logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Política: Câmara derrota governo e deixa caducar MP que aumentava tributos e previa arrecadação de R$ 20 bilhões
Política: Câmara derrota governo e deixa caducar MP que aumentava tributos e previa arrecadação de R$ 20 bilhões
09/10/2025
Saúde: Brasil recebe primeiro lote do antídoto fomepizol contra intoxicação por metanol
Saúde: Brasil recebe primeiro lote do antídoto fomepizol contra intoxicação por metanol
09/10/2025
Exibir tudo

PAZ! Israel e Hamas firmam acordo de paz histórico para cessar-fogo em Gaza Tratado prevê libertação de reféns, retirada gradual de tropas israelenses e criação de governo de transição na Faixa de Gaza. Detalhes finais do plano ainda serão votados e oficializados nesta quinta-feira (9)

PAZ! Israel e Hamas firmam acordo de paz histórico para cessar-fogo em Gaza

Israel e Hamas chegam a um acordo de paz mediado por Trump | Foto: Jack Guez / AFP

09 de outubro de 2025 — Israel e o Hamas anunciaram, nesta quarta-feira (8), um acordo histórico de paz para o cessar-fogo na Faixa de Gaza, após quase dois anos de guerra. A medida, mediada pelos Estados Unidos com apoio do Egito, Catar e Turquia, marca a primeira fase de um plano de pacificação proposto pelo presidente americano Donald Trump.

O tratado prevê a libertação de todos os reféns mantidos pelo grupo terrorista desde o ataque de 7 de outubro de 2023, em troca da soltura de cerca de 2 mil prisioneiros palestinos por parte de Israel. Também está prevista a redução das operações militares israelenses em Gaza e o envio ampliado de ajuda humanitária ao território.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Reféns e retirada das tropas

Segundo autoridades israelenses, o Hamas ainda mantém 48 reféns, dos quais apenas 20 estariam vivos. A libertação completa deve ocorrer até segunda-feira (13). Em contrapartida, Israel promete recuar suas tropas e diminuir a área de ocupação em Gaza, passando de 75% para 57% do território.

O acordo inclui ainda a suspensão dos bombardeios e a criação de corredores humanitários, com a entrada de caminhões de comida, água e medicamentos.

Primeira fase do plano de paz

A proposta norte-americana, apresentada em setembro, prevê uma transição política em Gaza, que passará a ser administrada por um comitê palestino tecnocrático e apolítico sob supervisão do chamado Conselho da Paz, chefiado por Donald Trump.

O território será declarado zona livre de grupos armados, e o Hamas poderá receber anistia caso entregue suas armas. Está prevista também a criação de uma Força Internacional de Estabilização (ISF), responsável por treinar uma nova polícia palestina e supervisionar o processo de desmilitarização.

Reações e próximos passos

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, celebrou o acordo como uma “vitória moral” e agradeceu o apoio internacional. “Este é um grande dia para Israel. Graças à coragem das Forças de Defesa e à fé do nosso povo, alcançamos um passo decisivo rumo à paz”, afirmou.

O Hamas, por sua vez, agradeceu a mediação de Trump e dos países envolvidos, destacando que o tratado representa “um avanço para a liberdade e autodeterminação do povo palestino”.

A votação interna do acordo está prevista para ocorrer nesta quinta-feira (9) no governo israelense. Segundo a AFP, a assinatura oficial deve acontecer às 6h, pelo horário de Brasília.


Leia também | Programa “Meu Celular” já recuperou mais de 10 mil aparelhos no Ceará

Segurança: Programa “Meu Celular” já recuperou mais de 10 mil aparelhos no Ceará

Tags: Israel, Hamas, acordo de paz, Gaza, cessar-fogo, Donald Trump, Benjamin Netanyahu, reféns, guerra no Oriente Médio, Egito, Catar, Turquia, conflito Israel Palestina, plano de paz, Casa Branca, política internacional, relações diplomáticas, libertação de reféns, reconstrução de Gaza

Compartilhar

Artigos Relacionados

Internacional: Argentina concede refúgio a brasileiro

Manifestantes bolsonaristas invadem o Congresso Nacional durante os atos de 8 de janeiro de 2023, em Brasília | Foto: Wallace Martins/Futura Press/Estadão Conteúdo

10/03/2026

Internacional: Argentina concede refúgio a brasileiro Condenado pelos atos de 8 de janeiro aguarda liberdade no país


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Alece – Ceará de Valores

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/02/VT-Ceara-de-Valores.mp4

Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 06/03/2026

    Vitor Gabriel de lima Comentado em Inclusão: Prefeitura de São Gonçalo lança programa ‘Minha Primeira Chance’ com 220 vagas para jovens de 14 a 24 anos

  • 06/03/2026

    gardenia oliveira Comentado em Empreendedorismo Beira-Mar recebe a Feira Criativa neste fim de semana

  • 06/03/2026

    gardenia oliveira Comentado em Empreendedorismo Beira-Mar recebe a Feira Criativa neste fim de semana

  • 25/02/2026

    O Guia Definitivo do Imposto de Renda 2026: Estratégias de Conformidade, Otimização Setorial. – Camarinho Contabilidade Comentado em Imposto: IR 2026 começa em março; veja regras

  • 24/02/2026

    Hermann Hesse Feitosa Alexandrino Comentado em Indústria: Feira da Indústria FIEC reúne líderes e shows

  • 24/02/2026

    Maria das Graças Crisostomo Andrade de Quental Comentado em Indústria: Feira da Indústria FIEC reúne líderes e shows

Últimas Notícias

  • Internacional: Argentina concede refúgio a brasileiro0
    Internacional: Argentina concede refúgio a brasileiro Condenado pelos atos de 8 de janeiro aguarda liberdade no país
    10/03/2026
  • Política: Bolsonaro pede visita de assessor de Trump0
    Política: Bolsonaro pede visita de assessor de Trump Ex-presidente solicita autorização ao STF para encontro na prisão
    10/03/2026
  • Justiça: Mendonça autoriza visitas sem gravação0
    Justiça: Mendonça autoriza visitas sem gravação Defesa de banqueiro pede garantia ao direito de defesa
    10/03/2026
  • Inclusão: Alece e Associação Fortaleza Down promovem inclusão por meio da arte0
    Inclusão: Alece e Associação Fortaleza Down promovem inclusão por meio da arte Parceria valoriza talentos artísticos de jovens com Síndrome de Down e prevê websérie, exposição e ações de conscientização
    09/03/2026
  • Ciência: Mistério dos “pontos vermelhos” no espaço0
    Ciência: Mistério dos “pontos vermelhos” no espaço Telescópio Webb pode ter visto estrelas do início do Universo
    09/03/2026
  • Polícia: PF prende delegado por tráfico de influência0
    Polícia: PF prende delegado por tráfico de influência Operação mira grupo que vendia favores para traficante internacional
    09/03/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas