logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Negócios: Rampup Business lança RamPar no Ceará e anuncia parceria estratégica com a Flexi
Negócios: Rampup Business lança RamPar no Ceará e anuncia parceria estratégica com a Flexi
28/10/2025
Show: Davi Duarte faz show especial nesta sexta (31) no PorkRoots, dentro do projeto Epifania Brasil
Show: Davi Duarte faz show especial nesta sexta (31) no PorkRoots, dentro do projeto Epifania Brasil
28/10/2025
Exibir tudo

Justiça: STF vai julgar recurso de Bolsonaro em plenário virtual entre 7 e 14 de novembro Defesa do ex-presidente alega cerceamento de defesa e questiona decisão que o condenou por crimes contra a democracia

Justiça: STF vai julgar recurso de Bolsonaro em plenário virtual entre 7 e 14 de novembro

Julgamento inclui outros réus ligados ao ex-presidente | Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

28 de outubro de 2025 — A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para o período entre 7 e 14 de novembro o julgamento, em plenário virtual, do recurso apresentado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro contra a decisão que o condenou a 27 anos e três meses de prisão por crimes contra a democracia. O processo entrou oficialmente na pauta nesta terça-feira (28), após o encerramento do prazo de apresentação dos recursos.

Além de Bolsonaro, outros seis réus recorreram da condenação. Todos são apontados como parte do núcleo central da tentativa de golpe de Estado, que buscou manter o então presidente no poder mesmo após a derrota nas eleições de 2022. Entre eles estão Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa, e outros assessores diretos.

O único condenado que não apresentou recurso foi o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens e delator da trama golpista. Graças ao acordo de delação premiada, Cid recebeu uma pena mais branda de dois anos e, por isso, não deverá cumprir pena em regime fechado.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Defesa de Bolsonaro fala em cerceamento de defesa

No recurso protocolado na segunda-feira (27), os advogados de Jair Bolsonaro alegaram cerceamento de defesa, argumentando que o curto prazo para análise das provas anexadas pela Polícia Federal (PF) — que somam mais de 70 terabytes de dados — inviabilizou o pleno acesso ao conteúdo.

“A defesa não pôde sequer acessar a integralidade da prova antes do encerramento da instrução; não teve tempo mínimo para conhecer essa prova”, afirmaram os criminalistas Celso Vilardi e Paulo Cunha Bueno, que lideram a equipe jurídica do ex-presidente.

A defesa de Braga Netto apresentou argumentos semelhantes e acusou o relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, de parcialidade, além de reiterar a falta de tempo adequado para análise das provas.

O que são embargos de declaração

Os recursos apresentados são embargos de declaração, instrumento jurídico usado para corrigir omissões, contradições ou ambiguidades em decisões colegiadas. De acordo com o regimento interno do STF, esse tipo de recurso não altera o resultado do julgamento, mas pode, em casos específicos, gerar efeito infringente, ou seja, modificar parcialmente a decisão anterior.

Para o núcleo central do caso, esse é o último recurso cabível antes do trânsito em julgado, momento em que poderá ser determinado o início do cumprimento da pena.

Possibilidade de prisão e condições especiais

Após a análise dos embargos, o ministro Alexandre de Moraes poderá determinar o início da execução da pena de Bolsonaro, que, pela gravidade da condenação, deve ocorrer em regime fechado. No entanto, a lei prevê exceções humanitárias, como prisão domiciliar em casos de problemas de saúde ou ausência de estrutura adequada em unidades prisionais.

Por ser ex-presidente da República, Bolsonaro tem direito a instalações especiais, como salas da Polícia Federal ou unidades militares, por também ser membro reformado do Exército.

Participação de Luiz Fux ainda é incerta

A defesa de Bolsonaro destacou no recurso o voto do ministro Luiz Fux, único a se posicionar pela absolvição de todos os réus. O magistrado sustentou que o ex-presidente não poderia ser condenado por cogitar um crime e que teria desistido da execução de um golpe de Estado.

Ainda não está claro se Fux participará do julgamento virtual, já que o ministro solicitou transferência para a Segunda Turma após a aposentadoria precoce de Luís Roberto Barroso. A definição sobre sua participação caberá ao presidente do STF, ministro Edson Fachin.

Leia também | Venezuela acusa CIA de planejar ataque para culpar Maduro e justificar ação militar dos EUA

Tensão: Venezuela acusa CIA de planejar ataque para culpar Maduro e justificar ação militar dos EUA

Tags: Jair Bolsonaro, STF, Supremo Tribunal Federal, julgamento virtual, crimes contra a democracia, tentativa de golpe, Alexandre de Moraes, Luiz Fux, Braga Netto, Mauro Cid, embargos de declaração, recurso judicial, processo penal, condenação, democracia brasileira, eleições 2022, política nacional, Justiça brasileira, Brasília, plenário virtual, ministros do STF, defesa de Bolsonaro, Celso Vilardi, Paulo Cunha Bueno, Edson Fachin, golpe de Estado, delação premiada, regime fechado, prisão domiciliar, direitos políticos, Supremo, poder Judiciário, notícias do STF

Compartilhar

Artigos Relacionados

Justiça: STF decide sobre prisão de ex-presidente do BRB

Supremo Tribunal Federal analisa manutenção da prisão de ex-presidente do BRB, Paulo Henrique Costa | Foto: Rafael Lavenère/BRB

24/04/2026

Justiça: STF decide sobre prisão de ex-presidente do BRB Placar parcial é favorável à manutenção da medida


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Alece – Ceará de Valores

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/02/VT-Ceara-de-Valores.mp4

Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 24/04/2026

    Rafaele Esmeraldo Comentado em Cultura: Musical cearense aborda amor e sofrência atual

  • 23/04/2026

    Conta de luz sobe e atinge 29 milhões no país – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Energia: Conta de luz sobe e atinge 29 milhões no país

  • 17/04/2026

    nano banana 2 Comentado em Digital Como criar apresentações profissionais com IA em minutos

  • 13/04/2026

    STF pode mudar regras da delação premiada no país – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Justiça: STF pode mudar regras da delação premiada no país

  • 08/04/2026

    Ceará transforma esgoto em energia limpa – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Sustentabilidade: Ceará transforma esgoto em energia limpa

  • 04/04/2026

    Shows celebram legado de Tarcísio Sardinha Disco inédito reúne grandes nomes da música brasileira em apresentações gratuitas em Fortaleza ‣ Portal Terra da Luz – Cultura em Movimento Comentado em Gastronomia: Art Vino & Cucina amplia experiência em Fortaleza

Últimas Notícias

  • Justiça: STF decide sobre prisão de ex-presidente do BRB0
    Justiça: STF decide sobre prisão de ex-presidente do BRB Placar parcial é favorável à manutenção da medida
    24/04/2026
  • Fé: Igreja de São Jorge no Rio vira santuário0
    Fé: Igreja de São Jorge no Rio vira santuário Elevação ocorre no dia do padroeiro do estado
    23/04/2026
  • Eleições: Especialista alerta sobre regras da pré-campanha0
    Eleições: Especialista alerta sobre regras da pré-campanha Uso de IA e redes sociais exige cautela na disputa eleitoral
    23/04/2026
  • Educação: Tauá apresenta políticas emocionais em missão na Espanha0
    Educação: Tauá apresenta políticas emocionais em missão na Espanha Município cearense integra rede internacional de bem-estar
    23/04/2026
  • Investigação: PF apura fraude de R$ 13 mi em previdência em SP0
    Investigação: PF apura fraude de R$ 13 mi em previdência em SP Operação mira gestão de recursos públicos em instituto municipal
    23/04/2026
  • Política: Adriana Pedrosa toma posse como vereadora em Fortaleza0
    Política: Adriana Pedrosa toma posse como vereadora em Fortaleza Parlamentar assume vaga e destaca pautas sociais na Câmara
    22/04/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas