Ramon Abatti Abel, árbitro de futebol brasileiro que atuará no Mundial de Clubes | Foto: Césr Greco/Palmeiras
A primeira edição do Super Mundial de Clubes da Fifa contará com 35 árbitros, entre eles os brasileiros Ramon Abatti Abel, de Santa Catarina, e Wilton Pereira Sampaio, de Goiás. O torneio, que acontece entre 14 de junho e 13 de julho, nos Estados Unidos, será o primeiro a reunir 32 clubes, incluindo Botafogo, Flamengo, Fluminense e Palmeiras.
Além da lista de árbitros divulgada nesta segunda-feira (14), a Fifa anunciou o uso de câmeras corporais pelos juízes e novas regras mais rígidas para os goleiros. Entre elas, a proibição de reter a bola por mais de oito segundos, sob pena de o time adversário cobrar um escanteio.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Segundo Pierluigi Collina, presidente do Comitê de Árbitros da Fifa, o objetivo das câmeras é proporcionar aos torcedores uma nova experiência visual e também melhorar o treinamento dos árbitros com imagens em primeira pessoa.
O Super Mundial 2025 marcará a estreia de Ramon Abatti Abel em competições profissionais da Fifa. Em 2023, ele atuou em quatro jogos do Mundial Sub-20, na Argentina. Já Wilton Pereira Sampaio possui experiência em quatro partidas da Copa do Mundo do Catar, incluindo o confronto entre França e Inglaterra nas quartas de final.
A equipe de arbitragem será reforçada por 58 assistentes, com quatro brasileiros: Rafael Alves, Bruno Boschilia, Danilo Manis e Bruno Pires. Já os 24 árbitros de vídeo não incluem representantes do Brasil.
Leia também | Allanzinho é apresentado no Fortaleza e promete entrega total: “Se for pra morrer em campo, eu morro”