

Instalação das câmeras do impedimento semiautomático no gramado do Maracanã marca início da implementação da tecnologia no futebol brasileiro | Foto: Guilherme Oliveira
28 de janeiro de 2026 – O Estádio do Maracanã iniciou, na manhã desta quarta-feira (28), a instalação das câmeras que permitirão o uso do impedimento semiautomático no Campeonato Brasileiro. A operação está sendo realizada pela empresa Genius Sports, contratada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para implementar a tecnologia a partir da temporada 2026.
Ao todo, o estádio contará com 12 suportes distribuídos pelo gramado, reunindo 28 câmeras responsáveis por captar, em alta precisão, todos os movimentos dos jogadores durante as partidas. Apesar do avanço na instalação, ainda não há uma data definida para a estreia do recurso no Brasileirão.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Anunciado como uma das principais inovações da arbitragem brasileira em 2026, o impedimento semiautomático será utilizado inicialmente apenas na Série A do Campeonato Brasileiro. A primeira rodada da competição, que tem início nesta semana, ainda não contará com a ferramenta.
Segundo a CBF, a liberação do sistema depende da conclusão da instalação dos equipamentos em todos os estádios da elite do futebol nacional, além do treinamento específico dos árbitros que atuarão nas partidas.
“A gente não vai queimar essas etapas por conta da pressa”, afirmou recentemente Netto Góes, chefe do grupo de trabalho de arbitragem da CBF.
No Maracanã, os suportes das câmeras estão sendo posicionados estrategicamente ao longo da linha de impedimento, na região central do campo, nas áreas próximas aos escanteios e atrás dos gols. A disposição permite uma leitura tridimensional precisa das jogadas, reduzindo a margem de erro nas decisões.
O sistema utiliza cerca de 28 aparelhos semelhantes a telefones celulares, conectados à internet e à rede elétrica do estádio. Esses dispositivos gravam toda a partida em resolução 4K, a 100 quadros por segundo, criando uma réplica digital em tempo real do jogo.
Com base nessas imagens, o sistema identifica automaticamente a posição dos jogadores e da bola, auxiliando a arbitragem na marcação de impedimentos com maior rapidez e precisão.
Além do futebol brasileiro, a Genius Sports já fornece a tecnologia para ligas como a Premier League, na Inglaterra, além dos campeonatos da Bélgica e do México. Na liga inglesa, o sistema entrou em operação na 32ª rodada da temporada 2024/2025.
Em entrevista concedida anteriormente, o executivo da empresa, Harry Lennard, estimou que o processo completo de instalação, testes e treinamentos leva cerca de quatro meses.
Leia também | Nutricionista ferida em mergulho volta a mover o braço após tratamento experimental brasileiro
Tags: impedimento semiautomático, Maracanã, Brasileirão 2026, arbitragem de futebol, tecnologia no futebol, CBF, Série A, futebol brasileiro, VAR, inovação esportiva, estádios brasileiros, Genius Sports, regras do futebol, campeonato brasileiro, Portal Terra Da Luz