Putin vê aumento do potencial de guerra global e pede soluções pacíficas | Foto: REUTERS/Anton Vaganov
20 de junho de 2025 — O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou nesta sexta-feira, durante discurso em um fórum econômico em São Petersburgo, que está preocupado com o avanço das tensões geopolíticas no mundo, especialmente em relação a um possível conflito de escala global.
“É claro que há muito potencial de conflito, ele está crescendo e está bem debaixo de nossos narizes, e nos afeta diretamente”, disse o mandatário, ao ser questionado sobre o risco de uma Terceira Guerra Mundial. Segundo Putin, o cenário atual exige atenção cuidadosa e busca urgente por soluções pacíficas.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Durante sua fala, Putin destacou três principais focos de preocupação: a guerra da Rússia na Ucrânia, o conflito entre Israel e Irã e a situação envolvendo instalações nucleares iranianas, onde técnicos russos estão trabalhando na construção de dois novos reatores para o governo de Teerã.
“Isso é perturbador. Estou falando sem nenhuma ironia, sem nenhuma piada”, frisou Putin, em tom sério. Ele reiterou que o aumento das tensões é perceptível e que o envolvimento da Rússia em diferentes frentes geopolíticas torna o cenário ainda mais sensível.
Na mesma ocasião, o presidente russo voltou a afirmar que, teoricamente, “toda a Ucrânia é nossa”, referindo-se a territórios ocupados pelas forças russas. Segundo ele, “onde pisa um soldado, ali é nosso”, reforçando o discurso expansionista da política externa do Kremlin.
Putin também não descartou a possibilidade de a Rússia assumir o controle da cidade ucraniana de Sumy, localizada próxima à fronteira entre os dois países. A fala reforça a continuidade da ofensiva militar russa e o prolongamento do conflito.
Leia também | Irã lança novo ataque com mísseis contra Israel; explosões são registradas em várias regiões do país