logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Trabalho: Feriados exigem atenção das empresas
Trabalho: Feriados exigem atenção das empresas
22/07/2026
Cidade: BR-116 ganha iluminação em LED
Cidade: BR-116 ganha iluminação em LED
22/07/2026
Exibir tudo

Cidadania: Ação cobra direitos para crianças nas ruas Mobilização nacional acontece em 23 de julho, data que marca os 33 anos da Chacina da Candelária, e reivindica moradia, educação e proteção social

Cidadania: Ação cobra direitos para crianças nas ruas

XIX Ação Nacional Criança Não É de Rua mobiliza cidades brasileiras em defesa de moradia, educação e proteção para crianças e adolescentes vulneráveis | Foto: reprodução

22 de julho de 2026 – Organizações da sociedade civil, ativistas, defensores dos direitos humanos, parceiros institucionais e representantes da sociedade se mobilizam, nesta quinta-feira, 23 de julho, para a XIX Ação Nacional Criança Não É de Rua.

A mobilização será realizada simultaneamente em diversas cidades brasileiras, incluindo Fortaleza, São Luís, Manaus, Salvador, Belém, Rio de Janeiro e São Paulo, com o objetivo de dar visibilidade à situação de crianças e adolescentes em vulnerabilidade social, especialmente aqueles que vivem nas ruas ou em ocupações urbanas.

A iniciativa reivindica políticas públicas integradas nas áreas de moradia, educação, saúde, proteção social, cultura, esporte, lazer e fortalecimento dos vínculos familiares.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Mobilização lembra a Candelária

A data da ação faz referência aos 33 anos da Chacina da Candelária, ocorrida em 23 de julho de 1993, no centro do Rio de Janeiro.

Na ocasião, crianças e adolescentes que viviam nas ruas e dormiam nas proximidades da Igreja da Candelária foram assassinados por um grupo de extermínio formado por policiais militares.

O episódio tornou-se um marco na luta pelos direitos da infância e da adolescência no Brasil e segue simbolizando a urgência da proteção integral, da dignidade e da garantia do direito à vida.

Desde então, a Rede Nacional Criança Não É de Rua atua para denunciar violações de direitos, ampliar o debate público e fortalecer a defesa de políticas voltadas a crianças e adolescentes em situação de rua.

Fotos: divulgação

Quase 10 mil estão nas ruas

Os dados reforçam a urgência da mobilização nacional.

Levantamento do Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua, realizado em parceria com a Rede Nacional Criança Não É de Rua, a partir de dados do Cadastro Único de julho de 2026, aponta que o Brasil tem 394.863 pessoas em situação de rua.

Desse total, 9.976 são crianças e adolescentes de até 17 anos.

Entre eles, 4.381, o equivalente a 44%, estão na primeira infância, fase considerada decisiva para o desenvolvimento humano.

No Ceará, são 270 crianças e adolescentes em situação de rua, das quais 127 têm até seis anos de idade.

Em Fortaleza, estão concentrados 245 casos, o equivalente a 91% dos registros do Estado.

Famílias inteiras estão vulneráveis

A realidade das ruas no Brasil vem passando por mudanças.

Se antes predominavam crianças e adolescentes desacompanhados, atualmente cresce o número de famílias inteiras vivendo em situação de rua ou em ocupações urbanas.

Esse cenário está diretamente relacionado à crise habitacional, à insegurança alimentar, ao desemprego, à pobreza e ao aprofundamento das desigualdades sociais.

Diante desse quadro, a XIX Ação Nacional Criança Não É de Rua reforça que a resposta precisa ir além do acolhimento emergencial.

A mobilização defende políticas públicas permanentes, capazes de garantir moradia digna, acesso à escola, creche, saúde, proteção social e condições para que crianças e adolescentes cresçam com segurança.

Educação e moradia são prioridades

Em 2026, a ação destaca bandeiras consideradas fundamentais para enfrentar a vulnerabilidade social.

Entre as reivindicações estão a garantia de moradia digna para famílias em situação de rua e ocupações, o acesso à creche e à educação de qualidade, a atenção prioritária à saúde mental de crianças, adolescentes e suas famílias, a preservação do meio ambiente e a ampliação de oportunidades de cultura, esporte e lazer nas periferias.

A mobilização também se posiciona contra a redução da maioridade penal.

Para os organizadores, responsabilizar adolescentes sem enfrentar as causas estruturais da exclusão social aprofunda desigualdades e não resolve a violência.

Exclusão ameaça direitos

Para Manoel Torquato, coordenador-geral da Associação O Pequeno Nazareno, a ação é um chamado à responsabilidade coletiva diante de uma realidade que compromete o presente e o futuro de milhares de crianças e adolescentes.

“Mais do que lembrar uma tragédia que marcou a história do país, esta mobilização reafirma a necessidade de garantir que nenhuma criança ou adolescente tenha seus direitos ameaçados pela exclusão social. Hoje, vemos crescer o número de famílias inteiras vivendo nas ruas e em ocupações, o que torna ainda mais urgente assegurar moradia digna, educação, proteção social e oportunidades para que crianças e adolescentes possam construir um futuro diferente”, destaca Manoel Torquato.

A fala reforça o caráter político, social e humanitário da mobilização, que busca manter viva a memória da Candelária e transformar indignação em ação concreta.

Ceará terá atos em três cidades

No Ceará, as mobilizações serão realizadas em Fortaleza, Maranguape e Paracuru.

Na capital cearense, o ato acontece na Praça do Ferreira, às 15h.

Em Maranguape, a programação será na Praça do Gereraú, em Tabatinga, às 17h.

Em Paracuru, a atividade ocorrerá na sede da Associação O Pequeno Nazareno, às 9h30.

As ações devem reunir organizações sociais, movimentos populares, crianças, adolescentes, educadores, lideranças comunitárias e representantes da sociedade civil comprometidos com a defesa dos direitos humanos.

Mobilização ocorre em vários estados

No Rio Grande do Norte, as atividades acontecem em Areia Branca, na Escola Municipal Valdecir Nunes, às 9h, e em Guamaré, na Praça Poliesportiva e de Convivência do Vila Maria, às 16h.

Em São Luís, no Maranhão, o ato será realizado na Praça João Lisboa, às 14h30.

Em Belém, no Pará, a mobilização acontece na Praça Dom Pedro II, às 9h30.

Em Oiapoque, no Amapá, a atividade será em Clevelândia do Norte, distrito do município, às 8h30.

No Amazonas, a programação ocorre em Manaus, na Rotatória do Eldorado, às 8h; em Coari, na Avenida Agamenon Silva, nº 698, Urucu, às 9h; e em Carauari, na Rua Francisco Lino de Oliveira, nº 210, Bairro Memória, às 13h.

No Rio de Janeiro, o ato será realizado em frente à Igreja da Candelária, às 10h.

Em São Bernardo do Campo, em São Paulo, acontece uma roda de conversa às 14h.

Em Salvador, na Bahia, a mobilização será no Terreiro de Jesus, às 14h.

O Pequeno Nazareno participa

A iniciativa conta com a participação de instituições que atuam diretamente na proteção da infância e da adolescência.

Entre elas está a Associação O Pequeno Nazareno, responsável pelo projeto Dignidade para a Infância, desenvolvido em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

A atuação da entidade reforça a importância de projetos sociais voltados à proteção integral, ao acolhimento, à educação, à convivência familiar e comunitária e à promoção de oportunidades para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

Ato defende futuro com dignidade

Mais do que um ato de memória, a XIX Ação Nacional Criança Não É de Rua reafirma o compromisso coletivo com a construção de uma sociedade em que toda criança e adolescente tenha acesso à moradia, educação, proteção e oportunidades.

A mobilização chama atenção para a necessidade de enfrentar a pobreza, a desigualdade e a ausência de políticas públicas capazes de impedir que a rua se torne espaço de sobrevivência para famílias, crianças e adolescentes.

Ao lembrar a Chacina da Candelária, a ação também reforça que o direito à vida, à infância protegida e ao desenvolvimento pleno precisa ser garantido como prioridade absoluta.

Serviço

XIX Ação Nacional Criança Não É de Rua
Data: 23 de julho de 2026
Tema: educação, moradia, proteção social e direitos de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade

Atos no Ceará
Fortaleza: Praça do Ferreira, às 15h
Maranguape: Praça do Gereraú, em Tabatinga, às 17h
Paracuru: sede da Associação O Pequeno Nazareno, às 9h30

Outras mobilizações
Areia Branca/RN: Escola Municipal Valdecir Nunes, às 9h
Guamaré/RN: Praça Poliesportiva e de Convivência do Vila Maria, às 16h
São Luís/MA: Praça João Lisboa, às 14h30
Belém/PA: Praça Dom Pedro II, às 9h30
Oiapoque/AP: Clevelândia do Norte, às 8h30
Manaus/AM: Rotatória do Eldorado, às 8h
Coari/AM: Avenida Agamenon Silva, nº 698, Urucu, às 9h
Carauari/AM: Rua Francisco Lino de Oliveira, nº 210, Bairro Memória, às 13h
Rio de Janeiro/RJ: Igreja da Candelária, às 10h
São Bernardo do Campo/SP: roda de conversa, às 14h
Salvador/BA: Terreiro de Jesus, às 14h

Participação: Rede Nacional Criança Não É de Rua, organizações sociais, movimentos populares, Associação O Pequeno Nazareno e parceiros
Projeto relacionado: Dignidade para a Infância
Parceria: Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental

Leia também | Escola de Arte Transcendental estreia no Eusébio

Cultura: Escola de Arte Transcendental estreia no Eusébio

Tags: Criança Não É de Rua, XIX Ação Nacional Criança Não É de Rua, Rede Nacional Criança Não É de Rua, Chacina da Candelária, direitos humanos, direitos da infância, direitos da adolescência, crianças em situação de rua, adolescentes em situação de rua, população em situação de rua, moradia digna, educação, creche, proteção social, saúde mental, primeira infância, Cadastro Único, Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua, Associação O Pequeno Nazareno, Manoel Torquato, Dignidade para a Infância, Petrobras Socioambiental, Fortaleza, Praça do Ferreira, Maranguape, Paracuru, Ceará, Rio de Janeiro, Candelária, vulnerabilidade social, combate à pobreza, infância protegida, Portal Terra Da Luz

Compartilhar

Artigos Relacionados

Economia: Lula libera crédito contra tarifaço

Governo federal anuncia R$ 18,5 bilhões em crédito para empresas afetadas por tarifas dos Estados Unidos e pela crise no Oriente Médio | Foto: reprodução

22/07/2026

Economia: Lula libera crédito contra tarifaço Programa Brasil Soberano 3 prevê R$ 18,5 bilhões para empresas afetadas por tarifas dos EUA e pela crise no Golfo Pérsico


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Mais energia para o Brasil

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/05/WhatsApp-Video-2026-05-15-at-16.56.42-1.mp4
✕

Redes Sociais

Categorias

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Saúde Pública Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 21/07/2026

    Férias de Julho: Beach Tennis Infantil para Seu Filho Comentado em Saúde: Excesso de telas nas férias exige atenção dos pais

  • 21/07/2026

    Golpes com Pix e inteligência artificial disparam em 2026: como moradores da Grande São Paulo podem se proteger das novas fraudes digitais - Diário do Taboão Notícias Comentado em Segurança: Golpes via Pix elevam alertas sobre fraudes digitais

  • 20/07/2026

    Mercado imobiliário do Ceará movimenta R$ 3,42 bilhões e confirma um dos melhores momentos do setor - Montenegro Urbanismo Comentado em Economia: Mercado imobiliário movimenta R$ 3,42 bilhões no CE

  • 20/07/2026

    Aço Cearense conquista Selo Ouro - Portal ESG Agenda Comentado em Varejo: Geração Z impulsiona mudanças nos supermercados

  • 17/07/2026

    Guararema acompanha novas medidas contra apostas on-line; entenda como elas podem afetar moradores da cidade - Jornal Guararema Comentado em Apostas: Autoexclusão bloqueia 700 mil usuários

  • 17/07/2026

    Expocrato utiliza sistema da Pax – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Segurança: Expocrato usa tecnologia de empresa investigada

Últimas Notícias

  • Ceará recebe mais de 20 mil doses de insulina glargina0
    Saúde: Ceará recebe mais de 20 mil doses de insulina glargina Medicamento de ação prolongada será disponibilizado pelo SUS para crianças, adolescentes e idosos em substituição gradual à insulina NPH
    22/07/2026
  • Crefito-6 destaca autonomia no envelhecimento saudável0
    Saúde: Crefito-6 destaca autonomia no envelhecimento saudável Conselho reforça, no Mês dos Avós, a importância da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional para preservar a independência e a qualidade de vida dos idosos
    22/07/2026
  • Destroços de avião são achados após 74 anos no mar0
    Mundo: Destroços de avião são achados após 74 anos no mar Descoberta do Clipper Endeavor, da Pan Am, ajuda a esclarecer um acidente histórico que levou à morte de 52 pessoas e impulsionou mudanças na segurança da aviação
    22/07/2026
  • Anvisa amplia uso pediátrico de remédios autoimunes0
    Saúde: Anvisa amplia uso pediátrico de remédios autoimunes Medicamentos para lúpus e esclerose múltipla passam a ser indicados para crianças e adolescentes após aprovação da agência reguladora
    22/07/2026
  • Brasil terá 158,7 milhões de eleitores em outubro0
    Eleições: Brasil terá 158,7 milhões de eleitores em outubro TSE registra crescimento de 1,46% no eleitorado em relação às eleições de 2022; Região Norte lidera aumento proporcional de votantes
    21/07/2026
  • Filme une teatro e cinema no sertão cearense0
    Cultura: Filme une teatro e cinema no sertão cearense "Sonhos de Uma Noite no Sertão", de Viggo Magalhães, acompanha a criação de uma obra híbrida entre teatro, audiovisual e documentário, produzida por estudantes da Unifor e da UFC
    21/07/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas