logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Cumbre Vieja: Moradores de La Palma são autorizados a pegar pertences em casa no 12º de erupção de vulcão
Cumbre Vieja Moradores de La Palma são autorizados a pegar pertences em casa no 12º de erupção de vulcão
30/09/2021
Infraestrutura: Missão Velha, no Cariri cearense, é beneficiada com duplicação e pavimentação de rodovias
Infraestrutura Missão Velha, no Cariri cearense, é beneficiada com duplicação e pavimentação de rodovias
30/09/2021
Exibir tudo

Opinião Não é só a economia, mas é também ela, estúpido! Por Roberto Claudio

Opinião: Não é só a economia, mas é também ela, estúpido!

"Todas as evidências da piora significativa, quase desumana, em muitas dimensões na vida dos brasileiros nos últimos anos não têm sido suficientes para inspirar uma mudança de postura política ou de agenda econômica por parte do governo" | Foto: Agência Brasil

Pesquisa nacional realizada pelo Instituto Datafolha, entre os dias 13 e 15 e divulgada em 20 de setembro, indica que para 69% dos brasileiros, a economia piorou nos últimos meses. Esses são patamares de percepção pública da economia próximos aos que a população brasileira indicava ao final de 2015 e início de 2016, período exatamente anterior ao do impeachment imposto à presidente Dilma.

Na mesma rodada de pesquisas, certamente também pelo impacto dos pífios resultados da economia brasileira, o presidente Jair Bolsonaro atinge o seu mais alto índice de rejeição, chegando a 53% de ruim e péssimo na avaliação popular.

A retórica fanfarrona e já sem credibilidade do ministro Paulo Guedes – mesmo entre seus antigos apoiadores do mercado –além de uma agenda econômica equivocada e ineficiente no combate ao desemprego e na expansão da renda e a falta de percepção e o distanciamento do atual governo em relação aos efeitos da economia na vida concreta do povo são pecados que explicam a justa avaliação popular severamente negativa da economia brasileira. E o mais grave: faltam razões objetivas para alimentar qualquer tipo de otimismo.

Os efeitos práticos da crise econômica vivenciados pela maioria de nossa população são diversos e explicam os resultados apresentados pela pesquisa Datafolha: a estagnação da economia no último trimestre, o elevadíssimo e cruel nível de desemprego, o aumento crescente da informalidade, a precarização progressiva do sistema de proteção de direitos e garantias dos trabalhadores, o aumento da inflação que corrói o poder aquisitivo da já pequena renda dos brasileiros, o aumento da taxa de juros que agrava ainda mais o nível de endividamento das famílias e o dramático aumento da insegurança alimentar nos lares brasileiros.

Essas incertezas e toda a instabilidade institucional produzida desestimula os investimentos privados, impacta o dólar e o custo de vida do povo

ROBERTO CLAUDIO, ex-prefeito de Fortaleza

Para completar, estamos na iminência de uma séria crise energética que poderia ter sido mitigada se o governo tivesse dado respostas eficientes e precoces na gestão da crise hídrica de algumas regiões brasileiras. Uma eventual falta de energia e o aumento da tarifa vai impactar ainda mais a produção industrial e, principalmente, a rotina e o custo de vida dos trabalhadores do país.

Uma outra dimensão importante é o da instabilidade política produzida deliberada e permanentemente pelo presidente e seus apoiadores mais fanáticos, com o claro propósito diversionista de um governo que não sabe governar e que, por isso mesmo, decide por não o fazer. Certamente que esse tipo de atitude oficial não passa impune. Fica a caricata impressão internacional de uma república imatura, com inseguranças jurídicas e de democracia frágil e recorrentemente acossada por arroubos autoritários e personalistas.

Essas incertezas e toda a instabilidade institucional produzida desestimula os investimentos privados, impacta o dólar e o custo de vida do povo, além das evidentes perdas nas relações comerciais com o mundo.

Mas, ao que parece, todas as evidências da piora significativa, quase desumana, em muitas dimensões na vida dos brasileiros nos últimos anos não têm sido suficientes para inspirar uma mudança de postura política ou de agenda econômica por parte do governo.

Persistem os equívocos de percepção ideológica sobre o potencial papel do Estado, em especial em momentos de grandes crises; a falta de disposição em aprimorar o modelo econômico ultrapassado, ineficiente para produzir crescimento e socialmente perverso; uma clara inexperiência e ignorância sobre a complexa gestão do setor público; um desconhecimento sobre o Brasil real e uma brutal ausência de sensibilidade social como motivadora para a tomada de decisões políticas e econômicas.

Estão aí os dados da pesquisa Datafolha para provar, nua e cruamente, o corte duro na carne da popularidade do atual governo. Isso é o que acontece quando falta disposição em governar, em tomar decisões corajosas e contra os lobbies tradicionais e concentradores de renda, contra privilégios e, muito especialmente, em garantir um papel ao Estado brasileiro que apoie e utilize os estímulos adequados para a economia brasileira florescer, criando cenários favoráveis a quem quer empreender e, principalmente, oportunidades novas de trabalho e de expansão da renda média do trabalhador brasileiro.

Me recordei da célebre frase atribuída ao marqueteiro político norte-americano James Carville: “É a economia, estúpido”. Frase supostamente útil à vitória do então candidato Bill Clinton, em 1992, na corrida pela presidência dos EUA. Carville defendia que a grande prioridade dos americanos era a crise econômica, os empregos, os salários, os preços altos e a dificuldade em comprar imóveis, muito mais que as disputas políticas em torno da Guerra do Golfo ou de outros temas sem maior relevância nacional que dividiam, simbólica e ideologicamente, democratas de republicanos. Tudo muito atual, agora em cena brasileira!


Roberto Claudio Rodrigues Bezerra foi por duas vezes (2013 a 2020) prefeito de Fortaleza (CE), cidade na qual é o presidente do Diretório Municipal do PDT. É médico sanitarista, com PhD em Saúde Pública pela Universidade do Arizona.

Conteúdo original publicado no site Congresso em Foco


O texto acima expressa a visão de quem o assina, não necessariamente do Portal Terra da Luz. Se você quer publicar algo sobre o mesmo tema, mas com um diferente ponto de vista, ou um outro artigo com suas ideias, envie sua sugestão de texto para portalterradaluz@gmail.com.


Leia também | Moradores de La Palma são autorizados a pegar pertences em casa no 12º de erupção de vulcão

Compartilhar

Artigos Relacionados

Opinião: o sistema financeiro está sendo reconstruído

Avanço dos ativos digitais e da tecnologia descentralizada está remodelando as finanças globais e ampliando debates sobre governança e participação | Foto: reprodução

13/03/2026

Opinião: O sistema financeiro está sendo reconstruído Por Rachel Conlan, Chief Marketing Officer da Binance


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Alece – Ceará de Valores

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/02/VT-Ceara-de-Valores.mp4

Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 11/03/2026

    capcut Comentado em Crimes Digitais Pix facilita o trabalho dos agiotas no Brasil

  • 06/03/2026

    Vitor Gabriel de lima Comentado em Inclusão: Prefeitura de São Gonçalo lança programa ‘Minha Primeira Chance’ com 220 vagas para jovens de 14 a 24 anos

  • 06/03/2026

    gardenia oliveira Comentado em Empreendedorismo Beira-Mar recebe a Feira Criativa neste fim de semana

  • 06/03/2026

    gardenia oliveira Comentado em Empreendedorismo Beira-Mar recebe a Feira Criativa neste fim de semana

  • 25/02/2026

    O Guia Definitivo do Imposto de Renda 2026: Estratégias de Conformidade, Otimização Setorial. – Camarinho Contabilidade Comentado em Imposto: IR 2026 começa em março; veja regras

  • 24/02/2026

    Hermann Hesse Feitosa Alexandrino Comentado em Indústria: Feira da Indústria FIEC reúne líderes e shows

Últimas Notícias

  • Conflito: Guerra no Oriente Médio já soma 2 mil mortos0
    Conflito: Guerra no Oriente Médio já soma 2 mil mortos Confrontos envolvendo Irã, Israel e aliados avançam pela terceira semana e ampliam número de vítimas civis e militares
    14/03/2026
  • Justiça: Vorcaro pode fechar delação0
    Justiça: Vorcaro pode fechar delação Troca de advogado reforça expectativa de colaboração do dono do Banco Master com autoridades federais
    14/03/2026
  • Saúde: Bolsonaro estável após internação0
    Saúde: Bolsonaro estável após internação Ex-presidente segue consciente e em tratamento na UTI com broncopneumonia bacteriana, segundo equipe médica
    14/03/2026
  • Conflito: Ataque com drones atinge embaixada americana0
    Conflito: Ataque com drones atinge embaixada americana Embaixada dos EUA em Bagdá é alvo de drones enquanto Washington anuncia bombardeio contra ilha estratégica do petróleo iraniano
    14/03/2026
  • Direitos: Consumidor ainda desconhece garantias0
    Direito: Consumidor ainda desconhece garantias Especialista alerta que brasileiros deixam de exercer direitos previstos no Código de Defesa do Consumidor, principalmente em compras online e cobranças indevidas
    13/03/2026
  • Justiça: Revogada prisão de torcedores do Fortaleza0
    Justiça: Revogada prisão de torcedores do Fortaleza Justiça do Ceará concede liberdade a 79 denunciados após confusão em clássico entre Fortaleza e Ceará, com restrição de acesso a estádios
    13/03/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas