logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Pedro Junior promove encontro exclusivo para RH
Negócios: Pedro Junior promove encontro exclusivo para RH
10/07/2026
Infraestrutura: Obras paradas geram custo bilionário
Infraestrutura: Obras paradas geram custo bilionário
10/07/2026
Exibir tudo

Clima: El Niño ameaça alimentos e cidades brasileiras Fenômeno pode elevar temperaturas, alterar o regime de chuvas, prejudicar lavouras e ampliar riscos de secas, enchentes e incêndios

Clima: El Niño ameaça alimentos e cidades brasileiras

Possível fortalecimento do El Niño acende alerta para agricultura, abastecimento de água e prevenção de desastres no Brasil | Foto: reprodução/Jornal Contexto

10 de julho de 2026 – A possibilidade de formação de um El Niño muito forte voltou a colocar autoridades, produtores rurais e especialistas em estado de atenção. A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos, a NOAA, elevou a probabilidade de intensificação do fenômeno, que pode alterar o regime de chuvas, elevar temperaturas e afetar a produção de alimentos em diferentes regiões do mundo.

No Brasil, os impactos potenciais preocupam porque o El Niño costuma provocar alterações distintas entre as regiões. Enquanto áreas do Sul podem registrar chuvas mais intensas e maior risco de enchentes, partes do Norte e do Nordeste podem enfrentar redução das precipitações, temperaturas elevadas e pressão sobre reservatórios, agricultura e abastecimento.

A ameaça também alcança o preço dos alimentos. Quebras de safra, dificuldades no transporte e redução da produtividade podem encarecer produtos agrícolas, afetando diretamente o orçamento das famílias. A NOAA alertou para a possibilidade de um evento de grande intensidade, enquanto especialistas destacam que os efeitos dependem da duração, do período de formação e das condições atmosféricas regionais.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Agricultura enfrenta riscos desiguais

As consequências para o agronegócio variam conforme a cultura e a região. Soja, milho, café, frutas, hortaliças e pecuária podem ser afetados por excesso ou falta de água, ondas de calor e maior incidência de pragas.

No Sul, chuvas persistentes podem dificultar plantio, colheita e transporte da produção. No Nordeste, períodos mais secos podem comprometer agricultura familiar, criação de animais e disponibilidade de água em comunidades rurais.

O impacto pode ultrapassar a porteira das fazendas. Quando a produção diminui ou a logística é interrompida, os preços tendem a subir em supermercados, feiras e centrais de abastecimento.

Cidades também precisam se preparar

O El Niño não é apenas um problema rural. Chuvas intensas podem provocar alagamentos, deslizamentos, danos a estradas e interrupções no fornecimento de energia. Já estiagens prolongadas aumentam riscos de incêndios florestais, baixa umidade do ar e crises de abastecimento.

Municípios precisam revisar planos de contingência, limpar sistemas de drenagem, monitorar encostas e preparar abrigos. No campo, seguro rural, assistência técnica e sistemas de alerta podem reduzir prejuízos.

A experiência de eventos climáticos anteriores mostra que prevenção custa menos do que reconstrução. O desafio é transformar previsões meteorológicas em decisões antecipadas de governos, empresas e produtores.

Nordeste acompanha cenário com atenção

No Ceará e em outros estados nordestinos, o acompanhamento dos reservatórios será essencial. Um período de chuvas abaixo da média pode afetar segurança hídrica, produção agrícola e consumo humano.

Embora ainda exista incerteza sobre a intensidade e os efeitos locais, especialistas recomendam planejamento. O fenômeno pode influenciar o clima por vários meses, exigindo acompanhamento permanente das previsões oficiais.

Leia também | Santa Casa de Sobral fortalece cuidados paliativos

Saúde: Santa Casa de Sobral fortalece cuidados paliativos

Tags: El Niño, clima, mudanças climáticas, fenômeno climático, NOAA, meteorologia, previsão do tempo, chuvas, secas, enchentes, ondas de calor, agricultura, agronegócio, agricultura familiar, alimentos, preço dos alimentos, inflação dos alimentos, produção rural, safra brasileira, soja, milho, café, pecuária, segurança hídrica, reservatórios, Nordeste, Ceará, Sul do Brasil, prevenção de desastres, defesa civil, meio ambiente, sustentabilidade, Portal Terra Da Luz

Compartilhar

Artigos Relacionados

Setembro em Flor alerta para prevenção do câncer ginecológico

A iniciativa chama atenção para doenças como os cânceres do colo do útero, endométrio, ovário, vagina e vulva. | Foto: reprodução

11/09/2026

Saúde: Setembro em Flor alerta para prevenção do câncer ginecológico Professor da UFC, Juvenal Linhares destaca sinais de alerta, exames preventivos e cuidado baseado em evidências


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Parceiro externo:
Apostas Copa do Mundo

Mais energia para o Brasil

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/05/WhatsApp-Video-2026-05-15-at-16.56.42-1.mp4
✕

Redes Sociais

Categorias

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educacão Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Saúde Pública Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 11/09/2026

    Hermann Hesse Feitosa Alexandrino Comentado em Leilão: Casas Bahia leiloa 501 lotes de eletrodomésticos

  • 11/09/2026

    Adalberto Comentado em Leilão: Casas Bahia leiloa 501 lotes de eletrodomésticos

  • 11/09/2026

    Justiça: Fachin tira sigilo de investigações do Master – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Justiça: Fachin tira sigilo de investigações do Master

  • 11/09/2026

    Com foco em dramaturgia e inclusão, 32º Festival Nordestino de Teatro reúne programação gratuita no Ceará - Teatral Comentado em Cultura: Festival de Teatro de Guaramiranga começa sábado

  • 11/09/2026

    Hermann Hesse Feitosa Alexandrino Comentado em Cultura: Jangada Suzi ganha vela artística pintada por Tito Flávio

  • 11/09/2026

    Jorge Noronha Comentado em Cultura: Jangada Suzi ganha vela artística pintada por Tito Flávio

Últimas Notícias

  • Setembro em Flor alerta para prevenção do câncer ginecológico0
    Saúde: Setembro em Flor alerta para prevenção do câncer ginecológico Professor da UFC, Juvenal Linhares destaca sinais de alerta, exames preventivos e cuidado baseado em evidências
    11/09/2026
  • Mendonça inclui Flávio Bolsonaro em caso Dark Horse0
    Justiça: Mendonça inclui Flávio Bolsonaro em caso Dark Horse Senador é investigado por supostos crimes ligados ao financiamento de filme sobre Jair Bolsonaro
    11/09/2026
  • CNH do Brasil aumenta pedidos em 216% em 20260
    Habilitação: CNH do Brasil aumenta pedidos em 216% em 2026 Programa já habilitou mais de 2 milhões de novos condutores nos primeiros nove meses de vigência
    11/09/2026
  • Mundo: 11 de Setembro ainda marca memória global0
    Mundo: 11 de Setembro ainda marca memória global Após 25 anos, imagens dos ataques às Torres Gêmeas seguem entre as cenas mais lembradas do século 21
    11/09/2026
  • Dor na coluna cresce entre jovens e acende alerta0
    Saúde: Dor na coluna cresce entre jovens e acende alerta Tempo excessivo diante das telas, sedentarismo e permanência prolongada em uma mesma posição estão entre os fatores que podem contribuir para dores musculoesqueléticas
    11/09/2026
  • PF aponta pagamentos de até R$ 760 mil a ex-chefe do BC0
    Master: PF aponta pagamentos de até R$ 760 mil a ex-chefe do BC Documentos indicam repasses a Belline Santana e viagem à França organizada por Daniel Vorcaro
    11/09/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas