Congresso reunirá profissionais de várias partes do mundo. | Foto: Reprodução
É realizado nesta sexta-feira (25 /11), no hotel Gran Marquise, a 19ª edição do Congresso da Academia Brasileira de Neurocirurgia (ABNc), presidido pelo médico cearense Flávio Leitão Filho. A programação técnico-científica do evento, que segue até a segunda (28/11), terá palestras, cursos, aulas práticas, conferências e apresentações de trabalhos. Um dos destaques fica por conta da realização de cirurgias em pacientes do SUS, no Hospital Geral de Fortaleza (HGF), que serão transmitidas ao vivo para os participantes do Congresso que estarão em uma sala de aula no hospital.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Os temas abordados no congresso e as cirurgias a serem realizadas têm grande relevância científica e ao mesmo tempo trazem ganhos práticos para a sociedade, uma vez que permitem solucionar problemas ocasionados por lesões, acidentes ou doenças no sistema neurológico das pessoas, melhorando a qualidade de vida desses pacientes.
O Congresso é uma realização da Academia Brasileira de Neurocirurgia (ABNc), com organização da Ikone Eventos, patrocínio ouro do Hospital INC – Instituto de Neurologia de Curitiba; patrocínio prata Abbot, hpbio, Macom e Zeiss; patrocínio bronze Proibrás; e apoio Neuromedicine, Hospital São Camilo Fortaleza, São Carlos Imagem, ProVida Medical, SVO – Serviço de Verificação de Óbitos e Governo do Estado do Ceará por meio da Secretaria da Saúde.
Um dos temas a serem abordados em curso prático e em atividades no XIX Congresso da Academia Brasileira de Neurocirurgia é o do tratamento das lesões do plexo braquial/nervo periférico, muito comuns especialmente em motociclistas que se acidentam e ficam com problemas de movimentação dos braços. O plexo braquial é um grupo de nervos que se originam na medula cervical e uma vez reunidos no pescoço, do plexo braquial, partem promovendo a movimentação e a sensibilidade do braço.
No Ceará, semanalmente, são incluídos 3,2 pacientes novos na fila por uma cirurgia do plexo braquial/nervo periférico devido a sequelas e dificuldades de movimentação do braço. Em sua maioria, causadas por acidentes de moto, cujos índices são elevados em todo o mundo. Mas também vem crescendo as lesões devido à violência, tanto de arma de fogo como de armas brancas, que atualmente correspondem a 10% dos casos no Estado.
XIX Congresso da Academia Brasileira de Neurocirurgia (ABNc)
Data: 25 a 28 de novembro
Local: Hotel Gran Marquise – Fortaleza (CE)
Leia também | Brasília terá museu que reúne arte, ciência e tecnologia