

Fortaleza Instrumental reúne mestres da música em dois dias de celebração sonora; Alan Kardec Filho é uma das atrações | Foto: divulgação
15 de outubro de 2025 — O 9º Festival Fortaleza Instrumental promete dois dias de imersão na música brasileira, reunindo grandes nomes da cena instrumental nos dias 17 e 18 de outubro, a partir das 18h40, no Theatro José de Alencar, em Fortaleza. O evento destaca a força, a criatividade e a diversidade da produção musical brasileira, além de oferecer oficinas e atividades formativas gratuitas.

Na sexta-feira (17), o festival abre com a violonista Tâmara Lacerda, jovem talento do Cariri que tem se destacado em projetos independentes e apresentações pelo Brasil ao lado de artistas como Luiz Fidelis e Fábio Carneirinho.
O multi-instrumentista Alan Kardec, com dez álbuns lançados e trilhas sonoras para cinema e televisão, também sobe ao palco. Encerrando a noite, o renomado baixista Jorge Helder, integrante das bandas de Chico Buarque e Maria Bethânia, apresenta seu repertório autoral.
No sábado (18), o som contagiante da Orquestra Solar de Tambores abre a programação, trazendo as raízes do maracatu cearense. Em seguida, o mestre Manassés de Sousa, referência nacional da música instrumental, mostra sua versatilidade. O encerramento será com o pianista e ex-Mutantes Túlio Mourão, que promete emocionar o público com sua sonoridade única e repertório autoral.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Além das apresentações, o festival promove oficinas de música e palestras formativas voltadas a músicos iniciantes e profissionais. As atividades acontecem a partir das 14h, no Foyer do Theatro José de Alencar, com inscrição gratuita pelo e-mail associacaosolar@gmail.com ou presencialmente no dia. Os participantes receberão certificado.
Entre os destaques da programação estão:
Segundo Pingo de Fortaleza, idealizador e coordenador geral do evento, “chegar à nona edição é motivo de alegria, pois o festival celebra a música na sua essência e reafirma nosso compromisso com a formação cultural, valorizando grandes nomes da música cearense”.




O 9º Festival Fortaleza Instrumental é realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet (Governo Federal), com patrocínio do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), CAGECE e CEGÁS. Conta ainda com o apoio da Secult Ceará, Instituto Dragão do Mar, Theatro José de Alencar, Sebrae e produção da Associação Cultural Solidariedade e Arte (SOLAR).
Leia também | Cooperativa Vinícola Aurora reforça liderança sustentável com novos avanços em governança, inclusão e meio ambiente
Tags: festival fortaleza instrumental, música instrumental, túlio mourão, jorge helder, manassés de sousa, alan kardec, tâmara lacerda, orquestra solar de tambores, pingo de fortaleza, theatro josé de alencar, cultura cearense, música brasileira, festival de música, lei rouanet, banco do nordeste, cegás, cagece, secult ceará, dragão do mar, sebrae, oficinas de música, formação cultural, arte e cultura, eventos em fortaleza, programação cultural ceará