logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Geopolítica: Fim do tratado New START reacende corrida nuclear global
Geopolítica: Fim do tratado New START reacende corrida nuclear global
05/02/2026
Futebol: Flamengo banca Filipe Luís apesar do pior início em 24 anos e busca reforço no ataque
Futebol: Flamengo banca Filipe Luís apesar do pior início em 24 anos e busca reforço no ataque
05/02/2026
Exibir tudo

Justiça: Fachin cancela reunião sobre Código de Ética do STF e expõe impasse interno Presidente do Supremo adia encontro previsto para 12 de fevereiro diante de resistência de ministros e incerteza sobre quórum; discussão deve ficar para depois do Carnaval

Justiça: Fachin cancela reunião sobre Código de Ética do STF e expõe impasse interno

Reunião do Supremo Tribunal Federal é desmarcada em meio a impasses internos sobre a criação de um Código de Ética para a Corte | Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

05 de fevereiro de 2026 – O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, cancelou a reunião que estava marcada para o dia 12 de fevereiro e que teria como pauta central a discussão do novo Código de Ética da Corte. O encontro foi retirado da agenda sem definição de nova data e, segundo interlocutores, só deve ser remarcado após o Carnaval.

O cancelamento atinge inclusive o almoço institucional que marcaria o primeiro encontro presencial de ministros sob a presidência de Fachin. Nos bastidores, a decisão é vista como um recuo estratégico diante do risco de esvaziamento político da reunião.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Resistência interna e risco de esvaziamento

A proposta de criação de um Código de Ética para o STF tem gerado resistência entre ministros. A avaliação, nos bastidores, era de que o encontro poderia não atingir quórum suficiente, já que a presença nesse tipo de reunião administrativa não é obrigatória.

Ministros contrários ao avanço do debate chegaram a cogitar a ausência como forma de demonstrar descontentamento. Um eventual esvaziamento seria interpretado como um revés à principal bandeira da nova gestão: a defesa da “autocorreção” do tribunal.

Diante desse cenário, Fachin optou por retirar o tema da agenda, evitando um constrangimento institucional logo no início de sua presidência.

Código de Ética divide ministros do Supremo

A discussão sobre regras de conduta no STF expõe divergências internas. Integrantes da ala liderada pelo ministro Gilmar Mendes manifestam incômodo com o que classificam como um possível “engessamento” da atuação dos magistrados.

Já Fachin tem defendido publicamente a necessidade de o tribunal rever práticas e adotar mecanismos de autorregulação, argumento reforçado em discurso na abertura do ano judiciário. Na ocasião, o presidente do STF reconheceu que a Corte passou a ocupar um espaço central nas decisões do Estado e que seria necessário buscar maior equilíbrio institucional.

Segundo a assessoria do ministro, o adiamento ocorreu por “questões de agenda”, mas a leitura predominante é de que o impasse político pesou na decisão.

Autocorreção e confiança pública em debate

O Código de Ética, cuja relatoria está sob responsabilidade da ministra Cármen Lúcia, foi apresentado como uma resposta concreta à necessidade de reforçar a confiança da sociedade no Supremo Tribunal Federal.

A proposta, no entanto, evidencia as dificuldades de consenso em um tribunal marcado por posições divergentes sobre o papel institucional da Corte e os limites da atuação de seus membros.

A expectativa é de que o tema volte à pauta no fim de fevereiro, após o recesso do Carnaval, quando Fachin tentará costurar apoio mínimo para retomar o debate.


Leia também | Moraes afirma que juízes podem receber por palestras e ter ações de empresas

STF: Moraes afirma que juízes podem receber por palestras e ter ações de empresas

Tags:
STF, Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin, Código de Ética do STF, Judiciário, Supremo, ministros do STF, política institucional, autocorreção do STF, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes, crise no Judiciário, ética no Judiciário, bastidores do STF, Portal Terra da Luz

Compartilhar

Artigos Relacionados

TSE define tempo de propaganda na TV e rádio

Fachada do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), responsável pela definição da distribuição do tempo de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão para as eleições presidenciais de 2026. | Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

21/08/2026

Eleições: TSE define tempo de propaganda na TV e rádio Programas eleitorais gratuitos começam em 28 de agosto; Lula terá o maior tempo, seguido por Flávio Bolsonaro, Ronaldo Caiado e Augusto Cury


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Parceiro externo:
Apostas Copa do Mundo

Mais energia para o Brasil

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/05/WhatsApp-Video-2026-05-15-at-16.56.42-1.mp4
✕

Redes Sociais

Categorias

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Saúde Pública Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 20/08/2026

    Laerte Cavalcante Comentado em Negócios: Club Brasil traz Marcos Strider para almoço em Fortaleza

  • 20/08/2026

    Vania Cidrao Comentado em Negócios: Club Brasil traz Marcos Strider para almoço em Fortaleza

  • 18/08/2026

    Exploração na Foz do Amazonas divide o Brasil - sun-it Comentado em Energia: Margem Equatorial pode virar novo pré-sal

  • 17/08/2026

    Farmácia Popular Pode Passar a Oferecer Exames e Testes Rápidos — Mas Ainda Não é Regra Valendo – Blend do Dia Comentado em Saúde: Farmácia Popular poderá oferecer exames e testes

  • 16/08/2026

    Tragédia: Corpo de kitesurfista é encontrado em São Luís – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Tragédia: Corpo de kitesurfista é encontrado em São Luís

  • 16/08/2026

    Aviação: Avião-arraia promete voos mais econômicos – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Aviação: Avião-arraia promete voos mais econômicos

Últimas Notícias

  • TSE define tempo de propaganda na TV e rádio0
    Eleições: TSE define tempo de propaganda na TV e rádio Programas eleitorais gratuitos começam em 28 de agosto; Lula terá o maior tempo, seguido por Flávio Bolsonaro, Ronaldo Caiado e Augusto Cury
    21/08/2026
  • Compras do Paraguai passam a ser entregues pelos Correios0
    Economia: Compras do Paraguai passam a ser entregues pelos Correios Nova modalidade permite receber encomendas de até 30 kg feitas em sites de lojas de Ciudad del Este
    20/08/2026
  • Vacinas de mRNA ampliam esperança contra o câncer0
    Saúde: Vacinas de mRNA ampliam esperança contra o câncer Estudos avançam além do melanoma e apontam resultados promissores para tumores de pâncreas, mama e pulmão, mas especialistas alertam que ainda há desafios sobre eficácia, produção e acesso
    20/08/2026
  • Fiscalização: Decon notifica 64 postos em Fortaleza0
    Fiscalização: Decon notifica 64 postos em Fortaleza Órgão quer documentos para analisar reajustes nos preços da gasolina comum e do óleo diesel na capital cearense
    19/08/2026
  • Envelhecimento dos servidores desafia saúde no Ceará0
    Saúde: Envelhecimento dos servidores desafia saúde no Ceará Com idade média próxima dos 50 anos, ISSEC amplia uso de dados e coordenação do cuidado para acompanhar doenças crônicas e antecipar riscos
    19/08/2026
  • Alimentos ultraprocessados ‘saudáveis’ exigem atenção0
    Saúde: Alimentos ultraprocessados ‘saudáveis’ exigem atenção Produtos com apelo fit, zero açúcar ou alto teor de proteína podem integrar a dieta, mas não substituem refeições variadas e alimentos in natura
    19/08/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas