logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Folia: Bloquinho do Igu, Banda Verão S/A e DJs fazem o sábado do Balako Bloco, na Praia de Iracema
Pré-Carnaval Bloquinho do Igu, Banda Verão S/A e DJs fazem o sábado do Balako Bloco, na Praia de Iracema
18/01/2023
Loteria: Mega-Sena sorteia nesta quarta-feira prêmio estimado em R$ 42 milhões
Loteria Mega-Sena sorteia nesta quarta-feira prêmio estimado em R$ 42 milhões
18/01/2023
Exibir tudo

Artigo Moeda única do Mercosul: será que podemos esperá-la em breve? Por Bárbara Santos, diretora de redação do Lex Prime

Moeda única do Mercosul: será que podemos esperá-la em breve?

Moeda única na América do Sul ajudaria na integração do continente e facilitaria transações comerciais e financeiras | Foto: reprodução/Yahoo

No último dia 03, o embaixador argentino no Brasil, Daniel Scioli, fez voltar à tona a criação de uma moeda única para os países membros do Mercosul, mas engana-se quem pensa que este debate surgiu recentemente.

Para entender melhor a situação, podemos tomar como base a União Europeia que é, atualmente, o bloco econômico com o maior nível de integração regional e que adotou a Zona do Euro no início do século XXI, daí surgiram os primeiros debates sobre a criação de uma moeda única para o bloco econômico da América do Sul, tema que foi abordado no governo anterior de Lula e, também, pelo ex-ministro da economia do governo Bolsonaro, Paulo Guedes. O assunto também entrou em pauta em 2022 pelo recém-empossado ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em parceria com seu atual secretário-executivo na pasta, Gabriel Galípolo; juntos, os dois publicaram um artigo intitulado “Criação de moeda sul-americana pode acelerar integração regional”.

Sendo assim, é possível perceber que o assunto permeia a mente dos políticos sul-americanos há muito tempo, porém, nunca entrou oficialmente nas agendas de governo.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Mas antes de respondermos à pergunta que dá título ao presente artigo é necessário entendermos algumas coisas.

Blocos Econômicos são formas de integração regional que buscam facilitar o comércio e estreitar as relações entre os países-membros, assim, fortalecendo cada membro e ganhando relevância no Sistema Internacional, sendo que existem diversos níveis de integração que podem ir desde um simples acordo econômico até a dissolução de fronteiras, que permite a livre circulação dos cidadãos entre os países membros. Como citado anteriormente, o exemplo de maior integração regional da atualidade é a União Política e Monetária da Europa, a União Europeia, que representa este último nível de relações; entretanto, para que a ideia da Zona do Euro saísse do papel, foram necessárias amplas discussões e muito amadurecimento, por isso, passaram-se anos até que entrasse em vigor, sendo que, até hoje, a prática é discutida dentro do bloco; este nível de debate e planejamento nunca aconteceu entre os paísesda América do Sul, o que dificulta a implementação da ideia por aqui.

Mas a principal pergunta sobre o tema, talvez, seja: qual seria o objetivo dessa unificação monetária?

A resposta, segundo Scioli, é que a criação “significa uma unidade para a integração e o intercâmbio comercial em todo este bloco regional”, já para Haddad e Galípolo, segundo o que se lê em seu artigo “A criação de uma moeda sul-americana é a estratégia para acelerar o processo de integração regional, constituindo um poderoso instrumento de coordenação política e econômica para os povos sul-americanos”. Ou seja, a moeda comum poderia ser utilizada em transações comerciais feitas apenas entre os países do bloco, facilitando o intercâmbio de mercadorias, apesar de que o dólar já é utilizado para esta finalidade, hoje em dia.

Sob o ponto de vista do Direito Internacional os países do bloco sul-americano possuem histórias parecidas, mas políticas muito diferentes, tanto no âmbito fiscal, quanto monetário e econômico, ou seja, a coordenação dessas políticas levaria anos, já que este é um dos últimos passos em direção a orgniação máxima de um bloco.

Por fim concluo que a resposta à pergunta que dá título ao texto é que dificilmente este pensamento sairia do papel. Embora pareça uma ótima ideia à primeira vista, pois talvez fortalecesse o Mercosul, a criação de uma moeda única exigiria uma série de acordos, discussões, arrumações e concessões políticas, em níveis para os quais a América do Sul ainda não está madura o suficiente. Além disso, a ideia levanta mais uma série de questões, como quem emitiria a moeda, por exemplo, já que não existe um banco central do Mercosul e a sua criação levaria ainda mais tempo e debates.

Sendo assim, pode ser que o Mercado Comum do Sul venha a ter uma moeda única e uma integração regional altíssima, mas este momento está muito distante e dificilmente entrará em pauta oficial neste governo ou nos próximos.


Barbara Santos é diretora de redação do Lex Prime, bacharela em Relações Internacionais pelas Faculdades Metropolitanas Unidas- FMU, pós-graduanda em Direito Internacional pela Universidade Anhembi Morumbi.


O texto acima expressa a visão de quem o assina, não necessariamente do Portal Terra da Luz. Se você quer publicar algo sobre o mesmo tema, mas com um diferente ponto de vista, ou um outro artigo com suas ideias, envie sua sugestão de texto para portalterradaluz.

Leia também | Fortaleza participa da Feira Internacional do Turismo 2023, em Madri

Promoção Fortaleza participa da Feira Internacional do Turismo 2023, em Madri
Compartilhar

Artigos Relacionados

Concursos exigem transparência e motivação

Concursos públicos devem garantir transparência, critérios claros e motivação dos atos administrativos para preservar o direito dos candidatos e a credibilidade das seleções | Foto: reprodução

15/05/2026

Opinião: A garantia da transparência nos concursos públicos no Brasil Por Grauther Nascimento, advogado e sócio de Mauro Menezes & Advogados


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Mais energia para o Brasil

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/05/WhatsApp-Video-2026-05-15-at-16.56.42-1.mp4

Redes Sociais

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 17/05/2026

    Hotel no Ceará: 7 erros que podem arruinar sua viagem (e como evitar) Comentado em Turismo: Ceará ganha voo BH-Fortaleza-Aracati

  • 13/05/2026

    Leilão que pode gerar 4,5 mil empregos no Ceará é ameaçado – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Energia: Leilão que pode gerar mais de 5 mil empregos no Ceará é ameaçado

  • 26/04/2026

    Maria Lucileide Comentado em Educação: Seminário fortalece educação legislativa na Ibiapaba

  • 26/04/2026

    Maria Lucileide Comentado em Educação: Seminário fortalece educação legislativa na Ibiapaba

  • 25/04/2026

    Alertas globais e pressões internas mexem com a economia mundial, 25 de abril de 2026, Economia – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Negócios: M7 Summit reúne lideranças e debate economia

  • 24/04/2026

    Rafaele Esmeraldo Comentado em Cultura: Musical cearense aborda amor e sofrência atual

Últimas Notícias

  • EUA ampliam pressão e tensão sobre Cuba0
    Crise: EUA ampliam pressão e tensão sobre Cuba Ameaças do governo Trump, drones de vigilância, visita da CIA e crise energética colocam Havana novamente no centro das atenções de Washington
    17/05/2026
  • Tensão: Irã ameaça cabos e acende alerta digital0
    Tensão: Irã ameaça cabos e acende alerta digital Cabos submarinos em Ormuz são vitais para internet e economia global
    17/05/2026
  • Piloto sobrevive após queda de avião no Pará0
    Acidente: Piloto sobrevive após queda de avião no Pará Monomotor caiu em área rural de Benevides após colisão com urubu
    17/05/2026
  • Política: Lula e Flávio travam disputa no TSE0
    Política: Lula e Flávio travam disputa no TSE Partidos intensificam ações judiciais antes da campanha oficial
    17/05/2026
  • Política: Ciro lança pré-candidatura no Ceará0
    Política: Ciro lança pré-candidatura no Ceará Ex-ministro confirma disposição de disputar o Governo do Estado em 2026 e sinaliza convite a Roberto Cláudio para vice
    16/05/2026
  • Pandemia reduziu expectativa de vida no Brasil0
    Saúde: Pandemia reduziu expectativa de vida no Brasil Estudo aponta queda de 3,4 anos e associa impacto ao negacionismo durante a covid-19
    16/05/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas