Fortaleza recebe o 8º Fórum Nacional de Museus, com uma ampla programação que segue até a sexta-feira (29). A realização do evento é fruto da parceria entre o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), firmada por meio do Acordo de Cooperação Técnica assinado durante o Programa (re)Conexões Ceará, realizado em setembro deste ano.
De abrangência nacional, o evento é patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Cultural, e pelo Instituto Cultural Vale, e reunirá cerca de 1 mil participantes entre profissionais de museus, pesquisadores e estudantes da área, que irão construir e votar a proposta final do Plano Nacional Setorial de Museus (PNSM) 2025-2035, além de consolidar as bases para a implantação de uma articulação nacional dos museus brasileiros, representada pelo Sistema Brasileiro de Museus (SBM).
A cerimônia de abertura foi realizada nessa segunda-feira, 25 de novembro, no Cineteatro São Luiz, e contará com a presença da Ministra da Cultura, Margareth Menezes. Entre as atividades programadas estão a realização do XIV Encontro Regional do Comitê de Educação e Ação Cultural para a América Latina e o Caribe (CECA LAC), do VI Seminário Internacional das Artes e seus territórios sensíveis (Siats) e da Mesa-redonda internacional “Repatriação e reparação”, que contarão com a participação de convidados internacionais.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
A programação inclui, ainda, o Encontro da Rede LGBTQIAPN+ de Memória e Museologia Social, o Encontro Brasileiro de Museólogos(as)(es), Estudantes e Profissionais Negros(as)(es) de Museus, além da apresentação de comunicações orais, minicursos, atividades artísticas e culturais, exposições e outras atividades que serão realizadas de forma descentralizada, ocupando diversos equipamentos culturais da cidade de Fortaleza, como a Pinacoteca do Ceará, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, a Biblioteca Estadual do Ceará, o Museu da Imagem e do Som (MIS) e o Museu da Indústria, entre outros, e em espaços da Universidade Federal do Ceará (UFC), como a Concha Acústica, a Casa José de Alencar e o Museu de Arte da UFC (MAUC).
Paralelamente ao Fórum, também serão realizados o Encontro de Educação Museal (EMUSE) e a Teia da Memória, que promoverá o encontro de representantes de Pontos de Memória de todo o país, cujo objetivo é promover a troca de experiências entre comunidades que trabalham com a memória.
O Fórum Nacional de Museus é um evento realizado desde 2004 e constitui-se como um espaço de aprofundamento das discussões específicas sobre o setor de museus e de intercâmbio de experiências entre os profissionais do campo museal. A escolha da cidade para a realização do evento se deu por votação em plenária realizada no 7º Fórum Nacional de Museus, ainda em 2017, em Porto Alegre/RS.
Mais informações e a programação completa do 8º Fórum Nacional de Museus (8º FNM) estão disponíveis no site.
Por Ascom Secult
Leia também| Influenciador Luiz Victor Torres estreia em novo reality da emissora