logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Turismo: Fortaleza prevê ocupação hoteleira de 80% nas férias de julho, estima Observatório do Turismo
Turismo Fortaleza prevê ocupação hoteleira de 80% nas férias de julho, estima Observatório do Turismo
28/06/2023
Fórmula 1: Williams comemora 800 corridas na F1 com visual especial no GP da Inglaterra
Fórmula 1 Williams comemora 800 corridas na F1 com visual especial no GP da Inglaterra
28/06/2023
Exibir tudo

Artigo Para que servem os sonhos? Por Marco Antonio Spinelli, médico com mestrado em psiquiatria pela Universidade São Paulo e psicoterapeuta

Artigo: Para que servem os sonhos?

Um paciente do psiquiatra suíço Carl Jung relatou um sonho, onde ele via ao longe um trem. A locomotiva estava muito veloz, e havia um trecho em S da estrada de ferro logo à frente. O sonhador percebe que, se o trem não desacelerar, sua composição vai descarrilhar no meio da curva em S. E isso acaba acontecendo, fazendo o sonhador acordar assustado.

O paciente em questão era uma pessoa de origem humilde que tinha acabado de ter uma grande conquista: foi contratado para uma posição de prestígio na Universidade local, na Suiça. Jung observa que o sonho representava o perigo do homem estar um pouco acelerado e inflado com a promoção, o que representava o risco de um descarrilhamento psíquico. O homem achou aquela interpretação muito estranha e pouco científica. Hoje em dia, ele acharia essa interpretação ainda mais esotérica e pouco científica. O fato é que o homem seguiu fazendo o que estava fazendo e teve, alguns meses depois, um colapso nervoso, do qual não se recuperou. E perdeu a posição tão almejada.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Jung entendia que o Sonho tinha uma função de correção de atitudes conscientes. Ele chamava de Função Compensatória. Entendia também que o sonho tinha uma função prospectiva, ou seja, mostrava cenas que realmente poderiam acontecer no futuro. A Neurociência confirmou esses dois insights: o sonho ajuda a processar e elaborar a experiência consciente, por isso sonhamos com o que passamos durante o dia. Isso serve para o armazenamento de Memórias e a percepção de pequenos traumas e experiências incômodas que vivenciamos. Serve também para criar cenários futuros e as alternativas para manejar essas situações. A psique do paciente de Jung detectou a sobrecarga de estresse e de atividades que poderiam causar, e causaram, um desequilíbrio.

Existe uma simpatia com grande sucesso na internet, que consiste em deixar um copo d’água na sua cabeceira e fazer uma pergunta ao seu Inconsciente. Você faz a pergunta e toma um gole da água. Ao acordar, você toma outro gole, e a resposta aparece. Isso é científico? Claro que é.

Explico: quando você faz uma pergunta, sobre um assunto que te preocupa, você liga essa máquina probabilística que vai gerar cenários futuros para a melhor resposta. Por isso que os antigos sugeriam “dormir sobre o problema”, pois de manhã não é incomum que as alternativas e as respostas estejam muito mais claras do que na noite anterior. E a água? A água pode ajudar a acordar durante a noite. Lembramos dos sonhos que temos na hora de acordar, então o copo d’água pode ajudar a lembrar do sonho. A resposta, ou as possibilidades de resposta, podem ficar mais claras antes de fazer xixi. Mas um alerta: anote o sonho antes de fazer o tal xixi. Senão ele vai embora privada abaixo. Portanto, não tome muita água, que pode diluir sua resposta. Mas, Dr Spinelli, e a água ao acordar? Não serve para absolutamente nada e ainda pode aumentar a vontade de correr para o banheiro. Mas quem inventou a simpatia deve ter achado legal um gole matinal.

Freud dizia que o Sonho era a manifestação de seus Desejos ou Medos mais profundos. Também estava certo. Os sonhos, por essa característica de Oráculo Probabilístico (como denomina o neurocientista Sidarta Ribeiro), podem revisar e antecipar os cenários mais assustadores ou manifestar a imagem daquele crush que você nem sabia que era um crush, ou aquele namorado antigo que te achou no Instagram. O sonho revela então seus desejos reprimidos, como jogar seu chefe pela janela, por exemplo, ou manifesta seus medos, como ser mandado embora depois de arremessar seu chefe.

A boa notícia é que o seu Cérebro se interessa por você e pelo seu bem estar, e usa o sonho para consolidar seu Passado e antever seu Futuro. Depois de décadas que a pesquisa sobre sonhos ficou congelada, pois os neurocientistas estavam muito ocupados dizendo que Freud, Jung e os Sonhos não serviam para nada, hoje sabemos que sonhar é fundamental para nossa evolução e sobrevivência (enquanto eu digito isso, minha pet Jaqueline acorda assustada no meio do seu sonho. Vou deixar o texto sobre pesadelos para o próximo artigo).

Bons sonhos, para quem consegue dormir nessa época que ninguém mais dorme direito.


Marco Antonio Spinelli é médico, com mestrado em psiquiatria pela Universidade São Paulo, psicoterapeuta de orientação junguiana e autor do livro Stress – o coelho de Alice tem sempre muita pressa.


O texto acima expressa a visão de quem o assina, não necessariamente do Portal Terra da Luz. Se você quer publicar algo sobre o mesmo tema, mas com um diferente ponto de vista, ou um outro artigo com suas ideias, envie sua sugestão de texto para portalterradaluz.


Leia também | População brasileira passa de 203 milhões, mostra Censo 2022

Brasil População brasileira passa de 203 milhões, mostra Censo 2022
Marco Antonio Spinelli
Compartilhar

Artigos Relacionados

Família: Paternidade exige presença além da licença

A ampliação da licença-paternidade reforça o debate sobre a presença dos pais nos primeiros momentos da vida dos filhos e a responsabilidade compartilhada no cuidado e na educação das crianças | Foto ilustrativa feita com auxílio de IA

12/08/2026

Família: Paternidade exige presença além da licença Artigo aborda a ampliação da licença-paternidade e defende maior participação dos pais no cuidado, na educação e na formação dos filhos


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Parceiro externo:
Apostas Copa do Mundo

Mais energia para o Brasil

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/05/WhatsApp-Video-2026-05-15-at-16.56.42-1.mp4
✕

Redes Sociais

Categorias

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Saúde Pública Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 17/08/2026

    Farmácia Popular Pode Passar a Oferecer Exames e Testes Rápidos — Mas Ainda Não é Regra Valendo – Blend do Dia Comentado em Saúde: Farmácia Popular poderá oferecer exames e testes

  • 16/08/2026

    Tragédia: Corpo de kitesurfista é encontrado em São Luís – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Tragédia: Corpo de kitesurfista é encontrado em São Luís

  • 16/08/2026

    Aviação: Avião-arraia promete voos mais econômicos – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Aviação: Avião-arraia promete voos mais econômicos

  • 16/08/2026

    Aviação: Avião elétrico faz 1º voo com US$ 5 – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Aviação: Avião elétrico faz 1º voo com US$ 5

  • 14/08/2026

    Segurança: RioMar promove campanha contra violência às mulheres – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Segurança: RioMar promove campanha contra violência às mulheres

  • 13/08/2026

    Infarto e AVC crescem entre adultos jovens no Brasil - Portuguese.HCNTimes.com Comentado em Saúde: Infarto e AVC crescem entre adultos jovens no Brasil

Últimas Notícias

  • Exercícios na Coreia do Sul começam apesar de Trump0
    Mundo: Exercícios na Coreia do Sul começam apesar de Trump Presidente dos Estados Unidos determinou redução das manobras militares conjuntas, mas treinamento entre forças sul-coreanas e norte-americanas foi iniciado conforme o cronograma
    17/08/2026
  • Agosto Lilás alerta para prevenção do feminicídio0
    Direitos: Agosto Lilás alerta para prevenção do feminicídio Especialista defende que o enfrentamento à violência contra a mulher deve começar antes das agressões, com educação, debate sobre masculinidades e fortalecimento de políticas preventivas
    17/08/2026
  • Instituto amplia ações após virar Ponto de Cultura0
    Cultura: Instituto amplia ações após virar Ponto de Cultura Reconhecimento pela Política Nacional Aldir Blanc fortalece projetos gratuitos de formação, economia criativa e inclusão social no Grande Mucuripe
    17/08/2026
  • Anvisa aprova primeira semaglutida genérica0
    Saúde: Anvisa aprova primeira semaglutida genérica Registro do medicamento da EMS amplia concorrência no mercado e pode reduzir o custo das canetas usadas no tratamento do diabetes e da obesidade
    17/08/2026
  • Discord tenta reverter suspensão de lives no Brasil0
    Tecnologia: Discord tenta reverter suspensão de lives no Brasil Plataforma pede revogação da decisão da ANPD e afirma que não conseguirá cumprir o prazo de três dias úteis para interromper transmissões ao vivo
    17/08/2026
  • Anvisa proíbe suplementos de duas marcas0
    Saúde: Anvisa proíbe suplementos de duas marcas Produtos das marcas Newfit e SharkPro foram retirados do mercado após identificação de substâncias irregulares e falhas graves nas boas práticas de fabricação
    17/08/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas