logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Eventos
  • Artigos
  • Contato
Duelo acontece neste domingo, na Arena Castelão. | Foto: Divulgação/ Fortaleza EC
Futebol Em momento conturbado, Fortaleza recebe o América-MG pelo Campeonato Brasileiro
19/06/2022
Futebol: Botafogo arranca vitória sobre o Internacional no Brasileiro
Futebol Botafogo arranca vitória sobre o Internacional no Brasileiro
19/06/2022
Exibir tudo

Opinião A luta ambiental não comporta mais o meio termo Por Roberto Claudio, ex-prefeito de Fortaleza e pré-candidato a governador do Ceará pelo PDT

Compartilhar
Opinião: A luta ambiental não comporta mais o meio termo

Não é difícil constatar que as causas da desertificação estão relacionadas com atividades humanas que provocam o empobrecimento do solo, a partir da realização de atividades econômicas | Foto: reprodução

A data de 17 de junho marca o Dia Mundial do Combate à Seca e à Desertificação, instituído por uma Resolução da Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), de 1995. A definição da data marcou a adoção da Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação, estabelecida em Paris, em 17 de junho de 1994.

Nos compêndios escolares, a desertificação é definida como um dos processos de degradação do meio ambiente mais conhecidos no mundo e que vem avançando, aceleradamente, em várias partes do Brasil e do planeta.

Esse fenômeno de degradação do solo e de áreas agrícolas está provocando danos e prejuízos que afetam milhões de pessoas em todo o mundo, tendo como resultado a perda total ou parcial de regiões agricultáveis.

Embora possa acontecer como uma ocorrência de ordem natural, a desertificação, hoje vivenciada no planeta, tem origem escandalosamente antrópica, no caso brasileiro, com a sua intensificação se dando por meio de um exaustivo uso do solo pelo homem que não revela muita preocupação com o porvir das futuras gerações.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<< 

Não é difícil constatar que as causas da desertificação estão relacionadas com atividades humanas que provocam o empobrecimento do solo, a partir da realização de atividades econômicas.

Dentre essas práticas está o desmatamento como o mais danoso dos processos e o vetor principal para o cenário de degradação ambiental, pois deixa a terra exposta às intempéries climáticas e diminui a retenção de água e nutrientes.

Também estão relacionados a essas práticas, o uso intenso do solo em áreas agrícolas, além do esgotamento de rios e demais recursos hídricos e tambem a atividade da mineração.

Quanto mais se pratica essas ações, mais ampliamos os danos e levamos o planeta à expansão de um problema que traz, com maior abrangência, muitos prejuízos no espaço geográfico.

Os próprios dados do Ministério do Meio Ambiente revelam as áreas do território brasileiro mais vulneráveis e que mais são susceptíveis a esse tipo de problema. São as chamadas ASDs (Áreas Susceptíveis à Desertificação) que abrangem localidades situadas nos nove estados da Região Nordeste e também em Minas Gerais e Espírito Santo. São as regiões onde menos chove e que detém os menores índices pluviométricos do País. Os exemplos estão em zonas mais críticas como os chamados Núcleos de Desertificação em Gilbués (PI), Seridó (RN), Irauçuba (CE) e Cabrobó (PE).

E a solução para esse problema é tão óbvia que parece pueril: para combater e evitar a expansão da desertificação, a medida mais eficaz é preservar áreas verdes e praticar o reflorestamento em zonas devastadas.

Com a vegetação composta ou recomposta, permitimos uma maior absorção da umidade proveniente da atmosfera, além de tornar o clima proporcionalmente mais ameno e o meio ambiente mais saudável.

Mas permitam-me alertar que a desertificação é apenas uma das faces cruéis do que experimentamos, hoje, quando abordamos a questão ambiental no Brasil e no mundo.

Na cena brasileira, um quadro terrível. Um dantesco conjunto de fatores que pintam um quadro de horrores para a imagem do País e para o futuro dos nossos recursos naturais.

É só olharmos para o recente caso verificado na Amazonia, com os assassinatos de um indigenista brasileiro e de um jornalista britânico.

Um chocante caso que comprova a força do crime organizado na região e que expôs, mais uma vez, o Brasil ao vexame internacional.

Leia também | Saúde alerta para acidentes que causam queimaduras em festas juninas

Os assassinatos do indigenista Bruno Araújo Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips expõem como o atual governo brasileiro facilita ações ilegais na Amazônia e que resultam em prejuízos irreparáveis para o meio ambiente.

O mais grave: nossa nação revela, a partir do atual governo central, um “deserto” de ideias, projetos e ações que possam ajudar, minimamente, o povo brasileiro na sua subsistência ou desenvolvimento e na preservação do patrimonio ambiental que ainda abunda em nosso País.

Somos uma nação que clama por recompor sua auto-estima, por “replantar” valores de humanização e respeito à vida.

Nossa riqueza ambiental evoca um compromisso coletivo com as futuras gerações, ao mesmo tempo em que proclama a necessidade de um levante de insurreição contra um estado de coisa que tende a vitimar, se assim não agirmos, não apenas militantes confessos da causa da preservação do planeta como Bruno e Dom.

Somos todos vítimas potenciais desses atos criminosos.

Chegou a hora de convocarmos a todos para um basta à desertificação e aos atos de destruição de homens e da natureza!!!


Roberto Claudio Rodrigues Bezerra foi por duas vezes (2013 a 2020) prefeito de Fortaleza (CE), cidade na qual é o presidente do Diretório Municipal do PDT. É médico sanitarista, com PhD em Saúde Pública pela Universidade do Arizona.

Conteúdo original publicado no site Congresso em Foco. 


O texto acima expressa a visão de quem o assina, não necessariamente do Portal Terra da Luz. Se você quer publicar algo sobre o mesmo tema, mas com um diferente ponto de vista, ou um outro artigo com suas ideias, envie sua sugestão de texto para portalterradaluz@gmail.com.

Roberto Claudio, ex-prefeito de Fortaleza

Leia também | OMS anuncia resposta unificada contra varíola dos macacos

Monkeypox OMS anuncia resposta unificada contra varíola dos macacos
Compartilhar

Artigos Relacionados

Opinião: O Brasil e sua fusão com a democracia real

Nas próximas eleições, no dia 2 de outubro, "a nossa gente vai ter a oportunidade de apontar que cenário de futuro queremos construir para o país", destaca Roberto Claudio | Foto: reprodução/Pinterest

03/07/2022

Opinião O Brasil e sua fusão com a democracia real Por Roberto Claudio, ex-prefeito de Fortaleza e pré-candidato a governador do Ceará pelo PDT


Leia mais

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SESC

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública.

Redes Sociais

Programe-se

Slide Slide Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destinos Turísticos
  • Economia & Negócios
  • Esportes
  • Eventos
  • Notícias
  • Principal

Siga o Portal Terra da Luz

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2022/04/@portalterradaluz-portalterradaluz.com_.br_.mp4
Portal Terra da Luz

Tags

Banco Central Brasil Camilo Santana Capacitação Ceará Combate à Covid coronavírus Corpo De Bombeiros Covid-19 Cultura Economia Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governador governo do Ceará inflação José Sarto Meio Ambiente Minas Gerais Ministério da Saúde Ministério Público Negócios Operação Opinião pandemia PF Polícia Civil Polícia Federal Portal terra da luz Prefeito de Fortaleza Prefeitura de Fortaleza presidente Retomada Rio de Janeiro Rússia saúde Segurança São Paulo Turismo Ucrânia vacina vacinação
Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz.

Últimos comentários

  • 17/06/2022

    Rafaela Comentado em Denúncia Medicamento para emagrecimento oferecido na internet como natural esconde risco para a saúde

  • 11/06/2022

    Bel Comentado em Denúncia Medicamento para emagrecimento oferecido na internet como natural esconde risco para a saúde

  • 30/05/2022

    Manoel Rodrigues Vidal Comentado em Opinião DFB 2022: Ousadia muito além das passarelas

  • 30/05/2022

    Angela Maria Uchôa Rodrigues Comentado em Opinião DFB 2022: Ousadia muito além das passarelas

  • 28/05/2022

    Amanda Comentado em Denúncia Medicamento para emagrecimento oferecido na internet como natural esconde risco para a saúde

  • 24/05/2022

    José Mendes Comentado em Artes Marciais Atleta de 9 anos poderá ser o mais jovem a conquistar a faixa preta de taekwondo no Ceará

Últimas Notícias

  • Combate ao Tráfico: FAB intercepta avião com 500 quilos de cocaína0
    Combate ao Tráfico FAB intercepta avião com 500 quilos de cocaína Operação foi feita em Mato Grosso do Sul
    04/07/2022
  • Até o momento, 76 casos de varíola dos macacos (monkeypox) foram confirmados em todo o país.|Foto: CDC EUA/Reprodução.0
    Saúde Casos de varíola dos macacos chegam a 76 em todo o país Informação é do Ministério da Saúde
    04/07/2022
  • Previdência: Atendimento no INSS passa a ter novas regras0
    Previdência Atendimento no INSS passa a ter novas regras Normas passam a valer a partir desta segunda-feira (04/07)
    04/07/2022
  • Saúde: Estudo alerta para urgência de novos tratamentos contra verminoses0
    Saúde Estudo alerta para urgência de novos tratamentos contra verminoses Doenças atingem os mais pobres e não atraem investimentos em pesquisa
    04/07/2022
  • Férias: Como evitar acidentes com as crianças no período de lazer0
    Férias Como evitar acidentes com as crianças no período de lazer Pais e cuidadores devem redobrar a atenção no período
    03/07/2022
  • Investigação: Traficantes recorrem a portos do Nordeste para distribuição de cocaína0
    Investigação Traficantes recorrem a portos do Nordeste para distribuição de cocaína Ponto de partida virou alternativa à fiscalização do Porto de Santos
    03/07/2022
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas