Cláudio Silveira pode ser chamado de um visionário do setor de eventos. Um produtor cultural cearense ‘tipo exportação’. Inquieto, sempre pensou grande! E, a cada ano, conquista mais espaços na produção de eventos relevantes. O próximo já tem local e datas pra acontecer. Será em Niterói, no Rio de Janeiro, nos dias 15, 16 e 17 de outubro. O Festival ID:Rio será um evento multicultural, ‘marca registrada’ de Cláudio Silveira. Moda, cultura, shows, formação profissional e empreendedorismo. Tudo no mesmo espaço: o Reserva Cultural Niterói.
O ID:Rio é voltado para profissionais de toda a cadeia produtiva da moda, novos empresários e alunos de estilismo, moda, design, administração, marketing e áreas afins, que, durante todo o evento, estarão envolvidos nas mais diversas atividades e realizadas em multiplataformas, mas dirigidas para um foco central: o estímulo direto ao desenvolvimento do trade da moda do Rio de Janeiro.
O ID:Rio vai apresentar, em parceria com o Senac RJ, o “Rio_Moda_Summit”. Serão dois dias de palestras, mesas redondas, workshops e talks.
A Editora Senac Rio vai oferecer dois ciclos de bate-papo com especialistas nas áreas de moda e gastronomia. O primeiro deles será na próxima sexta-feira (15/10), às 18h, com a presença de Osvaldo Gorski, Gisela Abrantes e Juliana Jucá, organizadores do livro ‘Cozinha de inovação: pesquisa e inovação na cozinha do Senac RJ’. O segundo bate-papo, no sábado (16/10), ocorrerá no mesmo horário (18h), com Paula Acioli, autora do livro ‘A culpa é do Rio! A cidade que inventou a moda do Brasil’. Os participantes do evento poderão adquirir esses e outros títulos pela Blooks, livraria parceira da editora.
Também serão realizados desfiles colaborativos, reunindo o melhor da moda produzida no polo de Cabo Frio. O festival conta com uma vitrine virtual, que visa facilitar os negócios entre micro e pequenos produtores e o mercado, como forma de estimular o empreendedorismo e garantir uma maior visibilidade a marcas de todo o interior do Estado do Rio.
O festival ID:Rio, apresentado pela Enel Distribuição Rio e pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro.
O “ID:Niterói_Music” vai apresentar uma série de shows gratuitos durante os três dias do festival, agregando grandes nomes da nova música popular brasileira, no Palco Niterói, que será montado na megaestrutura do evento.
Programação
SEXTA – 15/10
SÁBADO – 16/10
DOMINGO – 17/10
* Para mais informações, consulte o site do Festival ID:Rio
Leia também | Brasil ultrapassa 600 mil mortes por covid-19; Fiocruz aponta sinais de desaceleração da pandemia
Há mais de 30 anos, o cearense Cláudio Silveira desenvolve projetos relacionados à indústria da moda e à economia criativa no Ceará e em estados como o Rio de Janeiro e a Bahia. Em 1985, fundou a marca S.27, tornando-se uma das primeiras referências de moda autoral no Ceará, com foco em um público mais cosmopolita e urbano. Para promover os lançamentos da marca, passou a produzir os próprios desfiles – prática que consolidou sua reputação à frente da realização de eventos e que provocou a criação de uma empresa com essa expertise, a Equipe de Produção.
Em 1999, idealizou e realizou a 1ª edição do Dragão Fashion Brasil, evento anual que tornou-se o maior e mais relevante encontro da moda autoral da América Latina. Em 2011, criou a Associação Artesanias do Ceará, como ponto de convergência para as mais diversas correntes do artesanato, atuando como intermediário entre cooperativas de artesãos e o consumidor final, promovendo a manutenção dos conceitos da economia criativa.
A Enel Distribuição Rio, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 2,7 milhões de clientes atendidos pela companhia. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.
O Senac RJ atua há 75 anos na profissionalização de mão de obra para o setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo no Estado do Rio de Janeiro. A instituição de ensino investe fortemente em inclusão social por meio de capacitação para o mercado de trabalho e é reconhecida como referência na oferta de cursos profissionalizantes.
Leia também | Missão cearense viaja a Madri para conhecer a primeira usina de Hidrogênio Verde do mundo
Festival ID:Rio 2021
Endereço: Av. Visconde do Rio Branco, 880 – São Domingos, Niterói – RJ (Reserva Cultural Niterói)
Dias: 15 a 17 de outubro
Ingressos: Site da Sympla
Instagram: @idriofestival
O evento, além de ser apresentado pela Enel Rio, conta com patrocínio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro, correalização do Senac RJ, e apoio da Prefeitura de Niterói, Reserva Cultural Niterói, Melissa, Delfa, além de InovaOnze e Itabus como mídia sponsor. A realização é da Equipe de Produção, responsável há 22 anos pelo DFB Festival, em Fortaleza/CE.