logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Cumbre Vieja: Moradores de La Palma são autorizados a pegar pertences em casa no 12º de erupção de vulcão
Cumbre Vieja Moradores de La Palma são autorizados a pegar pertences em casa no 12º de erupção de vulcão
30/09/2021
Infraestrutura: Missão Velha, no Cariri cearense, é beneficiada com duplicação e pavimentação de rodovias
Infraestrutura Missão Velha, no Cariri cearense, é beneficiada com duplicação e pavimentação de rodovias
30/09/2021
Exibir tudo

Opinião Não é só a economia, mas é também ela, estúpido! Por Roberto Claudio

Opinião: Não é só a economia, mas é também ela, estúpido!

"Todas as evidências da piora significativa, quase desumana, em muitas dimensões na vida dos brasileiros nos últimos anos não têm sido suficientes para inspirar uma mudança de postura política ou de agenda econômica por parte do governo" | Foto: Agência Brasil

Pesquisa nacional realizada pelo Instituto Datafolha, entre os dias 13 e 15 e divulgada em 20 de setembro, indica que para 69% dos brasileiros, a economia piorou nos últimos meses. Esses são patamares de percepção pública da economia próximos aos que a população brasileira indicava ao final de 2015 e início de 2016, período exatamente anterior ao do impeachment imposto à presidente Dilma.

Na mesma rodada de pesquisas, certamente também pelo impacto dos pífios resultados da economia brasileira, o presidente Jair Bolsonaro atinge o seu mais alto índice de rejeição, chegando a 53% de ruim e péssimo na avaliação popular.

A retórica fanfarrona e já sem credibilidade do ministro Paulo Guedes – mesmo entre seus antigos apoiadores do mercado –além de uma agenda econômica equivocada e ineficiente no combate ao desemprego e na expansão da renda e a falta de percepção e o distanciamento do atual governo em relação aos efeitos da economia na vida concreta do povo são pecados que explicam a justa avaliação popular severamente negativa da economia brasileira. E o mais grave: faltam razões objetivas para alimentar qualquer tipo de otimismo.

Os efeitos práticos da crise econômica vivenciados pela maioria de nossa população são diversos e explicam os resultados apresentados pela pesquisa Datafolha: a estagnação da economia no último trimestre, o elevadíssimo e cruel nível de desemprego, o aumento crescente da informalidade, a precarização progressiva do sistema de proteção de direitos e garantias dos trabalhadores, o aumento da inflação que corrói o poder aquisitivo da já pequena renda dos brasileiros, o aumento da taxa de juros que agrava ainda mais o nível de endividamento das famílias e o dramático aumento da insegurança alimentar nos lares brasileiros.

Essas incertezas e toda a instabilidade institucional produzida desestimula os investimentos privados, impacta o dólar e o custo de vida do povo

ROBERTO CLAUDIO, ex-prefeito de Fortaleza

Para completar, estamos na iminência de uma séria crise energética que poderia ter sido mitigada se o governo tivesse dado respostas eficientes e precoces na gestão da crise hídrica de algumas regiões brasileiras. Uma eventual falta de energia e o aumento da tarifa vai impactar ainda mais a produção industrial e, principalmente, a rotina e o custo de vida dos trabalhadores do país.

Uma outra dimensão importante é o da instabilidade política produzida deliberada e permanentemente pelo presidente e seus apoiadores mais fanáticos, com o claro propósito diversionista de um governo que não sabe governar e que, por isso mesmo, decide por não o fazer. Certamente que esse tipo de atitude oficial não passa impune. Fica a caricata impressão internacional de uma república imatura, com inseguranças jurídicas e de democracia frágil e recorrentemente acossada por arroubos autoritários e personalistas.

Essas incertezas e toda a instabilidade institucional produzida desestimula os investimentos privados, impacta o dólar e o custo de vida do povo, além das evidentes perdas nas relações comerciais com o mundo.

Mas, ao que parece, todas as evidências da piora significativa, quase desumana, em muitas dimensões na vida dos brasileiros nos últimos anos não têm sido suficientes para inspirar uma mudança de postura política ou de agenda econômica por parte do governo.

Persistem os equívocos de percepção ideológica sobre o potencial papel do Estado, em especial em momentos de grandes crises; a falta de disposição em aprimorar o modelo econômico ultrapassado, ineficiente para produzir crescimento e socialmente perverso; uma clara inexperiência e ignorância sobre a complexa gestão do setor público; um desconhecimento sobre o Brasil real e uma brutal ausência de sensibilidade social como motivadora para a tomada de decisões políticas e econômicas.

Estão aí os dados da pesquisa Datafolha para provar, nua e cruamente, o corte duro na carne da popularidade do atual governo. Isso é o que acontece quando falta disposição em governar, em tomar decisões corajosas e contra os lobbies tradicionais e concentradores de renda, contra privilégios e, muito especialmente, em garantir um papel ao Estado brasileiro que apoie e utilize os estímulos adequados para a economia brasileira florescer, criando cenários favoráveis a quem quer empreender e, principalmente, oportunidades novas de trabalho e de expansão da renda média do trabalhador brasileiro.

Me recordei da célebre frase atribuída ao marqueteiro político norte-americano James Carville: “É a economia, estúpido”. Frase supostamente útil à vitória do então candidato Bill Clinton, em 1992, na corrida pela presidência dos EUA. Carville defendia que a grande prioridade dos americanos era a crise econômica, os empregos, os salários, os preços altos e a dificuldade em comprar imóveis, muito mais que as disputas políticas em torno da Guerra do Golfo ou de outros temas sem maior relevância nacional que dividiam, simbólica e ideologicamente, democratas de republicanos. Tudo muito atual, agora em cena brasileira!


Roberto Claudio Rodrigues Bezerra foi por duas vezes (2013 a 2020) prefeito de Fortaleza (CE), cidade na qual é o presidente do Diretório Municipal do PDT. É médico sanitarista, com PhD em Saúde Pública pela Universidade do Arizona.

Conteúdo original publicado no site Congresso em Foco


O texto acima expressa a visão de quem o assina, não necessariamente do Portal Terra da Luz. Se você quer publicar algo sobre o mesmo tema, mas com um diferente ponto de vista, ou um outro artigo com suas ideias, envie sua sugestão de texto para portalterradaluz@gmail.com.


Leia também | Moradores de La Palma são autorizados a pegar pertences em casa no 12º de erupção de vulcão

Compartilhar

Artigos Relacionados

SEO da Inteligência Artificial: o novo palanque da política em 2026

Especialistas apontam que campanhas que dominarem estratégias de IA terão vantagem competitiva no ambiente digital | Foto: reprodução

04/12/2025

Opinião: SEO da Inteligência Artificial: o novo palanque da política em 2026 Por Marcelo Bissuh, fundador da Nomos


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Siga o Portal Terra da Luz

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2025/11/WhatsApp-Video-2025-11-12-at-10.08.45.mp4

Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Destinos Turísticos
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Banco Central Brasil Camilo Santana Ceará Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Economia Educação Esporte Estados Unidos evento Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Inscrições Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Ministério da Saúde Música Negócios Operação pandemia Pesquisa Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Projeto Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança STF sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 05/12/2025

    Alteração Da Meta Fiscal Para Aliviar Correios - VN Comentado em Política: Congresso aprova texto-base da LDO 2026 com exceção de R$ 10 bilhões para estatais

  • 05/12/2025

    Mega-Sena 2947 acumula e prêmio vai a R$ 12 milhões, 5 de dezembro de 2025, Mega-Sena - Meus Conteúdos Comentado em Loteria: Mega-Sena acumula e prêmio principal sobe para R$ 12 milhões

  • 05/12/2025

    João Fonseca x Carlos Alcaraz e mais: programação do Miami Invitational, 5 de dezembro de 2025, João Fonseca - Meus Conteúdos Comentado em Digital: João Fonseca lidera buscas no Google Brasil e supera Trump após temporada histórica no tênis

  • 05/12/2025

    Brasileirão 2025: veja os resultados dessa semana pela 37ª rodada, 5 de dezembro de 2025, Brasileirão - Meus Conteúdos Comentado em Futebol: Brasileirão 2025: veja quais clubes chegam à 38ª rodada sem mais objetivos na competição

  • 05/12/2025

    news-1764931726941-1298 – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Investigação: Operação Falso Mercúrio bloqueia até R$ 6 bilhões do crime organizado em São Paulo

  • 04/12/2025

    berita kampus Comentado em Tecnologia: Fortaleza se consolida como hub digital e recebe relógio atômico de césio no datacenter da Etice

Últimas Notícias

  • Política: Flávio Bolsonaro inicia articulações e convoca base da direita para aprovar anistia ainda em 20250
    Política: Flávio Bolsonaro inicia articulações e convoca base da direita para aprovar anistia ainda em 2025 Após afirmar que será o sucessor político do ex-presidente Jair Bolsonaro, senador pressiona lideranças anti-Lula a votarem proposta de anistia nas próximas semanas
    06/12/2025
  • Copa do Mundo: Brasil inicia jornada pelo hexa na Costa Leste dos EUA com estreia diante de Marrocos0
    Copa do Mundo: Brasil inicia jornada pelo hexa na Costa Leste dos EUA com estreia diante de Marrocos Seleção Brasileira enfrenta Marrocos, Haiti e Escócia no Grupo C da Copa do Mundo de 2026; Ancelotti prevê confrontos difíceis
    06/12/2025
  • Futebol: Brasil é cabeça de chave do Grupo C da Copa do Mundo de 2026 e enfrentará Marrocos, Haiti e Escócia0
    Futebol: Brasil é cabeça de chave do Grupo C da Copa do Mundo de 2026 e enfrentará Marrocos, Haiti e Escócia Seleção brasileira busca o hexa e estreia contra Marrocos; veja análise completa dos adversários do Grupo C
    05/12/2025
  • Justiça: STF condena cinco PMs do Distrito Federal a 16 anos de prisão por omissão nos atos golpistas de 8 de janeiro0
    Justiça: STF condena cinco PMs do Distrito Federal a 16 anos de prisão por omissão nos atos golpistas de 8 de janeiro Decisão unânime da Primeira Turma reconhece falhas graves na contenção dos ataques aos Três Poderes
    05/12/2025
  • Internacional: Escândalo de apostas provoca onda de prisões e expõe crise no futebol turco0
    Internacional: Escândalo de apostas provoca onda de prisões e expõe crise no futebol turco Jogadores de grandes clubes, árbitros e dirigentes estão entre os detidos em operação que mira corrupção e manipulação de resultados
    05/12/2025
  • STF marca para fevereiro de 2026 o julgamento do caso Marielle Franco0
    Justiça: STF marca para fevereiro de 2026 o julgamento do caso Marielle Franco Primeira Turma analisará, nos dias 24 e 25 de fevereiro, processo que aponta mandantes e operadores do assassinato da vereadora e de Anderson Gomes
    05/12/2025
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas