

Rebeca Andrade, ginasta brasileira medalhista Olímpica | Foto: Ricardo Bufolin
17 de setembro de 2025 – A ginasta e bicampeã olímpica Rebeca Andrade será uma das protagonistas do painel “Educação e Esporte” durante o SDGs in Brazil 2025, evento promovido pelo Pacto Global da ONU no Brasil. A programação acontece nesta quinta-feira, 18 de setembro, na sede das Nações Unidas, em Nova York, reunindo mais de 300 lideranças empresariais, sociais e políticas para debater os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e estratégias para acelerar o avanço da Agenda 2030.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Rebeca Andrade dividirá o painel com Cláudia Romano, vice-presidente do Grupo Educacional Yduqs e presidente do Instituto Yduqs, com mediação de Mônica Gregori, diretora de Impacto do Pacto Global – Rede Brasil. O debate vai destacar o papel da educação como ferramenta para o esporte sustentável, além da importância do Programa de Transição de Carreira do Atleta, que oferece suporte acadêmico a atletas em diferentes fases da carreira.
Segundo Rebeca, participar do evento é mais do que uma honra:
“Como atleta e estudante de Psicologia, é uma oportunidade única mostrar como educação e esporte caminham juntos para transformar vidas. Esse painel é também um espaço de inspiração e responsabilidade, reforçando a importância de planejar a carreira e encontrar equilíbrio dentro e fora das competições”, afirmou.
Com mais de 15 anos de parceria com os comitês Olímpico e Paralímpico Brasileiros, a Yduqs já apoiou mais de 2 mil atletas em sua formação acadêmica. Para Cláudia Romano, esporte e educação são complementares e refletem valores essenciais como disciplina, resiliência e liderança.
O painel está conectado diretamente aos ODS da ONU, com foco em educação de qualidade, igualdade de gênero, redução das desigualdades, saúde e bem-estar e parcerias globais.
Aos 26 anos, Rebeca é uma das principais referências do esporte brasileiro e decidiu investir na formação acadêmica ao ingressar no curso de Psicologia da Estácio, do Grupo Yduqs. Sua trajetória reforça a importância da preparação para o pós-carreira esportiva, equilibrando conquistas atléticas com desenvolvimento pessoal e profissional.
Além do painel sobre educação e esporte, o SDGs in Brazil 2025 abordará temas como transição climática, geração de empregos verdes, acesso à água, saneamento e integridade corporativa.
Leia também | Mega-Sena acumula e prêmio chega a R$ 33 milhões no concurso 2.915
Tags: Rebeca Andrade, esporte e educação, SDGs in Brazil 2025, ONU, Nova York, ODS, Pacto Global, Yduqs, Instituto Yduqs, Agenda 2030, sustentabilidade, transição de carreira do atleta, liderança feminina, inclusão social, juventude no esporte, educação de qualidade