logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Mundo: Maduro se declara inocente em audiência em Nova York e diz que ainda é presidente da Venezuela
Mundo: Maduro se declara inocente em audiência em Nova York e diz que ainda é presidente da Venezuela
05/01/2026
Serviço: Casa do Cidadão da Alece mantém atendimento normal ao público durante o mês de janeiro
Serviço: Casa do Cidadão da Alece mantém atendimento normal ao público durante o mês de janeiro
05/01/2026
Exibir tudo

Mundo: Na ONU, EUA negam guerra contra a Venezuela e descartam ocupação do país Representante americano afirma que captura de Maduro foi operação de aplicação da lei e reforça acusações de narcotráfico

Mundo: Na ONU, EUA negam guerra contra a Venezuela e descartam ocupação do país

epresentante dos Estados Unidos na ONU, Mike Waltz, afirma em reunião do Conselho de Segurança da ONU, em Nova York, que os Estados Unidos negaram estar em guerra com a Venezuela após a captura de Nicolás Maduro | Foto: reprodução/Youtube

05 de janeiro de 2026 – Os Estados Unidos negaram nesta segunda-feira (5), durante reunião do Conselho de Segurança da ONU, que estejam em guerra contra a Venezuela ou contra o povo venezuelano. O governo norte-americano também afirmou que não há intenção de ocupação militar do país sul-americano após a operação que resultou na captura de Nicolás Maduro.

A reunião foi convocada após uma grande ação militar realizada no sábado (3), que levou à prisão de Maduro e de sua esposa, Cilia Flores. O casal foi transferido para Nova York, onde enfrenta acusações relacionadas ao narcotráfico internacional.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

EUA dizem que ação não foi guerra, mas operação de aplicação da lei

Durante o encontro, o representante dos Estados Unidos na ONU, Mike Waltz, afirmou que a operação não deve ser interpretada como um ato de guerra.

Segundo ele, a ação teve caráter de aplicação da lei, com o objetivo de prender um acusado formalmente pela Justiça americana. Waltz reforçou que Washington não pretende permanecer militarmente na Venezuela nem impor uma ocupação.

Apesar das declarações, autoridades venezuelanas afirmaram que houve mortes entre integrantes da segurança de Maduro. Cuba informou que 32 cidadãos cubanos teriam morrido durante a operação. Os Estados Unidos não divulgaram um número oficial de vítimas, limitando-se a informar que alguns soldados americanos ficaram feridos, mas em condição estável.

Acusações de narcoterrorismo são reiteradas na ONU

Os Estados Unidos voltaram a classificar Maduro e sua esposa como “narcoterroristas”, acusando o líder venezuelano de chefiar o chamado Cartel de los Soles.

De acordo com Waltz, Maduro seria responsável por ações que desestabilizaram o hemisfério ocidental, além de envolvimento direto com o tráfico internacional de drogas e armas. O embaixador afirmou ainda que o venezuelano teria conspirado com grupos como o Hezbollah e com autoridades do Irã.

As autoridades americanas sustentam que todas as provas serão apresentadas à Justiça, onde Maduro deve responder pelos crimes de acordo com o Estado de Direito dos Estados Unidos.

Governo dos EUA diz não reconhecer Maduro como presidente

Durante a sessão, o representante americano reforçou que os Estados Unidos não reconhecem Nicolás Maduro como presidente legítimo da Venezuela. Segundo Washington, o líder venezuelano não poderia ser considerado chefe de Estado, pois teria se mantido no poder por meio de fraudes eleitorais.

Diversos países também questionaram o resultado das eleições venezuelanas de 2024, alegando que não foram divulgadas atas que comprovassem a vitória de Maduro. A oposição afirma que o vencedor do pleito foi Edmundo González.

Waltz afirmou ainda que governos anteriores dos EUA tentaram uma solução diplomática para a crise venezuelana, mas que as propostas foram rejeitadas por Maduro.

Reações internacionais dividem o Conselho de Segurança

A operação americana provocou reações imediatas no cenário internacional. China, Rússia e Colômbia criticaram duramente a ação, enquanto outros países adotaram tom mais cauteloso. O debate na ONU evidenciou a divisão entre os membros do Conselho sobre soberania, uso da força e legalidade internacional.

A expectativa é que o tema continue em pauta nos próximos dias, à medida que novas informações sobre o caso e sobre o processo judicial contra Maduro venham a público.

Leia também | Radares com IA identificam motoristas sem cinto e usando celular ao volante

Trânsito: Radares com IA identificam motoristas sem cinto e usando celular ao volante

Tags: Conselho de Segurança da ONU, ONU, Estados Unidos, Venezuela, Nicolás Maduro, crise diplomática, operação militar, política internacional, relações internacionais, narcotráfico, direito internacional, soberania nacional, geopolítica, CNN Brasil, Portal Terra Da Luz

Compartilhar

Artigos Relacionados

Polícia: PF deflagra nova fase da Operação Compliance Zero

Agentes da Polícia Federal cumprem mandados em operação contra esquema de lavagem de dinheiro | Foto: divulgação/PF

16/04/2026

Polícia: PF deflagra nova fase da Operação Compliance Zero Mandados são cumpridos em SP e DF em investigação sobre corrupção e lavagem de dinheiro


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Alece – Ceará de Valores

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/02/VT-Ceara-de-Valores.mp4

Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 13/04/2026

    STF pode mudar regras da delação premiada no país – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Justiça: STF pode mudar regras da delação premiada no país

  • 08/04/2026

    Ceará transforma esgoto em energia limpa – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Sustentabilidade: Ceará transforma esgoto em energia limpa

  • 04/04/2026

    Shows celebram legado de Tarcísio Sardinha Disco inédito reúne grandes nomes da música brasileira em apresentações gratuitas em Fortaleza ‣ Portal Terra da Luz – Cultura em Movimento Comentado em Gastronomia: Art Vino & Cucina amplia experiência em Fortaleza

  • 30/03/2026

    Junior Comentado em Crimes Digitais Pix facilita o trabalho dos agiotas no Brasil

  • 23/03/2026

    Marta Sarmento Comentado em Inclusão: Fortaleza celebra inclusão com caminhada Down

  • 21/03/2026

    Ester de carvalho Comentado em Crimes Digitais Pix facilita o trabalho dos agiotas no Brasil

Últimas Notícias

  • Polícia: PF deflagra nova fase da Operação Compliance Zero0
    Polícia: PF deflagra nova fase da Operação Compliance Zero Mandados são cumpridos em SP e DF em investigação sobre corrupção e lavagem de dinheiro
    16/04/2026
  • Política: Roberto Cláudio assume União Brasil em Fortaleza0
    Política: Roberto Cláudio assume União Brasil em Fortaleza Posse reforça articulação da oposição e consolida bloco político para as eleições de 2026 no Ceará
    15/04/2026
  • Política: Girão lança pré-candidatura ao Governo do Ceará0
    Política: Girão lança pré-candidatura ao Governo do Ceará Evento no Sertão Central contará com presença de senadores e lideranças nacionais
    15/04/2026
  • Cidade: Câmara celebra 300 anos com homenagens em Fortaleza0
    Cidade: Câmara celebra 300 anos com homenagens em Fortaleza Sessão solene marca tricentenário da Casa Legislativa com lançamento de selo comemorativo e reconhecimento a ex-presidentes
    15/04/2026
  • Tecnologia: EBC inicia testes da TV 3.0 no Brasil0
    Tecnologia: EBC inicia testes da TV 3.0 no Brasil Nova tecnologia promete interatividade, melhor imagem e transformação na experiência da TV aberta
    15/04/2026
  • Trabalho: Câmara mantém votação da PEC do fim do 6x10
    Trabalho: Câmara mantém votação da PEC do fim do 6×1 Comissão insiste em analisar proposta mesmo após envio de projeto alternativo pelo governo Lula
    15/04/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas