logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Educação: Caucaia amplia uso de energia solar em escolas e reduz gastos da rede municipal
Educação: Caucaia amplia uso de energia solar em escolas e reduz gastos da rede municipal
12/02/2026
Economia: Setor de serviços cresce 2,8% em 2025 e registra quinto ano seguido de alta
Economia: Setor de serviços cresce 2,8% em 2025 e registra quinto ano seguido de alta
12/02/2026
Exibir tudo

Ciência: Cientista percorre o Brasil e encontra na Caatinga seu campo de atuação No Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, trajetória da bióloga Ariane Ferreira destaca o protagonismo feminino na conservação da biodiversidade brasileira

Ciência: Cientista percorre o Brasil e encontra na Caatinga seu campo de atuação

Bióloga Ariane Ferreira em atividade de monitoramento ambiental na Reserva Natural Serra das Almas, no semiárido nordestino | Foto: divulgação

12 de fevereiro de 2026 — Celebrado em 11 de fevereiro, o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência reforça a importância da presença feminina na produção de conhecimento científico. A trajetória da bióloga Ariane Ferreira, analista de projetos socioambientais da Associação Caatinga, é um exemplo desse protagonismo aplicado à conservação da biodiversidade no semiárido brasileiro.

Integrante da equipe da Reserva Natural Serra das Almas, localizada na divisa entre Crateús, no Ceará, e Buriti dos Montes, no Piauí, Ariane atua diretamente no monitoramento do periquito cara-suja (Pyrrhura griseipectus), espécie ameaçada de extinção. A ave voltou a ser registrada na região após mais de um século sem ocorrências confirmadas, graças a um projeto de reintrodução ambiental.

Desde a primeira soltura, realizada em dezembro de 2024, dezenas de indivíduos já sobrevoam a reserva, resultado do projeto Refaunar Arvorar, desenvolvido pela Associação Caatinga e pela ONG Aquasis, em parceria com o Parque Arvorar, do grupo Beach Park.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Ciência de campo e trabalho coletivo

O trabalho exige acompanhamento contínuo e atenção às particularidades do território. Entre as atividades desenvolvidas por Ariane estão a observação do comportamento das aves, a identificação das áreas de uso, o estudo das rotinas de alimentação e dos padrões de deslocamento dos periquitos, sempre em articulação com a equipe de guarda-parques da reserva.

“Esse trabalho não é solitário. Ele é construído coletivamente, a partir da observação compartilhada e do acompanhamento contínuo dos cara-sujas”, explica a bióloga, ao destacar a importância da atuação integrada para o sucesso das ações de conservação.

Da formação acadêmica à Caatinga

Natural de São José, na região metropolitana de Florianópolis (SC), Ariane cresceu em contato direto com a natureza e desenvolveu, desde cedo, interesse pelos animais. Incentivada pela família e por uma professora que ampliou sua percepção sobre a Biologia, decidiu seguir a carreira científica.

Graduada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), encontrou sua vocação durante as atividades práticas da formação, especialmente a partir de experiências voluntárias em campo, que despertaram seu interesse pela ornitologia.

A trajetória profissional ganhou novos contornos com sua atuação em Curaçá, na Bahia, em ações voltadas à reintrodução da ararinha-azul, espécie que permaneceu cerca de 20 anos extinta na natureza. Além do trabalho técnico, Ariane coordenou equipes formadas por moradores da comunidade local, experiência que reforçou a importância da integração entre ciência e território.

Em 2024, participou do censo do periquito cara-suja na Serra de Baturité, no Ceará, primeiro contato direto com a espécie. A experiência abriu caminho para sua atuação atual na Serra das Almas, sob a gestão da Associação Caatinga.

Desafios e inspiração para novas gerações

A bióloga destaca que ser mulher em atividades científicas de campo envolve desafios específicos, como longos deslocamentos, jornadas extensas e atuação em áreas remotas. Ainda assim, o compromisso com a pesquisa se estende além do trabalho em campo. Quando as aves retornam aos dormitórios e o calor diminui, a rotina segue com registros, organização de dados e planejamento das próximas etapas.

Ao falar com meninas que sonham seguir carreira científica, mas sentem receio, Ariane deixa uma mensagem direta: “O medo existe, mas não pode paralisar. Procure outras mulheres, converse, peça apoio e não desista. Isso faz toda a diferença. A ciência também é um espaço nosso”.

Periquito cara-suja: símbolo da conservação

O periquito cara-suja (Pyrrhura griseipectus) é uma espécie endêmica do Ceará e está classificado como “Em Perigo” na Lista Nacional de Espécies Ameaçadas de Extinção. No passado, a ave desapareceu de diversas áreas do Nordeste em razão da perda de habitat, do desmatamento de matas ciliares e do tráfico de animais silvestres.

Até 2017, a espécie era considerada “Criticamente em Perigo”, cenário que começou a mudar com o fortalecimento de ações de conservação, como censos populacionais, instalação de ninhos artificiais e projetos de reintrodução. Em 2024, um levantamento realizado na Serra de Baturité registrou 1.238 indivíduos, cerca de 400 a mais do que no censo de 2022, indicando recuperação gradual da população.

Na Reserva Natural Serra das Almas, no Planalto da Ibiapaba, a espécie voltou a ser registrada após mais de 114 anos sem ocorrências confirmadas. Desde dezembro de 2024, 25 indivíduos já vivem em liberdade, fruto de um processo de soltura gradual e monitoramento contínuo.

Associação Caatinga e preservação ambiental

A Associação Caatinga é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, cuja missão é conservar o bioma Caatinga, difundir suas riquezas e inspirar pessoas a cuidar da natureza. Desde 1998, a entidade atua na proteção do bioma e no fomento ao desenvolvimento local sustentável, fortalecendo a resiliência de comunidades rurais diante da semiaridez e dos efeitos das mudanças climáticas.


Leia também | Dayany Bittencourt cobra MEC por falta de livros em Braille para alunos com deficiência visual

Política: Dayany Bittencourt cobra MEC por falta de livros em Braille para alunos com deficiência visual

Tags:
Portal Terra Da Luz, Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, mulheres na ciência, cientistas brasileiras, protagonismo feminino, conservação ambiental, Caatinga, biodiversidade brasileira, periquito cara-suja, Associação Caatinga, ciência no Nordeste, pesquisa científica, meio ambiente, espécies ameaçadas, sustentabilidade, Serra das Almas

Compartilhar

Artigos Relacionados

Show: WAV & Friends leva música eletrônica ao carnaval no Radar Pub

DJ se apresenta em pista lotada durante evento de música eletrônica que integra o calendário alternativo do carnaval de Fortaleza | Foto: divulgação

12/02/2026

Show: WAV & Friends leva música eletrônica ao carnaval no Radar Pub Edição CarnaSide transforma o sábado carnavalesco em encontro urbano da cena eletrônica de Fortaleza


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Siga o Portal Terra da Luz

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2025/11/WhatsApp-Video-2025-11-12-at-10.08.45.mp4

Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios Operação pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Segurança Pública STF sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 17/01/2026

    Davi Santiago – Sonho & Negócios Comentado em Empreendedorismo Empresário mirim fundou sua primeira empresa aos 11 anos e já está de olho no mercado global

  • 11/01/2026

    Mari Santos Comentado em Negócios: Estação Fashion promove Feirão com ofertas a partir de R$ 5 para impulsionar vendas no Centro de Fortaleza

  • 10/01/2026

    Maria lima da Cunha Comentado em Negócios: Estação Fashion promove Feirão com ofertas a partir de R$ 5 para impulsionar vendas no Centro de Fortaleza

  • 07/01/2026

    NATANAEL RIBEIRO JUNIOR Comentado em Finanças: Aposentados têm até 14 de fevereiro para pedir ressarcimento de descontos indevidos do INSS

  • 30/12/2025

    14 barraqueiros são investigados por agressão a turistas em disputa de R$ 30 | Mundo Libertário (dezembro 30, 2025) Comentado em Violência: Polícia intima agressores e interdita barraca após espancamento de turistas em Porto de Galinhas

  • 11/12/2025

    Vasco e Fluminense: a histórica rivalidade que promete pegar fogo nas semifinais da Copa do Brasil - Portal da Curiosidade Comentado em Futebol: Fluminense e Vasco duelam por vaga na final da Copa do Brasil 2025; relembre confrontos históricos

Últimas Notícias

  • Direito: Procon Alece orienta consumidores sobre cuidados durante o Carnaval0
    Direito: Procon Alece orienta consumidores sobre cuidados durante o Carnaval Órgão alerta para golpes financeiros, compras irregulares e direitos do consumidor em bares, viagens, hospedagens e eventos carnavalescos
    12/02/2026
  • Justiça: PF pede suspeição de Dias Toffoli em inquérito sobre fraudes no Banco Master0
    Justiça: PF pede suspeição de Dias Toffoli em inquérito sobre fraudes no Banco Master Pedido foi encaminhado ao presidente do STF, Edson Fachin, após Polícia Federal encontrar citação ao ministro em celular de banqueiro investigado
    12/02/2026
  • Política: Dayany Bittencourt cobra MEC por falta de livros em Braille para alunos com deficiência visual0
    Política: Dayany Bittencourt cobra MEC por falta de livros em Braille para alunos com deficiência visual Deputada do Ceará pede explicações e plano de ação após mais de 45 mil estudantes iniciarem o ano letivo de 2026 sem material didático acessível
    12/02/2026
  • Política: Alece adere ao Pacto Nacional contra o Feminicídio, anuncia Romeu Aldigueri0
    Política: Alece adere ao Pacto Nacional contra o Feminicídio, anuncia Romeu Aldigueri Presidente da Assembleia Legislativa do Ceará afirma que Parlamento estadual vai reforçar ações de prevenção e proteção às mulheres, com atividades previstas para o Mês da Mulher
    11/02/2026
  • Investigação: Dinheiro é jogado pela janela durante operação da PF que investiga Rioprevidência e Banco Master0
    Investigação: Dinheiro é jogado pela janela durante operação da PF que investiga Rioprevidência e Banco Master Terceira fase da Operação Barco de Papel apura crimes contra o sistema financeiro e tentativa de ocultação de provas em Santa Catarina
    11/02/2026
  • Política: CPI do Crime Organizado paralisa requerimentos contra ministros do STF0
    Política: CPI do Crime Organizado paralisa requerimentos contra ministros do STF Falta de sessões impede análise de pedidos envolvendo familiares de Dias Toffoli e Alexandre de Moraes, e senadores falam em “operação abafa”
    11/02/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas