logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Educação: Fies 2025 abre inscrições para mais de 58 mil vagas remanescentes em todo o Brasil
Educação: Fies 2025 abre inscrições para mais de 58 mil vagas remanescentes em todo o Brasil
23/10/2025
Prevenção: Campanha “Adeus Mosquito” chega ao Ceará e Piauí com foco na prevenção de doenças transmitidas por mosquitos
Prevenção: Campanha “Adeus Mosquito” chega ao Ceará e Piauí com foco na prevenção de doenças transmitidas por mosquitos
23/10/2025
Exibir tudo

Turismo: Brasil lidera crescimento mundial na chegada de turistas internacionais no primeiro semestre de 2025 Com alta de 48,2%, país supera média global e consolida posição entre os destinos mais procurados do mundo, segundo dados da ONU Turismo e Embratur

Turismo: Brasil lidera crescimento mundial na chegada de turistas internacionais no primeiro semestre de 2025

Entre as informações, a publicação destaca o bom desempenho do Rio de Janeiro, de São Paulo e de Brasília no Índice Global de Atratividade Turística, que avaliou 191 cidades com base na percepção dos turistas | Foto: Visit Brasil-Embratur/Divulgação

23 de outubro de 2025 — O Brasil registrou o maior crescimento na chegada de turistas internacionais entre os 50 principais destinos do mundo no primeiro semestre de 2025, segundo dados divulgados pela Embratur e pela Organização Mundial do Turismo (ONU Turismo). O aumento foi de 48,2% em comparação ao mesmo período de 2024, superando com folga a média global de 5% e a da América do Sul, que foi de 14%.

O relatório foi apresentado na edição de outubro da Dadosfera, newsletter de inteligência de dados da Embratur voltada para o trade turístico e gestores de destinos. Em relação às receitas do turismo internacional, o Brasil também registrou avanço expressivo de 12,9%, alcançando a 47ª posição mundial e superando em 4% os níveis de 2019, período anterior à pandemia.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Cidades brasileiras ganham destaque global

O levantamento mostrou o bom desempenho de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília no Índice Global de Atratividade Turística, elaborado pela Yanolja Research, em parceria com a Universidade de Purdue (EUA) e a Universidade Kyung Hee (Coreia do Sul). O estudo analisou 191 cidades com base na percepção dos turistas nas redes sociais, entre junho de 2024 e maio de 2025.

São Paulo subiu da 40ª para a 33ª posição, o Rio de Janeiro passou do 58º para o 53º lugar e Brasília avançou 23 posições, chegando à 80ª colocação. Esses resultados reforçam o aumento da visibilidade internacional dos destinos brasileiros.

Conectividade aérea e turismo em expansão

De acordo com dados da ForwardKeys, mais de 761 mil bilhetes internacionais já foram emitidos para viagens ao Brasil entre outubro e dezembro de 2025 — um crescimento de 15% em relação a 2024. A projeção de aumento acumulado nas vendas de passagens internacionais para o Brasil neste ano é de 41,6%, com destaque para os mercados da Colômbia (+65%), México (+47%), Argentina (+37%) e Peru (+26%).

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou que o resultado reflete um trabalho conjunto entre o governo, companhias aéreas e o setor turístico. “Cada iniciativa é baseada em dados que nos ajudam a promover o Brasil de forma estratégica. O desempenho de 2025 comprova o acerto dessa política”, afirmou.

Inteligência de dados fortalece o turismo nacional

A Embratur tem investido em sistemas de análise e coleta de dados turísticos para embasar políticas públicas e estratégias de promoção internacional. Além da Dadosfera, a agência mantém o Portal de Dados (dados.embratur.com.br), ferramenta que reúne informações detalhadas sobre chegadas de turistas, conectividade aérea e perfil de mercados emissores.

Essas ações reforçam o compromisso do Brasil em adotar uma gestão baseada em evidências e fortalecer o turismo como vetor de desenvolvimento econômico e geração de empregos.

Leia também | Circuito de Corridas CAIXA retorna a Fortaleza com foco em solidariedade e saúde

Esporte: Circuito de Corridas CAIXA retorna a Fortaleza com foco em solidariedade e saúde

Tags: turismo, embratur, onuturismo, dadosfera, brasil, turistasinternacionais, crescimento, marcelofreixo, riodejaneiro, saopaulo, brasilia, indiceglobaldeatratividade, yanoljaresearch, universidadedepurdue, universidadekyunghee, forwardkeys, conectividadeaerea, colômbia, méxico, argentina, perú, receitasdoturismo, economia, viajantes, destinosbrasileiros, portalterradaluz

Compartilhar

Artigos Relacionados

Festival da Lagosta impulsiona economia no Ceará

Festival da Lagosta reúne gastronomia, cultura e tradição na Praia de Redonda, no litoral do Ceará. Foto|Divulgação

01/05/2026

Turismo:Festival da Lagosta impulsiona economia no Ceará Evento em Icapuí deve atrair turistas e gerar empregos


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Alece – Ceará de Valores

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/02/VT-Ceara-de-Valores.mp4

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 26/04/2026

    Maria Lucileide Comentado em Educação: Seminário fortalece educação legislativa na Ibiapaba

  • 26/04/2026

    Maria Lucileide Comentado em Educação: Seminário fortalece educação legislativa na Ibiapaba

  • 25/04/2026

    Alertas globais e pressões internas mexem com a economia mundial, 25 de abril de 2026, Economia – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Negócios: M7 Summit reúne lideranças e debate economia

  • 24/04/2026

    Rafaele Esmeraldo Comentado em Cultura: Musical cearense aborda amor e sofrência atual

  • 23/04/2026

    Conta de luz sobe e atinge 29 milhões no país – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Energia: Conta de luz sobe e atinge 29 milhões no país

  • 17/04/2026

    nano banana 2 Comentado em Digital Como criar apresentações profissionais com IA em minutos

Últimas Notícias

  • Irã propõe acordo e reacende tensão global0
    Conflito:Irã propõe acordo e reacende tensão global Negociação surge em meio a crise no petróleo e bloqueio naval
    01/05/2026
  • Política: Deputado critica Congresso e defende Lula0
    Política: Deputado critica Congresso e defende Lula De Assis Diniz comenta derrotas e cenário eleitoral
    01/05/2026
  • Saúde: Bolsonaro é internado para cirurgia no ombro0
    Saúde: Bolsonaro é internado para cirurgia no ombro Ex-presidente passará por procedimento autorizado pelo STF
    01/05/2026
  • Política: Oposição pressiona Lula após derrotas no Congresso0
    Política: Oposição pressiona Lula após derrotas no Congresso Governo aposta em agenda social e fim da escala 6x1
    01/05/2026
  • Política: Congresso derruba veto e muda regras penais0
    Política: Congresso derruba veto e muda regras penais Texto da dosimetria segue para promulgação
    30/04/2026
  • Política: Alece aprova uso de receitas para segurança0
    Política: Alece aprova uso de receitas para segurança Projeto destina valores de veículos apreendidos ao fundo estadual
    30/04/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas