logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Política: Romeu Aldigueri se reúne com CDL Fortaleza para fortalecer comércio e debater revitalização do Centro
Política: Romeu Aldigueri se reúne com CDL Fortaleza para fortalecer comércio e debater revitalização do Centro
09/09/2025
Tênis: Beatriz Haddad estreia com vitória no SP Open e brasileiras avançam no torneio
Tênis: Beatriz Haddad estreia com vitória no SP Open e brasileiras avançam no torneio
10/09/2025
Exibir tudo

Política: Congresso promulga PEC que altera regras de pagamento dos precatórios Emenda constitucional dá fôlego fiscal para União, estados e municípios quitarem dívidas judiciais

Política: Congresso promulga PEC que altera regras de pagamento dos precatórios

Foto: Lula Marques/Agência Brasil

09 de setembro de 2025 – O Congresso Nacional promulgou nesta terça-feira (9) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 66/2023, que muda as regras para o pagamento dos precatórios. A medida retira os precatórios federais do limite de despesas primárias do Executivo a partir de 2026, estabelece limites para estados e municípios e autoriza o refinanciamento de dívidas previdenciárias com a União.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Impacto da nova regra sobre precatórios

Na prática, a PEC alivia a pressão financeira de estados e municípios, que passam a pagar as dívidas judiciais em parcelas menores e com prazos mais longos. Além disso, o governo federal ganha espaço fiscal para cumprir metas, já que parte desses gastos sai do teto de despesas.

Os precatórios são ordens da Justiça para que União, estados e municípios paguem dívidas já reconhecidas, sem possibilidade de recurso. Segundo o presidente do Congresso, senador Davi Alcolumbre (União-AP), a medida representa “uma solução para um dos problemas mais antigos e complexos da República”.

A emenda prevê que, a partir de 2027, 10% do estoque de precatórios sejam incluídos anualmente dentro das metas fiscais da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

Limites para estados e municípios

A PEC define percentuais escalonados para o pagamento de precatórios pelos entes federativos. O valor a ser quitado dependerá da relação entre o estoque da dívida e a Receita Corrente Líquida (RCL).

Os percentuais variam de 1% até 5% da RCL, conforme o tamanho do estoque. Em todos os casos, haverá atualização monetária e aplicação de juros pelo menor índice entre a taxa Selic (hoje em 15%) e o IPCA acrescido de 2%.

Para Alcolumbre, a emenda é “uma conquista para o municipalismo brasileiro”, ainda que não resolva de imediato os desafios fiscais dos entes.

Refinanciamento das dívidas previdenciárias

Outro ponto central é a possibilidade de estados, municípios e o Distrito Federal regularizarem débitos com seus regimes próprios de previdência e com o Regime Geral (RGPS). O parcelamento será em até 300 prestações mensais, prorrogáveis por mais 60, com limite de 1% da RCL.

O presidente da Câmara, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), destacou que a mudança “traz previsibilidade, fôlego financeiro e sustentabilidade aos municípios”.

Espaço fiscal para o governo federal

A PEC também autoriza créditos suplementares e especiais abertos em 2025 a integrarem o limite de despesas a partir de 2026. Isso permitirá ao Executivo acomodar precatórios no Orçamento e viabilizar o pagamento de R$ 12 bilhões em benefícios de licença-maternidade, após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que ampliou o acesso ao benefício para trabalhadoras autônomas e seguradas especiais.


Leia também | Festa de São Francisco das Chagas 2025 em Canindé será realizada de 24 de setembro a 4 de outubro

Religião: Festa de São Francisco das Chagas 2025 em Canindé será realizada de 24 de setembro a 4 de outubro

Tags: Congresso Nacional, PEC dos precatórios, Davi Alcolumbre, Hugo Motta, União estados e municípios, precatórios 2025, dívida pública, PEC 66/2023, economia, orçamento público, previdência social, pagamento de dívidas judiciais, gestão fiscal

Compartilhar

Artigos Relacionados

Acidente: Cratera na CE-025 deixa morto e feridos em Aquiraz

Cratera aberta na CE-025 provoca acidente com vítimas e interdita rodovia em Aquiraz | Fotos; reprudoção

27/04/2026

Acidente: Cratera na CE-025 deixa morto e feridos em Aquiraz Asfalto cede após chuvas e interdita via na Região Metropolitana


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Alece – Ceará de Valores

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/02/VT-Ceara-de-Valores.mp4

Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 26/04/2026

    Maria Lucileide Comentado em Educação: Seminário fortalece educação legislativa na Ibiapaba

  • 26/04/2026

    Maria Lucileide Comentado em Educação: Seminário fortalece educação legislativa na Ibiapaba

  • 25/04/2026

    Alertas globais e pressões internas mexem com a economia mundial, 25 de abril de 2026, Economia – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Negócios: M7 Summit reúne lideranças e debate economia

  • 24/04/2026

    Rafaele Esmeraldo Comentado em Cultura: Musical cearense aborda amor e sofrência atual

  • 23/04/2026

    Conta de luz sobe e atinge 29 milhões no país – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Energia: Conta de luz sobe e atinge 29 milhões no país

  • 17/04/2026

    nano banana 2 Comentado em Digital Como criar apresentações profissionais com IA em minutos

Últimas Notícias

  • Acidente: Cratera na CE-025 deixa morto e feridos em Aquiraz0
    Acidente: Cratera na CE-025 deixa morto e feridos em Aquiraz Asfalto cede após chuvas e interdita via na Região Metropolitana
    27/04/2026
  • Tragédia: Desabamento de hotel deixa morto e feridos no CE0
    Tragédia: Desabamento de hotel deixa morto e feridos no CE Estrutura cede após fortes chuvas em Tianguá, no interior
    27/04/2026
  • Cultura: Pianista bate recorde ao tocar em cachoeira no CE0
    Cultura: Pianista bate recorde ao tocar em cachoeira no CE Artista cearense conquista quarto título nacional com performance inédita
    26/04/2026
  • Urgente: Trump é retirado de evento após alerta de tiros0
    Urgente: Trump é retirado de evento após alerta de tiros Serviço Secreto evacua jantar com jornalistas em Washington
    26/04/2026
  • Solidariedade: Vídeo viral transforma vida de família no Ceará0
    Solidariedade: Vídeo viral transforma vida de família no Ceará Educação e apoio social garantem novas oportunidades para avô e neto
    26/04/2026
  • Inclusão: Espaço Evoluir amplia atendimentos em Fortaleza0
    Inclusão: Espaço Evoluir amplia atendimentos em Fortaleza Equipamento já soma mais de 3,5 mil atendimentos e reforça rede de cuidado
    25/04/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas