logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Cultura: Livro celebra Fortaleza em sessão solene
Cultura: Livro celebra Fortaleza em sessão solene
11/04/2026
Economia: Diesel cai após alta causada por guerra
Economia: Diesel cai após alta causada por guerra
11/04/2026
Exibir tudo

Educação: Escola alerta sobre riscos da internet infantil Projeto educativo promove uso consciente das telas e segurança digital entre alunos

Educação: Escola alerta sobre riscos da internet infantil

Alunos participam de atividades educativas sobre uso consciente da internet em projeto escolar na Bahia | Foto: divulgação

11 de abril de 2026 – Atenta aos desafios do mundo digital e à exposição precoce de crianças à internet, a Escola Socioeducacional Santa Marcelina – Terra Nova, na Bahia, desenvolveu o projeto “Tela e seus dois lados”, voltado à conscientização sobre o uso responsável da tecnologia.

A iniciativa, realizada entre março e novembro, envolveu 23 estudantes em atividades educativas que abordaram temas como jogos online, excesso de telas, contato com desconhecidos, cyberbullying e exposição a conteúdos inadequados.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Educação digital e prevenção

O projeto surgiu em meio ao aumento das preocupações com a segurança online de crianças e adolescentes. Mudanças recentes em plataformas digitais, como o Roblox, que passou a adotar restrições no chat de voz e verificação facial, reforçam o debate sobre proteção infantil no ambiente virtual.

Para tornar o aprendizado mais acessível, o projeto utilizou metodologias lúdicas, como rodas de conversa, produções artísticas, paródias e raps, incentivando a reflexão crítica sobre o uso da internet.

As atividades foram conduzidas com mediação pedagógica e apoio de recursos audiovisuais, promovendo discussões sobre golpes virtuais, proteção de dados e consumo de conteúdos impróprios.

Segundo a orientadora educacional Carine Santana, o objetivo foi ampliar a consciência dos alunos sobre os impactos do uso excessivo das telas. “O excesso de telas pode gerar prejuízos à saúde física, emocional e social das crianças, afetando o sono, a concentração, a convivência e a autoestima”, afirmou.

Desafios dentro e fora da escola

Durante o desenvolvimento do projeto, um dos principais desafios identificados foi a falta de supervisão no ambiente familiar. De acordo com Carine, muitos estudantes não contam com acompanhamento constante em casa.

“Mesmo diante dessas dificuldades, o diálogo sistemático e as práticas educativas propostas favoreceram o desenvolvimento da autorregulação entre os estudantes”, destacou a educadora.

A iniciativa também contou com a participação de profissionais da saúde, incluindo psicólogas que abordaram temas como os riscos do uso do Roblox e o cyberbullying. Durante o Setembro Amarelo, a escola promoveu ações voltadas à saúde emocional e valorização da vida.

Impactos no comportamento dos alunos

Dados da pesquisa TIC Kids Online Brasil 2025 apontam que 20% dos jovens entre 11 e 17 anos já tiveram contato com conteúdo adulto na internet, enquanto apenas 57% sabem identificar sites confiáveis.

Segundo Carine Santana, os impactos vão além da segurança digital. “O uso excessivo das telas e o contato com conteúdo impróprio podem comprometer o desenvolvimento emocional, a socialização, a empatia e a autoestima”, explicou.

Ao final do projeto, a equipe pedagógica observou mudanças positivas no comportamento dos alunos, como maior consciência no uso de jogos digitais, valorização de atividades ao ar livre e aumento do interesse por leitura e convivência social.

A educadora reforça que a construção de um ambiente digital seguro depende da atuação conjunta de escolas, famílias e plataformas. “Orientar sobre riscos, estabelecer limites, acompanhar o acesso e incentivar alternativas fora das telas são ações contínuas e essenciais”, concluiu.

Sobre o Santa Marcelina

O Instituto Internacional das Irmãs de Santa Marcelina foi fundado em 1838, em Milão, na Itália, por Monsenhor Luigi Biraghi, com o auxílio de Marina Videmari. A instituição atua nas áreas de educação, saúde e assistência social, estando presente em diversos países e estados brasileiros.

Leia também | Reentrada da Artemis II desafia limites da física

Espaço: Reentrada da Artemis II desafia limites da física

Tags: educação digital, segurança na internet, crianças e tecnologia, uso de telas, cyberbullying, Roblox, projeto escolar, saúde emocional infantil, TIC Kids Online Brasil, escola Santa Marcelina, internet segura, educação infantil, tecnologia e crianças, Portal Terra Da Luz

Compartilhar

Artigos Relacionados

Alece aprova novo Código de Ética Parlamentar

Deputados estaduais aprovaram novo Código de Ética da Alece, que amplia regras de conduta e inclui medidas contra a desinformação. | Foto: Júnior Pio

11/06/2026

Política: Alece aprova novo Código de Ética Parlamentar Texto moderniza regras da Assembleia e inclui combate à desinformação e discursos de ódio no ambiente digital


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Mais energia para o Brasil

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/05/WhatsApp-Video-2026-05-15-at-16.56.42-1.mp4
✕

Redes Sociais

Categorias

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 07/06/2026

    Política: PL e PT lideram pedidos de CPI do Master – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Política: PL e PT lideram pedidos de CPI do Master

  • 07/06/2026

    Investigação: PF mira rastrear bens de Vorcaro no exterior Polícia Federal avalia acionar difusão prateada da Interpol para mapear patrimônio e transações internacionais do dono do Banco Master – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Investigação: PF mira rastrear bens de Vorcaro no exterior

  • 04/06/2026

    Justiça: Kassio relatará ações sobre Master e filme – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Justiça: Kassio relatará ações sobre Master e filme

  • 04/06/2026

    Energia: Danilo volta a criticar leilão de energia Deputado questiona LRCap 2026, enquanto técnicos do setor defendem certame para evitar risco de apagões no país – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Energia: Danilo volta a criticar leilão de energia

  • 03/06/2026

    Mulheres: Alece amplia rede de proteção no Interior – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Mulheres: Alece amplia rede de proteção no Interior

  • 03/06/2026

    DNE Diagnósticos é premiada por ações sustentáveis – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Negócios: DNE Diagnósticos é premiada por ações sustentáveis

Últimas Notícias

  • Alece aprova novo Código de Ética Parlamentar0
    Política: Alece aprova novo Código de Ética Parlamentar Texto moderniza regras da Assembleia e inclui combate à desinformação e discursos de ódio no ambiente digital
    11/06/2026
  • Atividade física reduz em 19% risco de morte precoce0
    Saúde: Atividade física reduz em 19% risco de morte precoce Estudo destaca que diferentes tipos de exercícios ajudam a prevenir doenças e melhorar a saúde já nas primeiras semanas
    11/06/2026
  • Senado aprova Refis do Agro com Fundo do Pré-Sal0
    Economia: Senado aprova Refis do Agro com Fundo do Pré-Sal Projeto autoriza uso de recursos do Fundo Social para renegociação de dívidas rurais e volta à Câmara dos Deputados
    11/06/2026
  • SP investiga novo caso suspeito de ebola em brasileira0
    Saúde: SP investiga novo caso suspeito de ebola em brasileira Paciente de 31 anos esteve na República Democrática do Congo e está internada em isolamento no Instituto Emílio Ribas
    10/06/2026
  • UFC inaugura jardim agroflorestal no Campus do Pici0
    Educação: UFC inaugura jardim agroflorestal no Campus do Pici Novo espaço une ensino, pesquisa e extensão para promover sustentabilidade, agroecologia e educação ambiental em Fortaleza
    10/06/2026
  • Avião cai após decolar e deixa dois mortos em SP0
    Acidente: Avião cai após decolar e deixa dois mortos em SP Aeronave de pequeno porte caiu próximo ao aeroporto de Marília; uma pessoa foi resgatada com vida
    10/06/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas