logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Segurança: Alexandre de Moraes e Cláudio Castro discutem operação e retomada de territórios no Rio de Janeiro
Segurança: Alexandre de Moraes e Cláudio Castro discutem operação e retomada de territórios no Rio de Janeiro
03/11/2025
Esporte: Corridas 21K e 42K Terra da Luz promovem Fortaleza como destino turístico durante Maratona do Porto 2025
Esporte: Corridas 21K e 42K Terra da Luz promovem Fortaleza como destino turístico durante Maratona do Porto 2025
03/11/2025
Exibir tudo

Turismo: Hotel Vila COP é entregue antes do prazo e será hospedagem oficial da COP30 em Belém Empreendimento de mais de 19 mil m², assinado pelo Grupo DMDL e Quadra Engenharia, adota tecnologias sustentáveis e garante eficiência hídrica superior a 80%

Turismo: Hotel Vila COP é entregue antes do prazo e será hospedagem oficial da COP30 em Belém

Hotel Vila COP hospedagem oficial de líderes na COP30 | Foto: divulgação/DMDL

03 de novembro de 2025 — Erguido em tempo recorde, o Hotel Vila COP, empreendimento do Governo do Estado do Pará, está oficialmente pronto para receber chefes de Estado e autoridades internacionais durante a COP30, que acontece em novembro de 2025, em Belém.

Assinado pelo Grupo DMDL, em parceria com a Quadra Engenharia, o projeto soma mais de 19 mil metros quadrados e foi construído com tecnologias de alta performance, como steel frame e steel deck, que garantiram maior precisão estrutural, agilidade e redução de impactos ambientais.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Sustentabilidade e inovação na construção

Grupo DMDL entrega estrutura do Hotel Vila COP com redução de impacto ambiental | Foto: divulgação Grupo DMDL

De acordo com Ualger Costa, CEO do projeto Hotel Vila COP, a entrega antecipada reflete a excelência técnica e a eficiência de gestão do Grupo DMDL. “O que estamos vendo no Pará é reflexo da efetividade das estratégias e da visão de negócios do Grupo DMDL. Este projeto adotou soluções inovadoras e entrega um complexo de nível internacional, com suítes em padrão presidencial e estrutura preparada para atender às mais altas exigências protocolares da conferência”, afirmou.

Com 405 suítes, sendo 37 destinadas a chefes de Estado, o empreendimento conta com seis blocos e adota práticas sustentáveis que resultaram em redução de 80% no consumo de água em comparação a construções convencionais. O índice foi alcançado graças ao uso de 840 toneladas de aço estrutural de fornecedores locais e à implementação de sistemas modernos de captação e reaproveitamento hídrico.

Costa destacou ainda que os processos limpos de obra permitiram reduzir em até quatro vezes a produção de resíduos e descartes. “Aplicamos técnicas para aprimorar o conforto térmico e acústico com materiais adaptados ao clima tropical da região. Essa combinação de soluções reduz o consumo de energia e minimiza o uso de recursos naturais”, explicou.

Engenharia de alta tecnologia e legado para o Pará

O Hotel Vila COP foi concebido para deixar um legado duradouro ao Estado do Pará, podendo ser adaptado no futuro para outras finalidades, como centro administrativo, educacional ou habitacional.

Segundo o CEO, a entrega representa um marco na engenharia nacional. “Mais do que uma obra, o Vila COP é símbolo do que o Brasil tem de melhor em planejamento, engenharia e gestão. É uma estrutura sustentável, de padrão internacional e preparada para o futuro”, concluiu Costa.

Sob coordenação da Secretaria de Obras Públicas (Seop), responsável pelo acompanhamento técnico e integração das ações de engenharia, o empreendimento reforça a capacidade do Estado em executar grandes projetos.

Para o secretário Benedito Ruy Santos Cabral, o Vila COP representa a força do planejamento público aliado à inovação. “Este é um marco para o Pará e para o Brasil. Mostra que é possível entregar grandes obras públicas com excelência e respeito ao meio ambiente. O Vila COP está pronto para receber o mundo e continuará servindo à população após a COP30”, destacou.

Sobre o Grupo DMDL

O Grupo DMDL, empresa brasileira reconhecida por sua atuação em projetos de engenharia e arquitetura de alta complexidade, é referência em inovação, sustentabilidade e eficiência construtiva. O grupo combina criatividade, tecnologia e responsabilidade ambiental, deixando legados socioeconômicos e sustentáveis em cada obra realizada.

Leia também | Ponto da Moda celebra 40 anos com festa marcante e ação solidária em show de Wesley Safadão

Negócios: Ponto da Moda celebra 40 anos com festa marcante e ação solidária em show de Wesley Safadão

Tags: COP30, Belém, Pará, Hotel Vila COP, Grupo DMDL, Quadra Engenharia, sustentabilidade, steel frame, eficiência hídrica, construção civil, obras públicas, engenharia sustentável, legado da COP30, turismo em Belém, infraestrutura, governo do Pará, conferência climática, clima, meio ambiente, inovação, hotelaria, arquitetura moderna

Compartilhar

Artigos Relacionados

Troféu Check Up 2026 reúne nomes da saúde no Ceará

Quarta edição do Troféu Check Up será realizada em 15 de outubro, no Palatium Buffet, em Fortaleza, com homenagem a cinco médicos. | Foto: divulgação

30/09/2026

Saúde: Troféu Check Up 2026 reúne nomes da saúde no Ceará Quarta edição do evento acontece em 15 de outubro, no Palatium Buffet, em Fortaleza, com expectativa de cerca de 700 convidados


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Parceiro externo:
Apostas Copa do Mundo

Mais energia para o Brasil

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/05/WhatsApp-Video-2026-05-15-at-16.56.42-1.mp4
✕

Redes Sociais

Categorias

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Saúde Pública Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade SÃO PAULO São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 28/09/2026

    TACC 2026: final de capoeira reúne 48 atletas em Fortaleza - Música Brasileira Capoeira Comentado em Capoeira: TACC 2026 leva final da capoeira à Beira-Mar de Fortaleza

  • 26/09/2026

    Trabalho: Greve dos Correios chega ao fim após 15 dias – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Trabalho: Greve dos Correios chega ao fim após 15 dias

  • 26/09/2026

    Mundo: UE planeja restringir redes sociais para menores de 13 anos Proposta prevê contas simplificadas para adolescentes e novas regras de segurança para plataformas digitais - Europe Media Today™ Comentado em Mundo: UE planeja restringir redes sociais para menores de 13 anos

  • 26/09/2026

    Wagner Comentado em Trabalho: Greve dos Correios chega ao fim após 15 dias

  • 25/09/2026

    Turismo: Dia Mundial do Turismo destaca destinos inesquecíveis – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Turismo: Dia Mundial do Turismo destaca destinos inesquecíveis

  • 24/09/2026

    Investigação: PF investiga suspeitas de crimes eleitorais no Ceará – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Investigação: PF investiga suspeitas de crimes eleitorais no Ceará

Últimas Notícias

  • PRF prende passageira com cocaína em ônibus na BR-1160
    Segurança: PRF prende passageira com cocaína em ônibus na BR-116 Mulher de 41 anos viajava de Fortaleza para Recife e afirmou que receberia R$ 500 para levar a droga até Maceió
    30/09/2026
  • Pesquisa busca proteger tatu-bola da extinção0
    Meio ambiente: Pesquisa busca proteger tatu-bola da extinção Expedição no Piauí coletou dados genéticos e biométricos para orientar ações de conservação da espécie ameaçada
    30/09/2026
  • Voo para Israel é desviado após briga entre pilotos0
    Aviação: Voo para Israel é desviado após briga entre pilotos Aeronave da Flydubai emitiu sinais de emergência e pousou na Arábia Saudita; piloto e copiloto foram hospitalizados
    30/09/2026
  • UFC aprova cinco novos cursos para 20270
    Educação: UFC aprova cinco novos cursos para 2027 Formações em Arqueologia, Cibersegurança e Educação Especial estão entre as novidades previstas para Fortaleza, Russas e Quixadá
    30/09/2026
  • TSE julga posts sobre Nossa Senhora Aparecida0
    Eleições: TSE julga posts sobre Nossa Senhora Aparecida Análise ocorre no plenário virtual nesta quarta-feira (30) e envolve decisão de André Mendonça que determinou a remoção de publicações relacionadas a Flávio Bolsonaro
    30/09/2026
  • Arqueologia: Pesquisa investiga possível Arca de Noé na Turquia0
    Arqueologia: Pesquisa investiga possível Arca de Noé na Turquia Estudo autorizado pelo governo turco usa georradar, escaneamento 3D e análises de solo na Formação Durupınar, perto do Monte Ararat
    29/09/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas