Objetivo é identificar, fiscalizar e oferecer alternativas às crianças em situação de trabalho precoce | Foto: Paulo Rocha/Alece
11 de junho de 2025 — Tramita na Assembleia Legislativa do Ceará o projeto de lei do deputado estadual De Assis Diniz (PT) que institui diretrizes para o Programa de Monitoramento ao Trabalho Infantil. A proposta pretende identificar, acompanhar e combater casos de trabalho infantil em comunidades vulneráveis de todo o estado, especialmente em áreas ribeirinhas e indígenas onde a prática ainda persiste e afeta o desenvolvimento físico, psicológico e educacional de crianças e adolescentes.
Pelo texto, o programa será estruturado e contínuo, não se limitando à fiscalização. Além de mapear casos, oferecerá alternativas viáveis às famílias, como acesso a programas sociais, assistência financeira e capacitação profissional.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Entre as medidas previstas estão:
O projeto autoriza o Poder Executivo a firmar convênios com entidades públicas e privadas, garantindo recursos e expertise para a implementação das ações de monitoramento, fiscalização e suporte às famílias.
Leia também | Justiça retotaliza votos e quatro deputados federais perdem mandato após decisão do STF