Brasileiros começam bem a campanha em Wimbledon com vitórias sólidas e marcam presença na segunda rodada do torneio | Foto: Kirill KUDRYAVTSEV / AFP
30 de junho de 2025 — A segunda-feira foi de grandes conquistas para o tênis brasileiro em Wimbledon. Beatriz Haddad Maia e João Fonseca estrearam com vitória na chave principal do Grand Slam londrino, disputado na grama do tradicional All England Club. Ambos garantiram vaga na segunda rodada e vivem bom momento no ranking mundial: Bia é a 20ª colocada, e João aparece em 54º.
Aos 29 anos, Bia venceu a eslovaca Rebecca Sramkova (34ª) por 7/6 (9-7) e 6/4. Já o jovem João Fonseca, de apenas 18 anos, surpreendeu na estreia ao bater o britânico Jacob Fearnley (51º) por 3 sets a 0, com parciais de 6/4, 6/1 e 7/6 (7-5). Foi sua primeira vitória como profissional em Wimbledon.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
A um mês de completar 19 anos, João se tornou o segundo sul-americano mais jovem a vencer uma partida de simples em Wimbledon, atrás apenas do argentino Juan Martín Del Potro, que alcançou a marca em 2007. O carioca já havia vencido Fearnley duas vezes neste ano.
Na coletiva após o jogo, João explicou seu método de preparação:
“Gosto de me concentrar em mim mesmo, no que posso controlar. Meus treinadores estudam os adversários, assistimos juntos e traçamos uma estratégia no dia anterior.”
Ele deve enfrentar o norte-americano Jenson Brooksby (51º) na próxima fase.
Na próxima quarta-feira (2), Beatriz enfrenta a húngara Dalma Galfi (110ª), enquanto João encara Brooksby. No mesmo dia, diversas duplas com brasileiros também iniciam participação em Wimbledon.
Entre os destaques, Bia jogará ao lado da alemã Laura Siegemund, com quem foi campeã do WTA 250 de Nottingham. Elas enfrentam as americanas Hailey Baptiste e Caty McNally. Já Luisa Stefani e a húngara Timea Babos, campeãs em Estrasburgo, encaram Cristian e Kempen.
Na chave masculina, Marcelo Melo e Rafael Matos representam o Brasil em parceria 100% nacional contra Orlando Luz e Ivan Dodig. Outras estreias envolvem Fernando Rombolli e John-Patrick Smith, que jogam contra Mackenzie McDonald e Alex Michelsen, e Marcelo Demoliner e Guido Andreozzi, que enfrentam os norte-americanos Christian Harrison e Evan King.
Leia também | Fluminense vence Inter de Milão por 2 a 0 e avança às quartas da Copa do Mundo de Clubes
Tags: Wimbledon 2025, Beatriz Haddad Maia, João Fonseca, tênis brasileiro, Grand Slam, All England Club, Luisa Stefani, Marcelo Melo, Rafael Matos, duplas brasileiras, estreia em Wimbledon, Jenson Brooksby, Dalma Galfi