logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Justiça: Fraude em cotas de gênero faz TSE anular votos em dois municípios
Justiça Fraude em cotas de gênero faz TSE anular votos em dois municípios
16/02/2023
Economia: Alimentação e combustível representam 41% do orçamento dos brasileiros
Economia Alimentação e combustível representam 41% do orçamento dos brasileiros
16/02/2023
Exibir tudo

Artigo A importância da realização de testes e simulados para a maturidade de Continuidade de Negócios Por Alessandro Dinamarco e Igor Buess atuam na área de Riscos e Continuidade de Negócios da Protiviti

Artigo: A importância da realização de testes e simulados para a maturidade de Continuidade de Negócios

"Uma parte importante da governança de um sistema funcional em um ciclo de melhoria é a checagem do sistema implementado", opinam os especialistas | Foto: reprodução

Além do BIA (Business Impact Analysis), das Análise de Riscos e de toda a documentação de um Sistema de Gestão de Continuidade de Negócios (SGCN), a etapa de envolvimento é fundamental para que o conteúdo gerado no processo de identificação de criticidades, planejamento e preparação seja disseminado e compreendido pelos usuários e público geral.

Esse é o momento no qual são realizados treinamentos, comunicações corporativas, testes e simulados. O dinamismo e a aplicabilidade de todo o conteúdo gerado até o momento colocam em prova a cultura e a capacidade que a instituição tem de responder a eventos e situações adversas.

Uma parte importante da governança de um sistema funcional em um ciclo de melhoria é a checagem do sistema implementado, o que garante seu grau de aderência às necessidades que a instituição e as áreas de negócio requerem diante de uma ruptura.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

E é justamente nesse ponto que os testes vão ser relevantes em um cenário projetado, garantindo que situações hipotéticas, mas factíveis gerem reflexão e exercício em um simulado ou teste real. Ainda que seja em um ambiente controlado e com menor nível de estresse do que em situações reais, é possível analisar pontos de melhoria para os planos e o sistema como um todo — incluindo aos participantes.

Para isso, há diferentes formas de testes a serem realizados, incluindo workshops/ seminários; treinamentos; exposição Walkthrough/ Documental dos planos de continuidade operacionais e uma subsequente apresentação de um cenário de contingência para que os participantes vejam o passo a passo de atuação para esse cenário e a Call Tree/ Acionamento, ou seja, um teste realizado junto aos canais de comunicação e telefones dos envolvidos nos planos de continuidade para confirmação do entendimento e funcionamento adequado do fluxo.

Além disso, há o Teste de Mesa/Table Top, que se trata de uma simulação teórica de um cenário completo de interrupção com intuito de avaliar a atuação dos representantes dos planos. Para esse tipo, usualmente, são utilizadas figuras e imagens fictícias para a contextualização e imersão no tema. E, por fim, há também uma simulação real de um cenário de interrupção parcial ou total com intuito de avaliar a atuação dos representantes dos planos que são escopo do teste.

É importante destacar que não há uma fórmula padrão para a realização dos testes. Cada empresa obtém diferentes benefícios com a realização de cada tipo e de acordo com seu nível de maturidade na temática. Por isso, uma análise especializada deve ser realizada a fim da compreensão e do alinhamento sobre qual modelo apresentaria o melhor custo-benefício.

Como resultados de simulados vivenciados recentemente, houve uma gama de situações que podem ser ressaltadas como relevantes para a compreensão e utilização da temática de GCN (Gestão de Continuidade de Negócios) nas empresas. Entre elas, a que mais se destaca – e se repete – é a resposta imediata dos responsáveis, executando processos feitos em oportunidades anteriores sem a utilização dos documentos e, ou, a validação das ações. O resultado desse ato pode ser uma ação que exponha a instituição a um nível mais severo de risco. Nesse sentido, ressalta-se que a compreensão holística da situação e do processo de tomada de decisão sóbria é necessária para a melhor adequação das ações ao cenário.

Outros pontos que ocorrem com frequência são: comunicação direta com comitê ou com executivos, não registro das ações tomadas e resultados obtidos e tomada de decisão unilateral — ou sem a consulta de demais gestores. Enfim, a quantidade de lições aprendidas geradas nesses momentos é numerosa.

Mas também há casos de surpresas positivas em testes. Vale o destaque para o comprometimento dos profissionais na resolução de incidentes e a criatividade para a elaboração de novas ações de continuidade, que são pontos que se sobressaíram ao nível de informação que os documentos apresentavam.

Assim, fica evidente o quanto a execução dos testes suporta o processo de melhoria contínua. E essa é a única maneira de tornar o SGCN efetivo, atual e perene diante de um ambiente em constante evolução e mudança. É a maneira mais eficaz de identificar pontos de melhoria, alterar mapeamentos e planejamentos para atuação em rupturas, além de garantir o controle do ambiente e a sobrevivência e reputação da empresa. Então, não deixe que situações reais se tornem testes, antecipe-se na gestão de crises!


Alessandro Dinamarco e Igor Buess atuam na área de Riscos e Continuidade de Negócios da Protiviti, empresa especializada em soluções para gestão de riscos, compliance, ESG, auditoria interna, investigação e proteção e privacidade de dados.


O texto acima expressa a visão de quem o assina, não necessariamente do Portal Terra da Luz. Se você quer publicar algo sobre o mesmo tema, mas com um diferente ponto de vista, ou um outro artigo com suas ideias, envie sua sugestão de texto para portalterradaluz.

Alessandro Dinamarco e Igor Buess

Leia também | A ascensão do Open Logistics: o futuro do transporte já começou

Artigo A ascensão do Open Logistics: o futuro do transporte já começou
Compartilhar

Artigos Relacionados

Novo Marco do Setor Elétrico: O que muda para consumidores e empresas?

Aprovada pelo Congresso, a MP 1.304/2025 reformula o setor elétrico brasileiro, amplia o mercado livre de energia e cria regras para armazenamento e autoprodução | Foto: reprodução

05/11/2025

Opinião: Novo Marco do Setor Elétrico: O que muda para consumidores e empresas?  Por Alan Henn, Engenheiro Eletricista e CEO da Voltera Energia


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Siga o Portal Terra da Luz

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2022/04/@portalterradaluz-portalterradaluz.com_.br_.mp4

Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Destinos Turísticos
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
Portal Terra da Luz
✕

Tags

artigo Banco Central Brasil Camilo Santana Ceará Covid-19 Cultura Economia Educação Esporte Estados Unidos evento Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Inscrições Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Ministério da Saúde Música Negócios Operação pandemia Pesquisa Polícia Federal política Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Projeto Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança STF sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 04/11/2025

    Galera da Torcida acompanha Brasileirão e NBB ao vivo Comentado em Futebol: Brasileirão 2025 ultrapassa 8 milhões de torcedores e deve superar R$ 400 milhões em renda

  • 04/11/2025

    news-1762281594738-21270 – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Censo: IBGE revela os sobrenomes mais populares do Brasil; “Silva” lidera com 34 milhões de registros

  • 04/11/2025

    Ciência revela avanços e desafios em saúde e tecnologia Comentado em Inovação: Feira do Conhecimento 2025 celebra ciência e inovação no Ceará com programação gratuita de 6 a 8 de novembro

  • 04/11/2025

    news-1762268185109-21071 – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Economia: Produção industrial do Brasil recua 0,4% em setembro, aponta IBGE

  • 04/11/2025

    Israel Gonçalves da Silva Comentado em Solidariedade: Empresa Vitória completa 27 anos de campanhas e mobiliza nova ação de doação de sangue em Caucaia

  • 03/11/2025

    Atletismo: Brasil brilha e domina o Sul-Americano Sub-20 Comentado em Atletismo: Pedrina Silva Vieira quebra recorde e vence etapa de Fortaleza do Circuito CAIXA 2025

Últimas Notícias

  • Meio Ambiente: Programa Re-ciclo é retomado em Fortaleza com bonificações e atendimento a 27 bairros0
    Meio Ambiente: Programa Re-ciclo é retomado em Fortaleza com bonificações e atendimento a 27 bairros Iniciativa sustentável da Prefeitura utiliza triciclos elétricos e garante renda extra a catadores, ampliando a coleta seletiva na capital cearense
    07/11/2025
  • Política: Com prisão iminente, Bolsonaro intensifica articulações políticas e pede autorização ao STF para reuniões0
    Política: Com prisão iminente, Bolsonaro intensifica articulações políticas e pede autorização ao STF para reuniões Ex-presidente busca discutir cenários eleitorais de 2026 com aliados como Ronaldo Caiado e Guilherme Derrite, enquanto aguarda julgamento de recursos na Suprema Corte
    07/11/2025
  • Segurança: Polícia Federal posiciona snipers para reforçar segurança da COP30 em Belém0
    Segurança: Polícia Federal posiciona snipers para reforçar segurança da COP30 em Belém Atiradores de elite do COT atuam como contrasnipers e integram operação de proteção de autoridades e delegações internacionais durante o evento climático
    07/11/2025
  • Fórmula 1: GP de São Paulo 2025: veja onde assistir à corrida da F1 e os horários das provas0
    Fórmula 1: GP de São Paulo 2025: veja onde assistir à corrida da F1 e os horários das provas Etapa em Interlagos pode definir os pilotos com mais chances de título na temporada; Lando Norris lidera a classificação seguido de Oscar Piastri e Max Verstappen
    07/11/2025
  • Justiça: Moraes rejeita pedido de avaliação médica de Bolsonaro por falta de pertinência com ação penal0
    Justiça: Moraes rejeita pedido de avaliação médica de Bolsonaro por falta de pertinência com ação penal Secretaria de Administração Penitenciária de Brasília havia solicitado exame para avaliar se o ex-presidente teria condições de cumprir pena na Papuda
    07/11/2025
  • Investigação: Um ano após morte de delator do PCC, foragidos são protegidos pelo Comando Vermelho no Rio de Janeiro0
    Investigação: Um ano após morte de delator do PCC, foragidos são protegidos pelo Comando Vermelho no Rio de Janeiro Investigações apontam que criminosos envolvidos na execução de Antonio Vinicius Gritzbach, ocorrida em 2024, receberam abrigo de traficantes da facção carioca
    07/11/2025
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas