano Zanin mantém entendimento do TSE sobre votos de Garotinho e favorece a eleição de Douglas Ruas no primeiro turno
    09/10/2026
  • Justiça: Fux pede acesso a inquéritos de Moraes0
    Justiça: Fux pede acesso a inquéritos de Moraes Ministro quer analisar autos relacionados a investigações que podem ter impacto em pedido da defesa de Bolsonaro
    08/10/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas