

FETAC 2025 celebra a arte teatral com diversidade e expansão | Foto: Kennedy Saldanha
13 de outubro de 2025 — O Festival de Teatro de Acopiara (FETAC) chega à sua 28ª edição reafirmando seu protagonismo no cenário cultural do Ceará. Sob o tema “Celebrando a Arte Teatral no Ceará”, o evento será realizado entre 1º e 8 de novembro de 2025, na cidade de Acopiara, reunindo artistas, grupos e companhias que representam a força da produção teatral cearense.
Com mais de 80 inscrições recebidas, o festival selecionou oito espetáculos para compor a Mostra Principal, que acontecerá no Centro Social de Acopiara, com entrada gratuita. Além da Mostra Principal, o FETAC amplia sua programação neste ano, contemplando novos espaços de apresentações e mais diversidade artística.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Os espetáculos escolhidos refletem a pluralidade da cena teatral cearense, com grupos vindos de Maracanaú, Crato, Varjota, Acopiara e Fortaleza.
Espetáculos Selecionados – Mostra Principal:
Além disso, o festival também destacou três produções classificáveis, reforçando o incentivo à circulação de novos grupos e propostas estéticas:
Segundo Gyl Gyffone, integrante da curadoria do festival, o FETAC 2025 representa uma fase de expansão e consolidação de novas linguagens cênicas no Ceará.
“Entre as oito peças selecionadas para o palco do Centro Social, apresentamos um panorama com quatro criações cearenses no gênero da comédia autoral, evidenciando uma vertente muitas vezes considerada menor, mas que carrega uma profunda identidade com o nosso território e um forte poder de conexão com o público”, destacou Gyffone.
O festival reforça sua vocação de formação de plateia e difusão cultural, transformando Acopiara em um polo de efervescência teatral durante o mês de novembro.
O FETAC é uma realização da Cia. Cordel de Arte e Cultura, com apoio cultural da Enel, Banco do Nordeste e Prefeitura de Acopiara, por meio da Secretaria da Cultura, Esporte, Juventude e Turismo. Conta ainda com apoio institucional do Mecenas do Ceará e do Governo do Estado, através da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-CE).
A produção é assinada pela Uzina e Prodi, com comunicação da Dégagé.
Leia também | Produtos para o Dia das Crianças voltam a subir após ano de deflação
Tags: Festival de Teatro de Acopiara, FETAC, cultura cearense, teatro no interior, arte cênica, Acopiara, Gyl Gyffone, Cia Cordel de Arte e Cultura, Secult-CE, Mecenas do Ceará, comédia autoral, grupos de teatro do Ceará, Mostra Principal, artes cênicas, diversidade cultural, eventos no Ceará, teatro nordestino, Enel, Banco do Nordeste, Dégagé Comunicação, Uzina Produções, Prodi Produções