logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Economia: Pequenos negócios batem recorde
Economia: Pequenos negócios batem recorde
09/03/2026
Economia: Mega-Sena pode pagar R$ 60 milhões
Economia: Mega-Sena pode pagar R$ 60 milhões
10/03/2026
Exibir tudo

Inclusão: Alece e Associação Fortaleza Down promovem inclusão por meio da arte Parceria valoriza talentos artísticos de jovens com Síndrome de Down e prevê websérie, exposição e ações de conscientização

Inclusão: Alece e Associação Fortaleza Down promovem inclusão por meio da arte

Jovens com Síndrome de Down participam de oficinas de artes plásticas em projeto de inclusão social desenvolvido pela Associação Fortaleza Down em parceria com a Assembleia Legislativa do Ceará | Foto: Bia Medeiros/Alece

09 de março de 2026 – A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) e a Associação Fortaleza Down fortalecem uma parceria voltada à inclusão social e à valorização do talento artístico de jovens com trissomia do cromossomo 21, condição conhecida como Síndrome de Down.

Nesta terça-feira (10), às 16 horas, a primeira-dama da Alece, Tainah Marinho Aldigueri, realiza uma visita institucional à sede da entidade, localizada no bairro Parque Manibura, em Fortaleza, para conhecer de perto as atividades desenvolvidas e dialogar sobre novas iniciativas que ampliem a visibilidade e as oportunidades para pessoas com deficiência.

Durante o encontro, a comitiva conhecerá o trabalho realizado com alunos com Síndrome de Down que participam de oficinas de artes plásticas promovidas pela associação.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Oficinas de arte estimulam expressão e criatividade

As atividades artísticas são conduzidas pelo cantor, compositor e artista plástico Edmar Gonçalves, responsável por orientar os participantes em práticas de pintura, escultura e outras formas de expressão criativa.

Segundo a primeira-dama da Alece, Tainah Marinho Aldigueri, projetos dessa natureza reforçam a importância das instituições públicas no apoio a iniciativas que promovem inclusão, respeito e valorização da diversidade.

A expectativa é que a parceria contribua para ampliar o reconhecimento do talento artístico dos jovens atendidos pela associação e incentive novas oportunidades de participação cultural.

Websérie e exposição vão mostrar histórias dos participantes

A iniciativa integra um projeto mais amplo de inclusão social que resultará na produção de uma websérie documental com cinco episódios. O conteúdo apresentará o cotidiano, os talentos e as conquistas dos participantes da Associação Fortaleza Down.

A produção será exibida na programação da Alece TV e também no canal do Portal Terra da Luz no YouTube, além de contar com uma série especial de reportagens no site do portal.

Como parte das atividades, as obras produzidas pelos alunos também serão reunidas em uma exposição prevista para março de 2026 nos corredores da Assembleia Legislativa do Ceará. O período coincide com a celebração do Dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado em 21 de março.

Campanha incentiva doação de meias coloridas

O Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi), da Alece, também realiza neste mês a campanha “Doe um Par de Meias Coloridas”. A ação simbólica busca estimular a aceitação e o respeito às pessoas com trissomia do cromossomo 21 (T21).

A proposta da campanha é reforçar a ideia de que o mundo é formado por diferentes cores, formas e tamanhos — e que a inclusão pode começar com um gesto simples.

As doações de meias, independentemente do tamanho ou da cor, podem ser realizadas até o dia 13 de março nas caixas de arrecadação instaladas nas recepções da Assembleia Legislativa do Ceará.

Leia também | Show celebra mulheres no jazz cearense

Cultura: Show celebra mulheres no jazz cearense
Compartilhar

Artigos Relacionados

Aviação: Anac restringe transporte de power banks em voos

Novas regras da Anac limitam transporte e uso de power banks durante voos para aumentar a segurança | Foto: Hermann Hesse/Portal Terra da Luz

25/04/2026

Aviação: Anac restringe transporte de power banks em voos Novas regras visam aumentar a segurança e evitar riscos de incêndio


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Alece – Ceará de Valores

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/02/VT-Ceara-de-Valores.mp4

Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 24/04/2026

    Rafaele Esmeraldo Comentado em Cultura: Musical cearense aborda amor e sofrência atual

  • 23/04/2026

    Conta de luz sobe e atinge 29 milhões no país – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Energia: Conta de luz sobe e atinge 29 milhões no país

  • 17/04/2026

    nano banana 2 Comentado em Digital Como criar apresentações profissionais com IA em minutos

  • 13/04/2026

    STF pode mudar regras da delação premiada no país – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Justiça: STF pode mudar regras da delação premiada no país

  • 08/04/2026

    Ceará transforma esgoto em energia limpa – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Sustentabilidade: Ceará transforma esgoto em energia limpa

  • 04/04/2026

    Shows celebram legado de Tarcísio Sardinha Disco inédito reúne grandes nomes da música brasileira em apresentações gratuitas em Fortaleza ‣ Portal Terra da Luz – Cultura em Movimento Comentado em Gastronomia: Art Vino & Cucina amplia experiência em Fortaleza

Últimas Notícias

  • Aviação: Anac restringe transporte de power banks em voos0
    Aviação: Anac restringe transporte de power banks em voos Novas regras visam aumentar a segurança e evitar riscos de incêndio
    25/04/2026
  • Investigação: Ex-BRB diz que “virava noites” por Vorcaro0
    Justiça: STF mantém prisão de ex-presidente do BRB Decisão unânime reforça investigação sobre suposto esquema de propina
    25/04/2026
  • Educação: Seminário fortalece educação legislativa na Ibiapaba0
    Educação: Seminário fortalece educação legislativa na Ibiapaba Evento da Alece reforça parcerias e qualificação cidadã nos municípios
    24/04/2026
  • Saúde: Alergias respiratórias exigem uso correto de medicamentos0
    Saúde: Alergias respiratórias exigem uso correto de medicamentos Mudanças climáticas elevam casos e reforçam alerta para diagnóstico e tratamento adequado
    24/04/2026
  • Justiça: STF decide sobre prisão de ex-presidente do BRB0
    Justiça: STF decide sobre prisão de ex-presidente do BRB Placar parcial é favorável à manutenção da medida
    24/04/2026
  • Fé: Igreja de São Jorge no Rio vira santuário0
    Fé: Igreja de São Jorge no Rio vira santuário Elevação ocorre no dia do padroeiro do estado
    23/04/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas