O WhatsApp e as redes sociais Facebook e Instagram voltaram a funcionar aos poucos e ainda com alguma instabilidade na noite desta segunda-feira, após uma pane global na rede do Facebook, dono das 3 empresas. Foram mais de 6 horas com os serviços fora do ar, numa das maiores falhas que as plataformas enfrentaram.
Por volta das 19h30, o Facebook postou uma mensagem sobre a retomada com um pedido de desculpas.
“Para a enorme comunidade de pessoas e empresas ao redor do mundo que dependem de nós: sentimos muito. Temos trabalhado muito para restaurar o acesso aos nossos aplicativos e serviços e estamos felizes em informar que eles estão voltando a ficar online agora. Obrigado por nos aguentar”, disse o Facebook.
Por volta das 17h, o Facebook disse que problemas com a rede causavam a falha de acesso, mas sem entrar em detalhes sobre o que, de fato, aconteceu.
A pane global que tirou o WhathApp, o Facebook e o Instagram do ar começou por volta das 12h30 desta segunda-feira (4/10). Internautas em todo o mundo relataram dificuldades para acessar os três serviços.
O Facebook informou que investigaria o motivo da instabilidade. No Twitter, os perfis do Facebook e do WhatsApp postaram: “Estamos cientes de que algumas pessoas estão enfrentando problemas com o WhatsApp no momento. Estamos trabalhando para que as coisas voltem ao normal e enviaremos uma atualização assim que possível”.
E o Instagram tuitou: “O Instagram e amigos estão tendo um momento complicado agora e talvez você esteja com problemas para usá-los. Conte com a gente, estamos em cima disso”.
No último mês de junho, os aplicativos também enfrentaram dificuldades por cerca de 2h30. Segundo o Facebook, a instabilidade teria sido causada por um ajuste de configuração.
Leia também | Pandora Papers: Vazamento de dados expõe contas em paraísos fiscais de 330 empresários, artistas e políticos