

O adiamento tranquiliza contadores e empresas, que criticavam o pouco tempo disponível para adaptação com a complexidade necessária para o novo sistema | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
03 de dezembro de 2025 – A Receita Federal anunciou nesta segunda-feira (1º) o adiamento da obrigatoriedade de preenchimento dos campos referentes ao Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e à Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) nas notas fiscais. As duas tributações foram criadas pela Reforma Tributária e substituirão cinco impostos atualmente existentes.
A exigência, que começaria a valer em 1º de janeiro de 2026, está suspensa por tempo indeterminado. Com isso, notas fiscais e demais documentos continuam válidos mesmo sem o preenchimento dos campos de IBS e CBS.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Segundo a Receita Federal e o Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais (Encat), o adiamento considera que 2026 será o ano destinado aos testes dos novos impostos. Os órgãos reforçam que o preenchimento das informações continuará disponível, mas a ausência dos dados não resultará na rejeição automática das notas.
Em comunicado oficial, as instituições afirmam que o início da obrigatoriedade depende de “implementação futura”, ainda sem previsão.
O adiamento foi recebido com alívio por contadores e empresas, que apontavam falta de prazo adequado para adaptação ao novo sistema tributário, considerado complexo e amplo.
A Reforma Tributária prevê a criação de dois Impostos sobre Valor Agregado (IVAs):
— IBS, que substituirá ICMS (estadual) e ISS (municipal)
— CBS, que unificará PIS, Cofins e IPI
Além desses tributos, haverá o Imposto Seletivo (IS), aplicado a produtos como tabaco e bebidas alcoólicas. A troca gradual do sistema atual para os novos impostos ocorrerá até 2033.
Outra mudança prevista pela reforma é a adoção de um layout fiscal único em todo o país, substituindo os modelos estaduais atualmente utilizados. A padronização abrangerá tanto a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) quanto a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e).
Leia também | Governo rejeita proposta da Câmara que mantém escala 6×1 e reforça defesa por jornada mais humana
Tags: Receita Federal, Reforma Tributária, IBS, CBS, Imposto Seletivo, Nota Fiscal Eletrônica, NF-e, NFC-e, Encat, contabilidade, tributos 2026, ICMS, ISS, PIS, Cofins, IPI, sistema tributário brasileiro, mudanças fiscais, governo federal, legislação tributária, empresas, mercado contábil
Empresários cearenses participam de missão empresarial em Guangzhou, na China, com foco na identificação de oportunidades comerciais, novas tecnologias e parcerias internacionais. A iniciativa busca transformar contatos com fabricantes e fornecedores chineses em investimentos e novos negócios no Brasil, especialmente no Ceará | Foto: divulgação