

Agentes da Polícia Federal cumprem mandados em cinco municípios do Rio de Janeiro durante operação que investiga um esquema bilionário de lavagem de dinheiro envolvendo postos de combustíveis. | Foto: PF RJ
07 de julho de 2026 – A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (7), mais uma fase da Operação Unha e Carne para desarticular um suposto esquema bilionário de lavagem de dinheiro envolvendo uma rede de postos de combustíveis no estado do Rio de Janeiro. Segundo as investigações, o grupo criminoso teria movimentado mais de R$ 7,6 bilhões nos últimos seis anos.
Entre os principais alvos da operação estão Márcio Canella, ex-prefeito de Belford Roxo, presidente do União Brasil no Rio de Janeiro e pré-candidato ao Senado Federal, além do delegado Marcus Amim, ex-secretário da Polícia Civil do estado.
De acordo com a Polícia Federal, a investigação tem como base um Relatório de Inteligência Financeira do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), que apontou movimentações financeiras superiores a R$ 7,6 bilhões atribuídas ao grupo investigado.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Segundo a PF, a organização criminosa utilizava uma rede de postos de combustíveis localizada na Região Metropolitana do Rio de Janeiro como estrutura para ocultação e lavagem de recursos ilícitos, contando, supostamente, com a participação de agentes públicos.
Esta é a sexta fase da Operação Unha e Carne, que já resultou na prisão de diversos investigados em etapas anteriores, entre eles os políticos Rodrigo Bacellar, TH Joias, Thiago Rangel e o pastor Márcio Poncio.
Ao todo, os agentes federais cumprem 19 mandados de busca e apreensão nas cidades de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Resende e na capital fluminense.
Além das buscas, a Justiça determinou medidas de sequestro de bens e valores, bem como a suspensão das atividades econômicas de empresas ligadas aos investigados.
Segundo a Polícia Federal, os envolvidos poderão responder pelos crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro, contratação direta ilegal e outros delitos que eventualmente forem identificados no decorrer das investigações.
A operação integra a Força-Tarefa Missão Redentor II, iniciativa coordenada pela Polícia Federal para combater organizações criminosas atuantes no estado do Rio de Janeiro.
A ação segue as diretrizes estabelecidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 635, conhecida como “ADPF das Favelas”.
Leia também | Itamaraty alerta para risco de ação dos EUA no Brasil
Tags: Polícia Federal, PF, Operação Unha e Carne, lavagem de dinheiro, postos de combustíveis, Rio de Janeiro, Coaf, organização criminosa, Márcio Canella, Marcus Amim, Belford Roxo, União Brasil, ADPF 635, Missão Redentor II, investigação, combate ao crime organizado, Portal Terra da Luz